segunda-feira, 2 de março de 2015

Filha de ex-atleta draftado na NBA briga por vaga no Mundial "em casa"

Quinta melhor dupla dos EUA, Jennifer Fopma e Summer Ross brigam por posição para se classificar para o torneio. A primeira nasceu na cidade holandesa de Leiden


Por
Rio de Janeiro

 
Ao lado da parceira Summer Ross, Jennifer Fopma chegou à decisão do desafio Melhores do Mundo, disputado entre Brasil e Estados Unidos na Praia de Copacabana, de quinta a domingo. Elas surpreenderam ao se garantir na final, já que, na briga pela vaga, havia duplas vencedoras como Kerri Walsh, tricampeã olímpica, e April Ross, medalhista de prata em Londres 2012, que eram favoritas. 

O azar da americana é que as adversárias eram Larissa e Talita, que acabaram vencendo por 2 a 0, parciais de 21/12 e 21/18. Ela e sua companheira são atualmente a quinta melhor dupla dos Estados Unidos e buscam uma vaga no Mundial da Holanda, em julho, disputado apenas pelas quatro primeiras equipes americanas. Se conseguir conquistar seu objetivo, ela poderá dizer que joga em casa. Afinal, mesmo tendo crescido nos EUA, Jennifer nasceu na cidade holandesa de Leiden.

Jennifer Fopma e Summer Ross, volei de praia melhores do mundo (Foto: Mauricio Kaye / Divulgação)
Summer Ross e Jennifer Fopma 
participaram do desafio 
Melhores do Mundo (Foto: 
Mauricio Kaye / Divulgação)


A simpática jogadora de 34 anos é filha de Everett Fopma, que foi draftado pelo Denver Nuggets para atuar na NBA, mas preferiu construir sua carreira no basquete da Europa. Ele, inclusive, defendeu a seleção do país do Velho Continente.

- Nasci na Holanda, assim como meu irmão, porque meu pai, que é americano, era jogador profissional de basquete e jogava na Europa. Quando eu tinha um ano de idade, ele decidiu parar e voltar para os Estados Unidos e nos tornamos cidadãos americanos. Temos muitos amigos e família na Holanda, mas eu só os visito quando jogamos a etapa do Circuito Mundial lá. Só os quatro melhores times vão ao Mundial. Estamos em quinto agora e vamos ver se conseguimos ir - relatou a atleta, que foi eleita a melhor bloqueadora do Circuito Americano (AVP) em 2013.

Jennifer Fopma e Summer Ross, desafio Melhores do Mundo de vôlei de praia (Foto: Mauricio Kaye / Divulgação)Jennifer Fopma é filha de ex-jogador de basquete(Foto: Mauricio Kaye / Divulgação)


Apesar de o pai ter jogado basquete profissionalmente, essa nunca foi a praia de Jennifer. Ela joga vôlei desde o colégio e sempre soube que queria ser profissional na praia.

- Eu acho que a primeira vez que meu pai me viu jogar basquete, sabia que não ia dar certo (risos). Depois, me viu jogando vôlei e sabia que era o que eu queria. Meu pai queria que eu e meu irmão fôssemos atletas porque é bom para fazer amigos e é uma vida saudável, mas ele nunca forçou a barra - relatou.

Fopma é casada com Jeff Conover, que trabalha na organização do Circuito Americano (AVP). Ele foi o técnico que levou Jennifer Kessy e April Ross, hoje com Emily Day e Kerri Walsh, respectivamente, à medalha de prata nas Olimpíadas de Londres 2012. Apesar de nunca ter sido treinada pelo marido, conta que ele a ajuda muito com dicas e, inclusive, assiste às suas partidas para opinar sobre o que a esportista pode fazer para melhorar.

- Antes de treiná-las, ele me ajudou muito, mas não de forma oficial. Às vezes, íamos para a praia e ele me passava algumas coisas. Mas elas podiam pagá-lo melhor do que eu poderia (risos). Eu o faço assistir aos meus vídeos a todo momento. Ele me fala no que posso melhorar, mas ele tem que tomar cuidado com o que fala. Afinal, nós moramos juntos, somos casados, né? 

Então ele precisa ser legal comigo (risos). Ele é brilhante, muito inteligente, é um ótimo técnico, então eu tento tirar alguma coisa disso - concluiu a atleta, que depois da prata no desafio Melhores do Mundo voltará aos Estados Unidos para se preparar para a temporada do AVP.

Jennifer Kessy e April Ross Vôlei de Praia Olimpíadas de Londres 2012 (Foto: Cameron Spencer / Getty Images)
Jennifer Kessy e April Ross foram treinadas 
pelo marido de Fopma em Londres 2012
(Foto: Cameron Spencer / Getty Images)


FONTE:

Nenhum comentário: