segunda-feira, 9 de março de 2015

Em bela paisagem, etapa radical dos Jogos Cariocas tem highline de 13m

Participantes fazem exibição com Cristo Redentor ao fundo no Parque da Catacumba. Escalada também chama atenção na etapa Montanha do evento


Por
Rio de Janeiro



A etapa Montanha, terceira realizada pelos Jogos Cariocas de Verão, que fazem parte das comemorações dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, pode ter sido considerada a mais diferente até o momento. Feito no último final de semana - dias 7 e 8 - na Lagoa e no Parque da Catacumba, o evento contou com radicais aventuras no trekking, na escalada e no highline. Este último, inclusive, chamou a atenção ao desafiar o medo de altura dos participantes e rendeu belas imagens de equilíbrio com o Cristo Redentor, principal ponto turístico carioca, ao fundo.

A modalidade do slackline aconteceu a uma altura de 13m do chão e tinha 35m de distância para os participantes, que competiam em espécie de corrida contra o tempo em uma corda de 2,5cm de largura. Quem passava pelo local observava a coragem debaixo de um céu ensolarado. Outras atrações do evento eram um simulador de voo de asa delta, slackline curto para exibição e treinamento e muros de escalada esportiva.

Mosaico Jogos de Verão (Foto: Fotos: Instagram)

Na escalada, inclusive, foram destaques dois multicampeões. Em circuitos negativos - com inclinação para trás -, Felipe Camargo e Bianca Castro terminaram a competição no lugar mais alto do pódio. Tetracampeão brasileiro e vencedor do Open sul-americano, Felipe falou sobre sua trajetória no esporte.

- Não foi uma escolha, comecei de brincadeira e aí nunca mais parei. A coisa foi ficando séria e virou profissão. Sobre a prova, você tem que encontrar seu caminho e montar a estratégia. É a experiência, você vê e faz uma leitura - disse.

Para Bianca, campeã brasileira e carioca de escalada de dificuldade, a iniciativa da organização em incluir a modalidade nos Jogos é fundamental para uma visibilidade maior.

- Acho uma iniciativa muito boa, dá visibilidade da escalada para pessoas que não têm possibilidade.

 Ainda mais no Rio de Janeiro, maior cidade urbana com escalada. A prova mais difícil é a negativa com distâncias longas. O ideal é já pensar como vai fazer antes de escalar para não ter surpresa. E quanto menos peso, mais fácil de se sustentar - resumiu.

Mais duas etapas dos Jogos ainda serão realizadas até o fim do verão. Nos dias 14 e 15, em São Conrado, a etapa Vento tem asa delta e parapente. Já nos dias 21 e 22, nas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, beach soccer, beach tennis, futevôlei, vôlei de praia, handbeach, frescobol e altinha são as modalidades. Um show da banda Blitz encerrará as festividades.


saiba mais

Nenhum comentário: