segunda-feira, 9 de março de 2015

Videogame, churrasco, pôquer... as distrações dos surfistas nos lay days

Saiba o que Gabriel Medina, Mineirinho e cia. tem feito para se distrair nesta série de dias sem competições em Gold Coast, palco da primeira etapa do Mundial de Surfe


Por
Gold Coast

 
Dias sem competição não são novidades para os surfistas. Nos eventos do circuito mundial é comum a organização decretar vários “lay days” seguidos para aguardar boas ondas, em busca do melhor espetáculo. Mas a sequência vivenciada pelos competidores nessa etapa de Gold Coast quebra todos os recordes. Depois de um primeiro dia movimentado, já são nove dias sem baterias do masculino. Os atletas, claro, usam parte do tempo para treinar e descansar. E como as ondas estão raras em Snapper Rocks, onde é disputada a competição, é preciso correr atrás de outras praias.

- Tenho surfado todo dia. Então, praticamente, meus day off foram buscando lugares com onda, já que aqui está sem onda. Hoje fomos até Byron Bay, que fica a 50km, por exemplo. Fora isso é ficar em casa descansando, assistindo TV... - conta o paulista Miguel Pupo, 19º do mundo no ano passado. 

Gabriel Medina e Miguel Pupo em partida de videogame durante a semana (Foto: Divulgação)
Gabriel Medina e Miguel Pupo em partida de 
videogame durante a semana (Foto: Divulgação)


Mas é tanto “lay day” que sobra tempo para fazer muitas outras coisas. E para ocupar tanto tempo, haja imaginação. Atual campeão mundial e vencedor da etapa do ano passado em Gold Coast, Gabriel Medina ainda terá que esperar um pouco mais que os demais brasileiros, que estão na repescagem. Com a vitória na estreia, o fenômeno de Maresias classificou-se direto para a terceira fase e aguarda a disputa da repescagem. Para passar o tempo, um de seus hobbies prediletos é jogar videogame. Seu principal adversário é o irmão Felipe: “Ele joga direto, mas quando vou jogar, ganho dele”, brinca. Vez ou outra Gabriel também joga com outros surfistas brasileiros, como o próprio Miguel Pupo (foto acima).

Adriano de Souza, o Mineirinho, aproveita tempo livre para malhar (Foto: Divulgação)Adriano de Souza, o Mineirinho, aproveita tempo livre para malhar (Foto: Divulgação)


Adriano de Souza, o Mineirinho, por sua vez, tirou um dos dias de folga para dar um pulo no centro da cidade de Gold Coast. Mas seu principal foco é manter a forma, malhando diariamente e obedecendo a uma alimentação regrada:

- Estou indo para a academia direto e tenho cuidado muito da alimentação. Porque sem muitos dias de ação, a carga de treinos reduz bastante e eu tento compensar na nutrição. Tenho treinado quando dá, quando o mar ajuda. E do lado de fora tento equilibrar para estar 100% no dia do campeonato.

Filipe Toledo aproveitou a segunda-feira para sair da dieta. Ele tirou o dia para fazer um churrascão com os amigos e com o pai Ricardo Toledo, bicampeão brasileiro de surfe.

- Hoje a gente fez um churrasco com os amigos aqui depois de um dia de treino mais no sul da costa. A gente aproveita essas ocasiões para dar uma distraída do campeonato, tirar aquela pressão toda. Mas também já fui em uma cachoeira chamada Twin Falls em Springbrook, procuramos outros lugares para surfar, já fomos no zoológico... Em casa ou descansamos ou treinamos o físico - contou.


Filipe Toledo curte churrasco com o pai e amigos (Foto: Divulgação)
Filipe Toledo curte churrasco com o pai e 
amigos (Foto: Divulgação)


Jadson André, por sua vez, troca as disputas no mar por outro tipo de competição. Praticante de pôquer online, o carismático potiguar costuma se reunir com os amigos para jogar algumas partidinhas. E quando isso não é possível, ele joga pela internet com os conterrâneos do Rio Grande do Norte.

- No lay day procuro manter o foco, manter o ritmo, porque é difícil ficar muito tempo parado. Mantenho uma rotina de treinos, mas quando sobra um tempo para me distrair, costumo jogar pôquer. Jogo com a galera por aqui. E quando o pessoal não pode jogar, jogo pela internet com o pessoal lá de Natal. Temos um grupo chamado “Coco Seco” onde ficamos brincando online.

Jadson André gosta de reunir os amigos para jogar pôquer (Foto: Felipe Siqueira)
Jadson André gosta de reunir os amigos para 
jogar pôquer (Foto: Felipe Siqueira)


As próximas baterias a serem disputadas no masculino são válidas pela segunda fase. Com a vitória na estreia, Gabriel Medina – atual campeão do mundo e vencedor da etapa – garantiu vaga no round 3, enquanto os demais brasileiros - Adriano de Souza, Filipe Toledo, Miguel Pupo, Jadson André, Wiggolly Dantas e Ítalo Ferreira - terão que disputar a repescagem, assim como os campeões mundiais Kelly Slater, Mick Fanning e CJ Hobgood. Haverá uma nova chamada nesta segunda-feira, às 18h30 do horário de Brasília, 7h30 de terça em Gold Coast.


Confira as baterias da segunda fase (repescagem):

 1: Mick Fanning (AUS) x Dane Reynolds (EUA)
  2: Kelly Slater (EUA) x Jack Freestone (AUS)
  3: Michel Bourez (PYF) x Glenn Hall (IRL)
  4: Adriano de Souza (BRA) x C.J. Hobgood (EUA)
  5: Taj Burrow (AUS) x Ricardo Christie (NZL)
  6: Josh Kerr (AUS) x Brett Simpson (EUA)
  7: Kolohe Andino (EUA) x Jeremy Flores (FRA)
  8: Owen Wright (AUS) x Keanu Asing (HAV)
  9: Adrian Buchan (AUS) x Italo Ferreira (BRA)
  10: Filipe Toledo (BRA) x Adam Melling (AUS)
  11: Kai Otton (AUS) x Wiggolly Dantas (BRA)
  12: Miguel Pupo (BRA) x Jadson Andre (BRA)



FONTE:
http://glo.bo/1EKNNnu

Nenhum comentário: