segunda-feira, 9 de março de 2015

Bellucci é superado por Delbonis, e Brasil terá que disputar repescagem

COPA DAVIS

Argentino aproveita energia da arquibancada lotada em Tecnópolis e classifica país às quartas de final com vitória por 3 sets a 1 em partida que começou no domingo


Por
Direto de Buenos Aires


Após a vitória heroica de Leonardo Mayer sobre João Feijão Souza em 6h42 de partida no domingo, nesta segunda-feira foi a vez de Federico Delbonis (83º no ranking da ATP), estreante em Copa Davis, vencer Thomaz Bellucci (85º) no último jogo da série para colocar a Argentina nas quartas de final da competição, contra a Sérvia. O confronto, que se iniciou no domingo e foi adiado para esta segunda por falta de luz natural em Tecnópolis, Buenos Aires, terminou com triunfo do argentino por 3 sets a 1, parciais de 6/3, 4/6, 6/2 e 7/5 em 2h59 de jogo - Delbonis já ganhara o primeiro set no domingo. Com entrada franca, os "hermanos" lotaram as arquibancadas e fizeram muita pressão, vibrando bastante no fim do confronto. Com o resultado negativo, caberá ao Brasil disputar a repescagem da competição, em que conhecerá seu adversário no dia 21 de julho.

Veja como foi a derrota de Feijão para Mayer após 6h42 de partida

Delbonis x thomaz bellucci tenis (Foto: Cristiano Andujar/CBT)
Bellucci começou bem a partida de segunda-
feira, mas Delbonis levou a melhor 
(Foto: Cristiano Andujar/CBT)


O Brasil chegou a ter a vantagem de 2 a 1 na série de oitavas de final quando Feijão tinha vencido Carlos Berlocq na sexta-feira, e Bruno Soares e Marcelo Melo haviam vencido a dupla Berlocq/Schwartzman, no sábado. No entanto, as derrotas de Feijão e Bellucci para Leonardo Mayer e Federico Delbonis, respectivamente, selaram a classificação argentina por 3 a 2. O país segue sem vencer os hermanos fora de casa na Copa Davis e mantém o tabu de não ter chegado às quartas de final desde 2001, quando passou pelo Marrocos nas oitavas e caiu diante da Austrália na fase seguinte. Aquele elenco contava com Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, Jaime Oncins e Alexandre Simoni.

Brasil e Argentina não se enfrentavam pela Copa Davis desde 1980. Os argentinos agora possuem seis vitórias (ganharam os cinco últimos encontros), enquanto os brasileiros, duas (edições de 1972, no Rio de Janeiro, e de 1975, em São Paulo).

o jogo

Delbonis x thomaz bellucci tenis (Foto: Reuters)Delbonis estreava em Copa Davis e levou o confronto para a Argentina (Foto: Reuters)


A partida teve início após a batalha de quase 7h de Feijão e Mayer ainda no domingo, por volta das 18h30. Logo de cara, o brasileiro viu o adversário confirmar o serviço e conseguir uma quebra logo em seguida, abrindo 2/0. No sexto game, mais uma quebra para Delbonis, que sacaria para fechar o primeiro set com menos de meia hora de confronto. No entanto, o Bellucci, que costuma alternar momentos de altos e baixos com frequência em suas partidas, devolveu uma das quebras e confirmou seu serviço na sequência para diminuir a diferença para 5/3. Porém, mesmo dificultando mais um game para o argentino, levando para a igualdade, Delbonis confirmou seu serviço fechando o primeiro set em 6/3 após 42 minutos de disputa. Na sequência, o árbitro confirmou o adiamento do confronto para segunda-feira.

Após 16 horas de sua paralisação, o jogo foi retomado por volta das 11h15 no início do segundo set. Com entrada franca, o público lotou as arquibancadas da quadra de Tecnópolis. Bellucci acusou dificuldade para sacar por causa do sol forte, mas conseguiu confirmar o serviço. No terceiro game, Thomaz precisou salvar três break points. O brasileiro foi entrando no jogo e tomando as rédeas. No oitavo game, foi a vez de Bellucci ter uma tripla chance de quebra e, na segunda, conseguir confirmá-la. Sacando bem, o paulista do Tietê fechou o período, empatando a disputa em 1 set a 1.

Delbonis x thomaz bellucci tenis (Foto: Cristiano Andujar/CBT)
Bellucci perdeu sua segunda partida diante 
da Argentina na Copa Davis (Foto: 
Cristiano Andujar/CBT)


O brasileiro manteve o bom nível apenas no início do terceiro set, conseguindo duas chances de quebra no primeiro game. No entanto, com erros não forçados, deu condições de Delbonis salvar os breaks e confirmar com um ace. A instabilidade de Bellucci voltou a aparecer e, com seus sucessivos erros, o argentino anotou 12 pontos consecutivos, quebrou o saque do brasileiro e confirmou em seguida para abrir 3/0. A desvantagem complicou Thomaz, que precisou sacar pressionado com 5/2 em favor de seu adversário. Apesar de ter aberto 40/15, viu Delbonis se recuperar e vencer o set após três chances de quebra na dupla falta de Bellucci.

Bellucci pediu atendimento médico, possivelmente mais para esfriar o jogo e ouvir orientações do capitão João Zwetsch do que por dores ou problema físico. O paulista do Tietê voltou equilibrando as ações e conseguiu quebrar o saque de Delbonis no quinto game com um belo winner cruzado para muita vibração dele próprio e do banco brasileiro. No entanto, Thomaz não conseguiu aproveitar o momento e foi quebrado logo na sequência com duas devoluções na rede para deixar o set em 3/3. Foi o momento da torcida argentina ficar de pé e vibrar muito. O tenista local aproveitou a queda de rendimento de Bellucci e passou a explorar os erros do adversário, sem forçar muito jogo. Com 6/5 e o brasileiro sacando sob pressão, Delbonis decidiu arriscar mais e acertou duas paralelas fantásticas no game. Depois de iguais, o argentino teve o match point e decidiu a classificação argentina com um belo forehand cruzado de direita.


argentina x brasil - resultados

Sexta-feira
Carlos Berlocq (ARG) 2 x 3 Feijão (BRA) - 6/4, 3/6, 5/7, 6/3 e 6/2
Leonardo Mayer (ARG) 3 x 1 Thomaz Bellucci (BRA) - 6/4, 6/2, 1/6 e 6/3

Sábado
Carlos Berlocq/Diego Schwartzman (ARG) 0 x 3 Marcelo Melo/Bruno Soares (BRA) - 7/5, 6/3 e 6/4

Domingo
Leonardo Mayer (ARG) 3 x 2 Feijão (BRA) - 7/6(4), 7/6(5), 5/7, 5/7 e 15/13

Segunda-feira
Federico Delbonis (ARG) 3 x 1 Thomaz Bellucci (BRA) - 6/3, 4/6, 6/2 e 7/5


FONTE:
http://glo.bo/1MlvAO0

Nenhum comentário: