domingo, 22 de fevereiro de 2015

Barcelona, dia 4 - acidente de Alonso assusta F-1, e Grosjean lidera tempos

Último dia da primeira rodada de testes na Catalunha é agitado, com grave acidente de Fernando Alonso e inúmeras paralisações. Lotus lidera, e Felipe Nasr faz 4º tempo


Por
Barcelona

 
Felipe Nasr demorou para ir à pista, mas terminou com o 4º melhor tempo (Foto: Divulgação)Felipe Nasr demorou para ir à pista, mas terminou com o 4º melhor tempo (Foto: Divulgação)


Tradicionalmente, domingo é o dia da grande agitação na Fórmula 1. E a regra também pode ser aplicada aos testes da pré-temporada em Barcelona. Um turbilhão de emoções tomou conta da pista catalã, incluindo um grave acidente com  Fernando Alonso, da McLaren, e inúmeras bandeiras vermelhas ao longo da sessão. Quem levou a melhor foi o "ex-problemático" Romain Grosjean. Antes conhecido como "maluco da primeira volta", o francês abusou dos pneus supermacios para fazer o melhor tempo da semana e colocar a Lotus mais uma vez no topo da lista, com 1m24s067, superando Nico Rosberg, da Mercedes (1m24s321), que correu com compostos médios.

O dia também foi difícil para Felipe Nasr. O brasileiro saiu dos boxes, pela manhã, deu a tradicional volta lenta para checar os vários sistemas do carro e parou na entrada do pit lane. Os mecânicos levaram o C34 para a garagem da equipe suíça, e Nasr ficou "de castigo" enquanto eles buscavam uma solução. A resposta só veio na parte da tarde, quando o jovem brasiliense finalmente pode praticar algumas voltas rápidas. Usando pneus supermacios, ele foi segundo durante um longo período, mas acabou superado pelos adversários e terminou em quarto (1m24s956). Em compensação, completou 73 voltas e descontou o prejuízo de ter ficado parado durante toda a manhã.

A grande expectativa em torno da Ferrari de Sebastian Vettel não se confirmou, e o alemão fez um teste apenas discreto, tanto em velocidade (alcançou o sétimo tempo) quanto em quilometragem (76 voltas). Seu substituto na RBR, o jovem russo Daniil Kvyat, fez bonito e alcançou o terceiro tempo, além de completar impressionantes 104 voltas. No quesito de distância, no entanto, apenas Rosberg (com 131) superou Valtteri Bottas, da Williams, que completou 129 giros e ficou com o quinto melhor tempo do dia. 


Romain Grosjean foi o mais rápido do dia e, de quebra, fez o melhor tempo da semana (Foto: Getty Images)
Romain Grosjean foi o mais rápido do dia e, 
de quebra, fez o melhor tempo da semana 
(Foto: Getty Images)


Líder da parte da manhã, o jovem espanhol Carlos Sainz Jr. não manteve o ritmo pela tarde e acabou apenas com o 6º tempo geral. Com apenas 20 anos, o novo piloto da STR provocou uma das paralisações da pista, ao perder o controle do carro na curva 3, a mesma do acidente de Alonso. Bottas também acionou a bandeira vermelha, mas a Williams logo conseguiu voltar à pista. Ao contrário da Force India de Nico Hulkenberg. O carro, o mesmo usado no ano passado, soltou grande quantidade de fumaça e voltou de forma definitiva para a garagem após ser retirada da primeira curva.

Os pilotos da categoria permanecem em Barcelona para a terceira e última rodada de testes da pré-temporada, a partir desta quinta-feira. O novo campeonato começa no dia 15 de março, com o GP da Austrália, em Melbourne. Clique aqui e confira o calendário completo!

Nico Rosberg deu mostra do poderio da Mercedes ao fazer segundo melhor tempo com pneus médios (Foto: Getty Images)
Nico Rosberg deu mostra do poderio da 
Mercedes ao fazer segundo melhor 
tempo com pneus médios 
(Foto: Getty Images)


Acidente de Alonso deixa F-1 apreensiva

O susto dos fãs de Fernando Alonso foi grande, mas o espanhol de 33 anos já passou por exames e não sofreu lesões. A grande operação montada em torno do resgate ao piloto impressionou, mas a repercussão de imagens da McLaren-Honda nas redes sociais, com apenas algumas avarias, tranquilizou o circo do Fórmula 1. Por causa do drama com Alonso, a equipe preferiu suspender as atividades da parte da tarde, quando o cockpit seria assumido por Jenson Button. Terminou o domingo, então, com apenas 20 voltas completadas e o pior tempo do dia (1m27s956).

Alonso bate treino Barcelona F1 (Foto: Twitter)
Alonso recebe atendimento médico após bater 
McLaren em Barcelona (Foto: Twitter)


Confira os melhores tempos deste domingo:

Barcelona domingo dia 4 melhores tempos finais (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário: