domingo, 5 de outubro de 2014

Perto da perfeição, Djoko faz 6/0 e 6/2 em Berdych e é campeão em Pequim

Número um do mundo chegou a sacar com 5/0 no segundo set, mas cedeu dois games para o sexto do ranking antes de levantar o seu 5º caneco nesta temporada


Por Pequim, China


Novak Djokovic x Tomas Berdych final ATP 500 Pequim (Foto: Reuters)Novak Djokovic rebate a bola na decisão do ATP 500 de Pequim (Foto: Reuters)


Novak Djokovic deixou claro neste domingo que ele não é o número 1 do mundo por acaso. Com uma atuação impressionante, o sérvio venceu o tcheco Tomas Berdychpor 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/1, em 1h06min, e conquistou o ATP 500 de Pequim, na China. É o quinto título de Nole nesta temporada e o 46º da sua carreira. O caneco deu 500 pontos para o campeão no ranking mundial e R$ 1,4 milhão de premiação. Derrotado, Tomas somou 300 pontos e ganhou R$ 670 mil por ter sido finalista.

Com o triunfo na quadra dura, Djoko aumentou também a sua grande supremacia nos confrontos com Berdych. Foi a 16 vitória dele em 18 partidas, a segunda em uma final - ele havia levado a melhor no ATP 500 de Dubai, no ano passado.

- Foi provavelmente a minha melhor performance em uma final. Tudo que eu tentei deu certo. Pequim é definitivamente um lugar que eu gosto muito de jogar. Uma das maiores razões para eu ter jogado tão bem é a torcida chinesa e sua energia - afirmou Djokovic, que falou algumas palavras de agradecimento em chinês, levantando o público local.

Djokovic começou a partida em um ritmo alucinante. Com belo aproveitamento tanto no primeiro quanto no segundo serviço, ele foi encurralando Berdych, que cometia alguns erros tolos. O número 1 do mundo quebrou o sexto do ranking mundial logo no primeiro game. Endiabrado, Nole encaixou algumas boas bolas vencedoras e deu a impressão que estava treinando e não encarando um rival de respeito, tamanha a facilidade com a qual ele confirmava o seu serviço. 

Novak Djokovic, China (Foto: Agência EFE)
Novak Djokovic levanta o troféu de campeão 
do ATP 500 de Pequim (Foto: Agência EFE)


Geralmente bom na recepção, o tcheco fez poucos pontos quando estava na devolução de saque. Voando em quadra, Novak quebrou Tomas mais duas vezes e foi sacar para fechar o set com 5/0 no placar. Mais um belo serviço do líder da lista da ATP e um pneu conquistado em plena final: 6/0 e um 1 set a 0 para Djokovic.

O segundo set começou com a mesma pegada. Nole sacando muito e Berdych completamente dominado. O sérvio fechou o primeiro game sem ceder nenhum ponto. Na sequência, ele devolveu com uma enorme eficiência e quebrou o saque do oponente. Estava pintando mais um pneu, pois Djoko voltou a quebrar Tomas no terceiro game e, depois, confirmou sem problemas o seu saque. No quinto game, o tcheco encaixou um bom saque e deu a impressão de que poderia enfim ganhar um game. Mas o número 1 do mundo reagiu e fez quatro pontos seguidos para deixar a arena em Pequim de boca aberta.

Mais uma vez, Novak iria sacar com 5/0 para fechar um set. Porém, agora, ele poderia conseguir algo histórico. Curiosamente, Berdych jogou o seu melhor game na partida.

Claramente ele estava dando um gás a mais para não perder a final com dois pneus. Ele chegou a desperdiçar um break point, mas o esforço deu certo. No segundo break point, o tcheco quebrou Nole pela primeira vez no jogo e fez a torcida chinesa vibrar com a "façanha" do número 6 do mundo. Ter saído do zero no marcador empolgou Tomas. No oitavo game, ele sacou muito bem e finalmente confirmou seu serviço na final. Mas Djoko cansou da "brincadeira" e confirmou o seu saque para fechar o set em 6/2 e o seu brilhante jogo em 2 sets a 0. Mais um caneco para o astro sérvio.

Novak Djokovic x Tomas Berdych final ATP 500 Pequim (Foto: Reuters)
Tomas Berdych cresceu na reta final da decisão 
e evitou a derrota com dois pneus (Foto: Reuters)


FONTE:

Nenhum comentário: