Sorteio desta segunda definirá os adversários da próxima etapa, em Milão. Técnico Zé Roberto sugere mudança no regulamento para próxima edição do Mundial
Na disputa masculina, o sistema de sorteio para definir as chaves da terceira fase do Mundial de vôlei já havia recebido críticas. No feminino, mais uma vez o Brasil dependerá da sorte para ter um caminho mais tranquilo na próxima etapa. A primeira colocação pelo Grupo F, conquistada neste domingo após vitória sobre os Estados Unidos, na verdade, não deu vantagens para a seleção em relação aos seus próximos adversários. Um sorteio marcado para esta segunda definirá os confrontos de Milão.
O Brasil terminou em primeiro lugar no Grupo F, seguido por Estados Unidos e Rússia. Pelo Grupo E, Itália, China e República Dominicana, nesta ordem, foram as três equipes classificadas. Mesmo sendo cabeça de chave do grupo, a seleção dependerá do sorteio para saber quais serão seus adversários. É possível, inclusive, que as brasileiras peguem novamente Rússia e Estados Unidos. Cabeça de chave do outro grupo, a Itália será a única a ter o privilégio de escolher as datas e os horários nos quais entrará em quadra por ser o país-sede.
- O jogo contra os Estados Unidos era um jogo que não tinha validade tão grande. Vai para o sorteio de qualquer maneira, e a gente pode ter as mesmas equipes jogando de novo contra a gente. Vamos para Milão e esperar o sorteio. Agora é esperar e entregar para Deus – disse o técnico José Roberto Guimarães.
Adenizia na vitória sobre os EUA: primeiro lugar
pode não ser tão vantajoso, dependendo o sorteio
(Foto: FIVB)
No Mundial masculino, realizado no mês passado na Polônia, o Brasil acabou caindo em uma chave mais difícil na terceira fase, com o time da casa e a Rússia, mesmo terminando em primeiro lugar na segunda etapa. Para não correr o risco do time com a melhor campanha ser prejudicado, Zé Roberto sugere uma mudança no regulamento da competição.
- Se colocassem os primeiros colocados classificados diretamente já para semifinal, o segundo e o terceiro jogariam para entrar na semifinal. Só esse detalhe eu daria de sugestão para o próximo Mundial. Esse jogo (deste domingo, contra os EUA) poderia valer o primeiro lugar e, quem ganhasse, já iria direto para a semifinal. Reduziria o número de jogos e privilegiaria quem chegou em primeiro.
Só um toque para ajudar no futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário