Corrida é interrompida com bandeira vermelha em razão de batida de Jules Bianchi. Piloto é encaminhado para centro médico e apreensão é grande no paddock da F-1
Disputado sob forte chuva, o GP do Japão foi encerrado com 44 das 53 voltas completadas em razão de um gravíssimo acidente envolvendo o piloto Jules Bianchi, da Marussia. O francês de 25 anos atingiu um guindaste que retirava a Sauber de Adrian Sutil da pista. Bianchi foi levado inconsciente ao centro médico do circuito e logo transferido de ambulância para o Hospital Geral de Mia, localizado a 17km do circuito de Suzuka. Lá, o piloto teve constatado um "traumatismo severo" na cabeça e foi operado às pressas. Em razão da gravidade, a transmissão oficial da F-1 evitou mostrar imagens do acidente e do resgate do francês.
Clique aqui e confira mais detalhes sobre o estado de saúde de Jules Bianchi.
Lewis Hamilton passou Nico Rosberg e venceu
o GP do Japão (Foto: Getty Images)
Hamilton passa Rosberg e vence
O drama envolvendo o piloto francês ofuscou a bela vitória de Lewis Hamilton. O líder do campeonato largou em segundo, mas venceu a corrida com direito a uma espetacular ultrapassagem sobre o companheiro de Mercedes, Nico Rosberg (confira no vídeo ao lado). Sebastian Vettel (RBR) completou o pódio. Felipe Massa, da Williams, terminou em sétimo. Com o resultado, Hamilton chegou aos 266 pontos e abriu dez de vantagem sobre o vice-líder Rosberg. Confira a classificação completa.
Jules Bianchi bateu com Marussia em trator
durante GP do Japão (Foto: Getty Images)
A corrida
O prometido dilúvio caiu em Suzuka antes da corrida. Logo no
warm up, os pilotos sentiram na pele os desafios que tinham pela frente.
Segundo os competidores, havia “rios” na pista e a visibilidade era quase nula.
O mexicano Sergio Pérez até aquaplanou e foi parar com sua Force India fora da
pista. Diante deste cenário, a direção de prova conversou com os pilotos e
decidiu iniciar a prova com o safety car.
Confira os melhores momentos do GP do Japão no vídeo acima
A largada foi dada com os pilotos seguindo o carro de
segurança. Pelo rádio, os pilotos reclamavam das condições. Marcus Ericsson foi
a primeira vítima do asfalto encharcado. O sueco perdeu o controle de sua
Caterham no fim da reta principal e rodou. Sem condições de corrida, a prova
foi paralisada com bandeira vermelha após três voltas, o que já seria suficiente para
o encerramento da corrida, sendo contabilizados metade dos pontos para os dez primeiros.
Ferrari apaga e Alonso abandona
A direção determinou o recomeço da prova para 10 minutos. Os
pilotos, então, voltaram à pista, também sob safety car. Logo na primeira
volta, a Ferrari de Alonso teve uma pane e o espanhol abandonou.
Depois de sete voltas, o carro de segurança deixou a pista e
a corrida, enfim, começou para valer. Apesar da falta de visibilidade, não
houve incidentes nem mudança de posições no pelotão dianteiro. Button e
Maldonado resolveram apostar, foram para os boxes e colocaram pneus
intermediários. A aposta se mostrou eficiente e diversos outros pilotos também decidiram
trocar seus compostos. Já Rosberg e Hamilton preferiram seguir na pista. Além
deles, só Bianchi continuou com pneus de chuva extrema, pulando para terceiro.
Mas na volta 14 a Mercedes chamou Nico para colocar
intermediários e Hamilton assumiu a liderança. O inglês fez sua parada logo
depois e retornou em segundo, logo atrás do companheiro. Após todos trocarem
pneus, Button – primeiro a fazer o pit
stop – aparecia em terceiro, tomando a frente das Williams de Bottas e Massa.
Vettel era o sexto, seguido por Ricciardo, Magnussen, Hulk e Kimi.
O tetracampeão deu o bote em Felipe e tomou o quinto lugar. Na
sequência, o brasileiro tentou resistir à pressão de Ricciardo, mas também
perdeu posição para o australiano. Bottas também não foi páreo para as RBR e
caiu para sexto. Por sinal, os carros do time austríaco eram os mais rápidos da
pista. Mas a essa altura, as Mercedes de Nico e Hamilton já haviam aberto uma
boa vantagem de 20s.
Com manobra espetacular, Hamilton passa Nico e assume a liderança
Mas o campeão de 2008 estava inspirado. Colou novamente no
alemão e com uma ultrapassagem espetacular, por fora, a 330km/h no fim da reta,
tomou a liderança de Rosberg. Mais veloz que o companheiro, Lewis logo abriu
vantagem.
Dos ponteiros, Vettel foi o primeiro a fazer outro pit stop
e ganhou a posição de Button quando o inglês visitou os boxes. Nesse momento,
com uma parada a menos, Hamilton, Rosberg e Ricciardo eram os três primeiros.
Massa era o sétimo, logo atrás de Bottas.
Nico fez um pit stop lento na volta 34 e retornou em
terceiro, com Lewis e Ricciardo à frente. O britânico fez sua parada dois giros
depois. Com isso o australiano da RBR assumiu a liderança provisória da prova.
Ricciardo foi o último a parar e se deu mal, voltou apenas em quinto, atrás
também de Vettel, o terceiro, e Button, o quarto.
Restando 13 voltas para o fim, a chuva apertou e a direção de
prova proibiu o uso da asa móvel. O australiano da RBR e o inglês da McLaren
passaram a protagonizar um belo duelo pela quarta posição. Daniel passou
Button, mas levou o troco, mas deu a tréplica e ganhou a batalha.
Acidente de Bianchi interrompe corrida e gera apreensão
Sutil foi a primeira vítima do aumento da chuva, perdeu o
domínio da Sauber e bateu na proteção de pneus. O acidente do alemão provocou
uma nova entrada do safety car. Logo na sequência, Bianchi se envolveu em um
acidente no mesmo local. E a corrida precisou ser paralisada com bandeira
vermelha para o resgate ao piloto francês.
Clima de apreensão de Hamilton, Rosberg e Vettel na
cerimônia do pódio do GP do Japão (Foto: Getty Images)
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