domingo, 8 de junho de 2014

Com a benção do Papa, CT do Galo é remodelado para receber Messi e cia

GloboEsporte.com teve acesso a tour realizado pela imprensa argentina e mostra todos os detalhes do local em que seleção argentina ficará hospedada na Copa


Por Belo Horizonte

A Cidade do Galo não é mais Cidade do Galo. Pelo menos, não será até o fim da Copa do Mundo ou da participação da Argentina no Mundial no Brasil. Sob a bênção do Papa, figura presente na decoração do local que vai hospedar Messi e companhia, o CT do clube alvinegro foi tomado pelas cores azul e branco, do maior rival do Atlético-MG, o Cruzeiro, e também do selecionado hermano. A superstição também está presente na decoração. Além da bênção papal, o número característico do Atlético-MG, o 13 não é bem vindo no centro de treinamento dos hermanos.

O GLOBOESPORTE.COM teve acesso à apresentação das instalações da Cidade do Galo que a Federação de Futebol Argentino (AFA) realizou somente para jornalistas do país vizinho, neste domingo. Por cerca de duas horas, o tour pelos lugares onde Messi, Di María e cia. utilizarão durante o Mundial mostrou o "novo" CT do Atlético-MG, agora mais argentino do que nunca.

Logo na entrada, há o hotel das categorias de base do Atlético-MG. Para os argentinos, o hotel será destinado aos membros da comissão técnica, departamentos técnico e médico, além de representantes e funcionários da AFA. Nas varandas de cada quarto, frases motivacionais para a seleção argentina saúdam quem entra no CT. As bandeiras da Argentina e do Atlético-MG chamam atenção à primeira vista.

Imagem de Papa Francisco com seleção argentina está no hotel dos jogadores (Foto: Fernando Martins)
Imagem de Papa Francisco com seleção 
argentina está no hotel dos jogadores 
(Foto: Fernando Martins)

No primeiro hotel é onde se localiza a sala de imprensa, onde os jogadores e o técnico Alejandro Sabella darão entrevistas coletivas. A sala tem capacidade para 180 jornalistas e foi totalmente modificada para abrigar os repórteres, já que antes, o auditório, tinha capacidade para 70 pessoas.

Ao lado do primeiro hotel, a imagem mais impactante e que confirma que o território da Cidade do Galo já pertence aos argentinos. Uma foto do Papa Francisco reunido com toda a seleção da Argentina cobre toda a parede lateral do hotel, como se abençoasse a todos que ingressam para os campos de treinamentos e hotel dos jogadores.


saiba mais

Nos vestiários, as fotos de cada um dos jogadores nas baias ainda não foram colocadas. Mas os uniformes de treinos e jogos já compõem todo o cenário da rouparia. Dois funcionários estão encarregados de cuidar de todo o material, entre tênis, chuteiras, chinelos, luvas, bolas, além dos uniformes.

No principal hotel, onde os jogadores ficarão, uma réplica da taça do Mundial e os escudos da AFA e do Galo compõem a entrada. Na parte de lazer, mesa de sinuca, tênis de mesa e pebolim ocupam o mesmo espaço que três "parrilleras" (churrasqueiras comuns na Argentina) que foram pedidas especialmente pela federação argentina. Mas a churrasqueira brasileira foi mantida no local.

13 também é esquecido na numeração dos quartos. Número dá azar (Foto: Fernando Martins)Número 13 também é esquecido na numeração dos quartos (Foto: Fernando Martins)

Nos quartos, simplicidade. Cada jogador terá a companhia de outro, e apenas um frigobar e uma televisão são os motivos de entretenimento dos  atletas no dia a dia da concentração. A curiosidade é que os quartos de números 13 e 17 não possuem identidade visual. Segundo Rubén Mosquella, diretor da AFA, os números 13 e 17 são considerados de má sorte pelos argentinos.

- A gente sabe que 13 é Galo, mas pedimos desculpas desde já. Para nós, 13 nem 17 podem aparecer por aqui – brincou o diretor, ao mostrar os quartos com os respectivos números 33 e 77.

Dos quatro campos do CT alvinegro, dois serão utilizados para os treinos e já possuem placas de publicidade argentina e redes no padrão do Mundial. Um campo será destinado ao pouso de helicópteros, já que o local está situado na parte de cima da Cidade do Galo.
Por fim, um dos campos será utilizado pelos familiares dos jogadores - uma espécie de tenda foi instalada para que as pessoas próximas aos jogadores fiquem à vontade na Cidade do Galo. A AFA permitirá dias de visitas das famílias dos atletas e comissão técnica e, para isso, criou um espaço de convivência para receber os convidados.

Decoração do hotel da Argentina tem quadro com jogadores (Foto: Fernando Martins)
Decoração do hotel da Argentina tem 
quadro com jogadores 
(Foto: Fernando Martins)

Um enorme galpão foi criado com lounge e espaço de jogos para todos os familiares que visitarem a Cidade do Galo. Ao todo, são 73 membros, entre jogadores e funcionários, que ficarão hospedados no CT do Atlético-MG nesta segunda-feira, a partir das 19h30 (de Brasília), horário previsto para a chegada da delegação "albiceleste" ao centro de treinamento.

O Atlético-MG disponibilizará, além de toda estrutura, funcionários que ficarão por conta da AFA durante todo o período de permanência dos argentinos. Três nutricionistas e 40 funcionários, entre eles, motoristas, seguranças e serviços gerais, darão todo o suporte necessário para Sabella e seus comandados.

A Argentina tem chegada prevista para esta segunda-feira, por volta das 19h10 (de Brasília). Neste domingo, depois de a equipe de Alejandro Sabella derrotar a Eslovênia por 2 a 0, no último sábado, os jogadores tiveram a última folga antes da viagem.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/copa-do-mundo/noticia/2014/06/com-bencao-do-papa-ct-do-galo-e-remodelado-para-receber-messi-e-cia.html


Nenhum comentário: