domingo, 8 de junho de 2014

Adversário do Brasil, Camarões não embarca para a Copa, afirma site

Buscando acordo com federação por pagamento de bônus, elenco rejeita proposta apresentada na sexta-feira e ameaça boicotar a Copa do Mundo


Por Yaoundé

Em litígio com a federação do país, a seleção camaronesa não teria embarcado para o Brasil na manhã deste domingo. De acordo com o site "Camfoot", a delegação não apareceu no Aeroporto de Nsimalen para pegar o voo previsto para as 9h (horário local), aguardando um acordo sobre o pagamento dos bônus ao elenco pela disputa da Copa do Mundo.

Os atletas chegaram a afirmar em redes sociais que estavam a caminho do Brasil, embora a possibilidade do boicote ao embarque existisse, uma vez que a exigência era o pagamento em dinheiro antes que o elenco entrasse no avião rumo ao país-sede da Copa. O desembarque do time africano estava previsto para as 13h30 (de Brasília), no Rio de Janeiro.

Samuel Eto'o Camarões  (Foto: AFP)
A seleção do astro Eto'o não teria chegado 
a um acordo sobre o pagamento dos bônus 
para a Copa do Mundo (Foto: AFP)


Além de considerar os valores baixos, o elenco queria receber o pagamento em dinheiro referente à primeira fase antes de viajar para o Brasil. Mas, de acordo com o francês "L'Équipe", os jogadores não se entusiasmaram com a proposta apresentada na sexta-feira, que oferecia 6% dos bônus para a primeira fase, 20% para as oitavas de final, 30% para as quartas, 40% para as semifinais e 50% para a final ou a disputa do terceiro lugar.

Na semana passada, os jogadores se recusaram a carregar a bandeira do país em uma cerimônia com a presença do primeiro-ministro camaronês. Para evitar mais constrangimento diante do público, o técnico alemão Volker Finke, comandante da equipe desde maio do ano passado, precisou intervir.  

A situação não é inédita. Em 2002, às vésperas do Mundial realizado na Coreia do Sul e no Japão, a seleção camaronesa se recusou a sair do hotel em que estava hospedada, em Roissy, na França, até que um acordo satisfatório sobre o pagamento de valores referentes à competição fosse alcançado.

Volker Finke, técnico Camarões, seminário FIFA copa do mundo (Foto: Vicente Seda)
O técnico Volker Finke esteve no Brasil 
em fevereiro, para acompanhar seminário 
da Fifa sobre a Copa (Foto: Vicente Seda)

Neste sábado, a seleção camaronesa venceu a Moldávia por 1 a 0, em um jogo disputado na capital Yaoundé, sem os titulares Eto’o, Choupo-Moting e o goleiro Itandje, cujas ausências estariam relacionadas à crise com os dirigentes.

Caso acerte sua vinda para o Brasil, a seleção camaronesa seguirá para Vitória (ES) após o desembarque no Rio. A equipe africana está no grupo A da Copa do Mundo, ao lado de Brasil, Croácia e México, seu adversário de estreia, na próxima sexta-feira, dia 13, às 13h na Arena das Dunas, em Natal (RN). O confronto contra Neymar e cia. está marcado para o dia 23 de junho, no Mané Garrincha, em Brasília.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/camaroes/noticia/2014/06/selecao-de-camaroes-nao-embarca-para-copa-do-mundo-afirma-site.html


Nenhum comentário: