Em final eletrizante, australiano da RBR passa Rosberg e põe fim a invencibilidade da Mercedes em 2014. Na última volta, brasileiro sofre acidente ao tentar passar Pérez
Apesar do impacto, ambos os pilotos estão bem. Massa, inclusive, publicou uma foto do centro médico onde passou por exames dizendo que estava "tudo bem". A direção de prova considerou o mexicano culpado pelo incidente e puniu o piloto da Force India com a perda de cinco posições no grid da próxima etapa, dia 22 de junho, na Áustria. Vettel, que por muito pouco não foi abalroado na batida, conseguiu assegurar a terceira colocação. Clique aqui e assista aos melhores momentos da corrida.
Felipe Massa bateu forte na última volta
do GP do Canadá quando tentava
ultrapassar Sergio Pérez (Foto: Reuters)
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Na cerimônia do pódio, o indefectível sorriso de Ricciardo mal cabia em sua boca. Nada mais justo, afinal a merecida vitória vem coroar o impressionante início de temporada do jovem talento, que tem ofuscado o tetracampeão Vettel na RBR. Com o triunfo, o australiano chega aos 79 pontos, passa Fernando Alonso (Ferrari) e assume a terceira posição no campeonato.
Rosberg chegou aos 140 pontos e segue líder. Com o abandono de Hamilton, o alemão abriu 22 pontos para cima do britânico. Com a batida, Massa ficou estacionado na 11ª posição, 18 pontos. A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas com o retorno do GP da Áustria, dia 22 de junho.
Vencedor, Daniel Ricciardo cumprimenta
Sebastian Vettel no pódio do GP do Canadá
(Foto: EFE)
A corrida
Em uma largada de tirar o fôlego, Hamilton partiu melhor, chegou a ficar à frente de Rosberg, mas o alemão deu um “chega prá lá” no britânico e retomou a ponta. Tendo que espalhar um pouco, o campeão mundial acabou perdendo o segundo lugar para Vettel. Massa, que largou em quinto logo atrás de Bottas, fez uma série de curvas lado a lado com o companheiro, e por pouco não o superou. Lá atrás, Chilton perdeu a traseira de sua Marussia na chicane da curva 3 e acertou seu parceiro de time, Bianchi, que se espatifou no muro. Com isso, Chilton abandonou pela primeira vez uma corrida de F-1, interrompendo uma série de 25 provas completadas.
Por causa da batida, o Sefaty Car (carro de segurança) precisou ser acionado para os fiscais limparem a pista. Na relargada, na volta 8, Hamilton não conseguiu manter contato com Vettel, que por sua vez, também não foi capaz de colar em Rosberg. Já Massa ficou embutido na traseira de Bottas. Na sequência, Ricciardo, Vergne, Alonso, Raikkonen e Pérez – que acabara de deixar Button para trás - completavam os dez primeiros.
Duas voltas depois da relargada, Hamilton acionou a asa
móvel e passou Vettel “de passagem” antes da última chicane do circuito. Ricciardo,
o sexto, se aproximou de Massa e começou a ameaçar o brasileiro.
O australiano preferiu então ir logo para os boxes na volta
13, abrindo a primeira rodada de pit stops. O brasileiro fez sua parada dois
giros depois, mas os mecânicos tiveram dificuldades para retirar o pneu dianteiro
esquerdo por causa de um problema na pistola e perdeu cerca de cinco segundos.
O atraso nos boxes custou caro: Massa voltou em 12º, perdendo posições para
Ricciardo, Alonso e Vergne – que já haviam feito um pit stop – além de outros
que ainda não tinham visitado os boxes.
Os líderes Rosberg fez seu pit na volta 17. Com pneus frios,
perdeu o controle de sua Mercedes na chicane e teve que segurar “no braço” para
não acabar no muro. Hamilton fez sua parada uma passagem depois e retornou 2,5
segundos atrás do companheiro.
Enquanto isso, a dupla da Force India, com uma estratégia de
apenas uma parada, seguiu na pista. Com isso, Sergio Pérez aparecia em
terceiro, acompanhado por Nico Hulkenberg, o quarto. Vettel até tentou passar o
compatriota do time indiano no hair pin, mas freou muito tarde e levou o “X”.
Em um ritmo alucinante, Hamilton rapidamente reduziu a
diferença para Rosberg. Pressionado pelo parceiro de Mercedes, Nico errou a
freada na chicane final, fritou o pneu e atravessou a área de escape. Apesar de
ter desgastado um dos compostos, o alemão acabou ganhando vantagem ao cortar a
pista. A direção de prova abriu investigação, mas decidiu aplicar apenas
uma advertência.
Mais atrás, Massa deu o bote para cima de seu ex-companheiro
de Ferrari, Alonso, e assumiu a oitava colocação. Na volta 35, exatamente metade da prova, Pérez, enfim, fez
sua primeira parada nos boxes, retornando em oitavo. Bottas, Ricciardo e Vettel
foram para seus segundos pit stop e com isso, Massa pulou para quarto.
Carros da Mercedes têm problemas
Lá na frente, Hamilton e Rosberg reclamaram pelo rádio de
uma repentina perda de potência do motor. A dupla dos melhores carros da
temporada começaram a virar na casa de 1m22, virando os carros mais lentos da
pista.
A 29 voltas do fim, Hulk, finalmente parou nos boxes, e caiu
para oitavo. Com isso, Massa para terceiro.
A Mercedes informou que os problemas dos carros não podiam
ser resolvidos e que os pilotos deveriam seguir até o fim. Ciente dos problemas
com as “Flechas de Prata”, a Williams avisou para Massa tentar seguir na pista
até o fim.
Rosberg foi para os boxes e na volta seguinte foi a vez de
Hamilton. Com isso, Massa assumiu a liderança da prova, logo à frente do
britânico. Pela primeira vez na temporada um piloto de um carro que não era
Mercedes completava uma volta na primeira posição.
Hamilton abandona
A situação não podia ser pior para a Mercedes. Com problemas
no freio, Hamilton perdeu a posição para Nico e, logo depois, passou reto na
chicane, recolheu para os boxes e abandonou.
Massa começou a abrir de Rosberg, que vinha muito lento. Mas
como os pneus supermacios não resistiriam até a bandeirada, o brasileiro
precisou entrar nos boxes para a segunda parada e voltou em sétimo.
Mesmo com dificuldades, o alemão da Mercedes mantinha a
ponta. Em segundo, Pérez começou a se aproximar, trazendo com ele Ricciardo e
Vettel.
Mais atrás vinham Hulkenberg, Bottas, Massa e Alonso.
A Mercedes informou para Rosberg que as temperaturas dos
freios voltaram a ficar OK e que o alemão poderia pisar fundo novamente. Nico voltou a virar na
casa de 1m19 e, mas do que conter a aproximação de Pérez, passou a abrir do
mexicano.
Massa passa Bottas e Hulk
Um pouco mais atrás, a corrida pegava fogo. Bottas foi
tentar passar Hulk no hairpin, passou reto e quem se deu bem foi Massa, que
ganhou a posição do parceiro de time. Na reta seguinte, o brasileiro deu o bote
na Force India e ganhou a quinta posição. Com pista livre e pneus em melhores
condições, Felipe foi capaz de forçar o ritmo e anotou a melhor volta da prova:
1m18s504.
Mais rápido na pista, Massa tirou rapidamente a imensa
vantagem que o separava do pelotão da frente e colou em Vettel. Quando o
tetracampeão quase tocou Ricciardo no hairpin, O brasileiro tentou a ultrapassagem,
mas não conseguiu.
Ricardo ultrapassa Rosberg e vira líder
O australiano da RBR, então, deu o bote para cima do Pérez e assumiu a
segunda colocação. O australiano, inspirado, partiu para cima de Rosberg e
conseguiu a ultrapassagem para assumir a ponta. Na abertura da última volta, Massa tentou a manobra para
cima de Pérez e os dois acabaram se chocando e acertando com força os guard
rails. Em terceiro, Vettel, por pouco, não foi atingido e assegurou o pódio. Lá
na frente, Ricciardo cruzava para um inesperado triunfo, seguido por Rosberg.
Confira o resultado final do GP do Canadá, válido pela 7ª etapa da temporada:
1) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault)
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
3) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault)
4) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes)
5) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes)
6) Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
7) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes)
8) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault)
9) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes)
10) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
11) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes)
12) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes)
13) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari)
14) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari)
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
3) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault)
4) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes)
5) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes)
6) Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
7) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes)
8) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault)
9) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes)
10) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
11) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes)
12) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes)
13) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari)
14) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari)
Não completaram:
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 58 voltas
Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 47 voltas
Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 45 voltas
Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) 22 voltas
Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) 21 voltas
Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 6 voltas
Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) 0 volta
Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) 0 volta
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 58 voltas
Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 47 voltas
Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 45 voltas
Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) 22 voltas
Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) 21 voltas
Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 6 voltas
Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) 0 volta
Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) 0 volta
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