sexta-feira, 23 de maio de 2014

SporTV reúne cinco capitães que ergueram a taça no "É Campeão"

Programa vai receber durante a Copa os campeões mundiais Carlos Alberto Torres, Beckenbauer, Passarella, Matthaus e Cannavaro


Por Rio de Janeiro



O SporTV vai acompanhar a Copa do Mundo 24 horas por dia. E dentro da cobertura especial da maior competição esportiva já realizada no Brasil, o canal reunirá em um programa cinco ex-jogadores que tiveram uma honra reservada a apenas 19 atletas de futebol na história: levantar, como capitão de uma seleção, a taça de campeão da Copa do Mundo. No dia 28 de junho, quando começam as oitavas de final do Mundial, o SporTV, em uma iniciativa inédita na TV, lança às 21h (de Brasília) o "É campeão", uma programa de debates e análise que terá como convidados Carlos Alberto Torres, os alemães Beckenbauer e Matthaus, o argentino Passarella e o italiano Cannavaro.

Com a apresentação do jornalista André Rizek, o programa será realizado no estúdio panorâmico e rotatório que o SporTV vai montar na Ilha Fiscal, na Baía de Guanabara, com vista para uma das mais belas paisagens do mundo, que incluem o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor ao fundo.

Ex-jogadores Taça Carlos Alberto Torres, Beckenbauer, Passarella, Matthaus e Cannavaro (Foto: Arte / Globoesporte) 
Carlos Alberto, Beckenbauer, Passarella, 
Matthaus e Cannavaro com a taça da 
Copa (Foto:Arte/Globoesporte)

Os capitães que lideraram, respectivamente, Brasil, Alemanha, Argentina e Itália em conquistas de títulos mundiais em 1970, 74, 78, 90 e 2002, vão analisar as atuações das seleções na Copa de 2014 e lembrar momentos marcantes dos Mundiais que disputaram. O programa vai apresentar também estatísticas que vão comparar os desempenhos dos ex-jogadores com os craques da atualidade.

Com o nome marcado na história do futebol ao ser o último atleta a erguer a Taça Jules Rimet, em 70, quando a seleção brasileira foi tricampeã no México e conquistou a posse definitiva do troféu, Carlos Alberto Torres é o representante brasileiro no "È Campeão".

- É uma honra fazer parte do time do SporTV - afirma o capita.

Premio Laureus - Beckenbauer ignora calor, arrisca batucada e cai no samba no Rio (Foto: Leandro Garrido)
Beckenbauer e Carlos Alberto 
jogaram juntos noCosmos e vão 
estar no 'È Campeão' 
(Foto:L.Garrido)

Torres disputou apenas uma Copa na carreira, mas apesar de estreante em 70, com apenas 25 anos, teve a responsabilidade de ser capitão de um time que contava com feras como Pelé, Gérson, Rivellino, Tostão, Jairzinho, entre outros. E dá uma dica para a Seleção de Felipão ter um bom desempenho em casa.

- Em Copa do Mundo, você tem que pensar em cada objetivo, tem que ver o caminho que o time vai trilhar. Em 70, trabalhamos para ganhar da Inglaterra. Se ganhássemos deles, sabíamos que provavelmente ficaríamos em primeiro lugar na chave, iríamos permanecer em Guadalajara e mandaríamos os ingleses para a altitude, enfrentando, quase que certamente, a Alemanha. E foi o que ocorreu. E a Inglaterra, que era grande favorita ao título, foi eliminada (nas quartas).

Dois craques da história do futebol alemão vão participar do "É Campeão". Franz Beckenbauer é uma lenda do esporte mais popular do planeta. Para muitos especialistas, o melhor jogador de futebol que a Alemanha produziu em todos os tempos. E o Kaiser detém em seu currículo um feito que divide com apenas um outro esportista. Somente Beckenbauer e Zagallo foram campeões mundiais de futebol tanto como jogador e quanto como treinador.
Líder da seleção alemã que derrotou o carrossel holandês na final de 74, Beckenbauer foi o treinador que levou o país europeu a seu último triunfo em Copas, em 1990, na Itália.

O "É Campeão" vai promover, aliás, o encontro entre o treinador vencedor em 90 e o capitão daquela seleção alemã. Lotthar Matthaus foi o líder em campo do time que eliminou a Inglaterra na semifinal e derrotou a Argentina na decisão, se vingando da derrota de quatro anos na final no México.

Daniel Passarella, ex-jogador e técnico da Argentina (Foto: Getty Images)
Daniel Passarella é o único argentino 
bicampeãomundial de futebol 
(Foto: Getty Images)

E a Argentina estará representada no programa especial do SporTV pelo seu único jogador que foi bicampeão mundial. Em 78, Daniel Passarella se tornou o primeiro argentino a levantar a taça de campeão mundial, após a vitória por 3 a 1 sobre a Holanda no estádio Monumental de Nuñez superlotado. E oito anos depois, já veterano, integrou o grupo que conquistou o título no México, em 86.

O mais jovem dos capitães que vão estar no programa, Fabio Cannavaro será o representante da tetracampeã Itália. O ex-zagueiro de 40 anos se aposentou dos gramados em 2011, um ano depois de disputar a Copa na África do Sul. O auge da carreira ocorreu em 2006, quando foi capitão da Itália no título mundial conquistado na Alemanha e foi eleito o melhor jogador do ano pela Fifa.

O "É Campeão" entra no ar no dia 28 de junho e terá dez edições de uma hora de duração em datas de jogos até 13 de julho, dia seguinte à final da Copa, no Maracanã.


saiba mais

Nenhum comentário: