terça-feira, 15 de abril de 2014

Top 5: orgulhoso por seus 200 jogos, Alex elege os grandes duelos no Inter

Meia de 32 anos completa marca histórica em goleada no Gre-Nal de domingo


Por Porto Alegre

Alex meia Inter (Foto: Alexandre Lops / Divugação Inter)Alex fez dois gols no jogo 200 pelo Inter (Foto: Alexandre Lops / Divugação Inter)

Como resumir gols e títulos em apenas cinco momentos? A tarefa não é das mais fáceis. Até porque há gols sobre o Boca Juniors, em Gre-Nal e nas mais diferentes taças conquistadas. Alex, entretanto, com a mesma habilidade que desfere seus potentes chutes, aceitou participar do desafio a convite do GloboEsporte.com

No último domingo, o jogador de 32 anos alcançou um número histórico: 200 jogos pelo Inter. E a marca foi brindada com uma atuação de luxo, com dois gols na goleada por 4 a 1 sobre o Grêmio na decisão do Gauchão, o quarto conquistado em sua passagem pelo Colorado.

- Acho muito legal você alcançar essas marcas em grandes clubes, em clubes vitoriosos. E completando 200 jogos de conquistas. Isso é o mais gostoso, o mais prazeroso, o que contarei para todo mundo da minha história - celebra, orgulhoso.

Confira os jogos inesquecíveis de Alex no Inter:

01
Gol contra o libertad
Alex não foi inscrito na fase de grupos da Libertadores de 2006. Recuperava-se de uma lesão. Entrou já nos mata-matas do torneio. E o armador teve papel importante na caminhada até a decisão. No jogo de volta da semifinal contra o Libertad, marcou o primeiro da equipe, que encaminhou a vitória por 2 a 0 e a disputa com o São Paulo:

- Não participei do começo da Libertadores. Contra o Libertad, na semifinal, acabei fazendo um gol. Eu estava sofrendo muito com minha hérnia inguinal e ajudei o time a chegar à final.

02
inter supera tensão e vence primeira libertadores
O chuvoso e frio 16 de agosto de 2006 ainda está na cabeça de Alex. O título da Libertadores estava próximo. Afinal, o Inter tinha superado o São Paulo por 2 a 1 em pleno Morumbi. Só que o grupo de Abel Braga precisava desmistificar a falta de conquistas internacionais e o fim do período de 14 anos sem títulos representativos e a comparação com o Grêmio, já bicampeão do torneio e do Mundial.

Em campo, uma partida tensa e equilibrada. O Tricolor, então atual campeão do torneio sul-americano e do Mundial de Clubes tentou a todo o custo reverter a desvantagem. Mas não conseguiu. O empate em 2 a 2 garantiu o inédito título e o começo da caminhada de torneios internacionais do Colorado dos últimos anos.

- Tem toda a tensão de uma final. O que não vivemos no Morumbi, tivemos aqui. Foi uma expectativa de quebrar um grande tabu. Estava virando folclore o Inter não ganhar títulos grandes.  O rival já tinha duas Libertadores. Naquele jogo, o São Paulo veio para cima depois do 2 a 2. Foi muito especial. Ali partiu a nossa libertação para alcançar o mundo, e o Inter começou a ser mais respeitado.

03
a realização do sonho do mundial
A partida mais importante da história colorada não poderia ficar fora da lista. No dia 17 de dezembro do mesmo ano, o Inter enfrentou o temido Barcelona, de Ronaldinho Gaúcho e Deco.

O confronto contra o gigante catalão era a realização do sonho do meia. Ainda garoto, Alex acompanhava os brasileiros na disputa do Mundial pela televisão. E a oportunidade de  vencer a decisão do principal torneio entre clubes mexeu com o meia:

- O jogo contra o Barcelona. Eu via desde jovem o São Paulo, Palmeiras. Era sempre um grande momento. Você viver aquilo e ganhar...  Parece que não é verdade.

04
dois gols no boca
Alex já tinha Libertadores, Mundial e Recopa no currículo. Mas a Sul-Americana de 2008 reservaria ao meia, já atuando mais avançado, uma de suas melhores atuações com a camisa colorada. Pelo jogo de ida das quartas de final, Alex deu uma boa vantagem ao Inter sobre o temido Boca Juniors.
O time argentino não utilizou todos os titulares, só que causava arrepios aos brasileiros, principalmente pelo histórico de algoz. O próprio Inter fora eliminado pelos Xeneizes nas Sul-Americanas de 2004 e 2005. Só que desta vez foi diferente. Alex anotou dois gols no Beira-Rio e encaminhou a classificação às semifinais:

- Na Sul-Americana de 2008, fiz os dois gols contra o Boca aqui. Jogar contra o Boca é sempre diferente. E fazer dois gols é ainda mais especial.

05
goleada no gre-nal do BRASILEIRÃO
Quase seis anos antes do jogo 200 de Alex pelo Inter, o meia foi protagonista de outra goleada pelo mesmo placar, 4 a 1, sobre o Grêmio. Na ocasião, entretanto, o jogo valia pelo Brasileirão de 2008. E Alex, que divida o protagonismo na equipe de Tite com D’Alessandro e Nilmar, voltou a fazer diferença:

- Foi aqui no Beira-Rio. Fiz um gol. O Grêmio estava muito bem, mas fizemos um grande jogo. Aquele jogo foi muito especial.

Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2014/04/top-5-orgulhoso-por-seus-200-jogos-alex-elege-os-grandes-duelos-no-inter.html

Nenhum comentário: