terça-feira, 15 de abril de 2014

Dupla Gre-Nal domina, e Brasil-Pel emplaca dois na seleção do Gauchão

Tetracampeão, Inter conta com cinco representantes no time do campeonato e ainda leva melhor técnico e o craque, com Aránguiz. Luan, do Grêmio, se torna a revelação


Por Porto Alegre


O Gauchão terminou no domingo, com goleada impiedosa do Inter sobre o Grêmio. Mas o desfecho oficial se deu na noite desta segunda-feira, em evento luxuoso em Porto Alegre. E sem a supremacia colorada que fora vista no gramado do Centenário.

No anúncio da seleção do campeonato, cinco colorados estiveram presentes, contra quatro gremistas e mais dois representantes do Brasil de Pelotas, campeão do Interior e dono da melhor defesa - não por acaso o goleiro e um zagueiro.


Vencedores gauchao premio 2014 festa (Foto: Tatiana Lopes/GloboEsporte.com)
Seleção do Gauchão reunida no palco 
da premiação (Foto: Tatiana Lopes/
GloboEsporte.com)


saiba mais

O Inter ainda foi agraciado com o prêmio de melhor treinador para Abel Braga e de craque para o chileno Aránguiz. A revelação saiu do Grêmio, com o garoto Luan, de 21 anos e três gols no estadual. O prêmio de melhor árbitro ficou com Márcio Chagas da Silva, juiz da decisão de domingo e que acabou marcado por ter sido vítima de racismo, em episódio que rebaixou o Esportivo no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS).

> Confira os vencedores:

seleção gauchão grêmio inter gre-nal (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Treinador: Abel Braga
Craque: Aránguiz
Revelação: Luan
Árbitro: Márcio Chagas
Dirigente: Marcelo Medeiros

Do time do Grêmio, apenas Luan e Barcos foram à premiação. Justamente os agraciados. O jovem foi a revelação, enquanto o centroavante levou troféu pela artilharia isolada, com 13 gols.

- Primeiro campeonato meu, fico bastante feliz e espero que seja o primeiro de muitos - disse Luan, com o braço direito imobilizado por fratura, o que dificultou até os inúmeros cumprimentos a receber uma vez que rumou duas vezes ao palco.

Mas a alegria era mesmo colorada. Aliás, o Inter não só dominou o Gauchão como as festividades. O centro de evento se encheu de colorados. Ainda mais quando o elenco subiu ao palco para celebrar mais uma vez com a taça, como havia sido feita já no domingo, no gramado do Centenário.


- A gente tem que comemorar mesmo. O trabalho foi bem feito. O grupo todo foi muito bom e temos que comemorar - endossa o capitão D'Alessandro.

Aránguiz inter festa gauchão premio craque 2014 (Foto: Tatiana Lopes/GloboEsporte.com)
Aránguiz foi o craque do Gauchão 
(Foto: Tatiana Lopes/
GloboEsporte.com)

Único clube do Interior a ter representantes na seleção, o Brasil de Pelotas saiu da festa com o sentimento de dever cumprido. Após quatro anos na Divisão de Acesso, subiu à elite neste ano e fechou o campeonato como semifinalista, dono da melhor defesa e que só perdeu três partidas, sendo duas para a dupla Gre-Nal fora de casa. Virou o campeão do Interior, com vaga na Série D nacional.

- É um trabalho de quase dois anos. Nos programamos para essa mesma equipe jogar a primeira, depois de subir, e não só jogar, representar muito bem a equipe que dirigimos - elogia o técnico Rogério Zimmermann, que concorreu ao prêmio da função com Abel Braga e Enderson Moreira.

Luan gremio revelação festa gauchao premio 2014 (Foto: Tatiana Lopes/GloboEsporte.com)Luan com seu prêmio de revelação do Gauchão (Foto: Tatiana
Lopes/GloboEsporte.com)

Vencedor como melhor treinador, Abel Braga manteve a rotina e dedicou o título individual aos seus jogadores:

- Eu não recuperei os jogadores. Eles se recuperaram. Só passei pra eles e depoisitei neles a confiança por já conhecê-los.

O melhor árbitro do Gauchão foi Márcio Chagas da Silva. Aos 37 anos, não sabe se segue a carreira após o desgaste no episódio de racismo, no início de março. Na ocasião, denunciou xingamentos de torcedores do Esportivo e a depósito de bananas em seu carro após partida contra o Veranópolis. O TJD acabou rebaixando o Esportivo.

- Não vai terminar esse tipo de manifestação, mas comece a diminuir. É um passo importante no combate ao preconceito e ao racismo - projeta Chagas.
Gauchão, agora, só no ano que vem. O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto, ainda vai repensar a fórmula. O certo é que será um torneio mais enxuto e com mais rebaixados. E com muitas emoções à vista.

Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs 


saiba mais

Nenhum comentário: