terça-feira, 15 de abril de 2014

Em Minas, Cielo faz feira, anda a pé e aproveita regalias de um 'mero mortal'

Campeão olímpico e tricampeão mundial dos 50m livre avalia os dois primeiros meses em Belo Horizonte: 'O ritmo de vida está bem perto do que considero ideal'


Por Belo Horizonte


saiba mais

“Você não é aquele moço que nada?”, pergunta uma senhora, enquanto Cesar Cielo seleciona ameixa, pera e banana na barraca da feira. O tal rapaz tricampeão mundial e campeão olímpico dos 50m livre para o que está fazendo, solta um sorriso sem graça e confirma: “Sim, eu nado!”. Depois das compras, com a mochila com o material de treino nas costas e duas sacolas de produtos fresquinhos nos braços, é interrompido novamente. Desta vez, por um fã que mal podia acreditar ter esbarrado com o ídolo bem ali, na feira do seu bairro. Um pouco antes, na barraca das verduras e legumes, uma outra senhora aproveita para vender seu peixe: “Olha, você veio para a melhor cidade do Brasil!.” Ele realmente não tem dúvidas: fez uma boa opção ao escolher o Minas Tênis Clube e Belo Horizonte como suas novas casas até os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio. À vontade na cidade “quase do interior”, o velocista de 27 anos criou uma rotina tranquila. Vai a pé do treino para casa, faz suas próprias compras, cozinha, joga videogame e treina. Treina muito. Só não dá para dizer que a adaptação foi perfeita porque na capital mineira ainda não encontrou um substituto para o Seu Natan, seu fiel cabeleireiro, desde sempre, de Santa Bárbara d'Oeste (SP).  

cesar cielo morando belo horizonte natação (Foto: Lydia Gismondi)
Cielo costuma fazer feira depois do 
treino, a apenas duas quadras do clube 
(Foto: Lydia Gismondi)

Pretendo seguir assim até 2016. Mas se por algum motivo eu começar a não nadar bem, é hora de pensar em mudança. Mesmo sendo a um ano das Olimpíadas

O momento mais tenso da nova rotina de Cesar Cielo é a busca pelas braçadas cada vez mais fortes e velozes dentro d’água. Fora isso, a rotina do nadador em Belo Horizonte tem sido de total tranquilidade. Quando começou a buscar uma nova casa, no fim do passado, a procura era por um clube que desse as melhores condições para seguir sua preparação para 2016. Mas não só isso. Avesso à vida agitada das cidades grandes como Rio e São Paulo, o campeão olímpico também queria encontrar um lugar onde treinar fosse sua única preocupação.   

- Saindo de São Paulo, qualquer lugar é tranquilo. E eu venho do interior. Acho que BH está nesse meio. Não chega a ser uma metrópole como Rio e São Paulo, mas também não é interior. Aqui o trânsito tem hora marcada. A questão da qualidade de vida considero bem melhor pela tranquilidade. Eu tenho feito bastante coisa a pé, quase não pego meu carro. A sensação que tenho é que estou em uma cidade muito mais tranquila, com um ritmo de vida muito mais tranquilo. O ritmo de vida está bem perto do que considero ideal. Aqui eu faço até feira – contou Cielo, que também não abre mão de cozinhar sua própria comida.  

cesar cielo morando belo horizonte natação (Foto: Lydia Gismondi)Nadador comemora o fato de poder andar a pé pela cidade (Foto: Lydia Gismondi)

Em contraste com a rotina tranquila, a agitação dentro das piscinas do Minas Tênis Clube também foi determinante para a escolha de Cielo. Depois de uma temporada treinando praticamente sozinho, intercalando períodos em São Paulo e nos Estados Unidos, o campeão olímpico encontrou no clube de Belo Horizonte o cenário ideal para se manter desafiado. Treinar constantemente com outros destaques das provas de velocidade do Brasil passou a ser uma de suas prioridades em 2014.   

- O que ficou mais complicado de tudo no Arizona (EUA) é que ainda estava nadando sozinho. E eu estava precisando ter um parâmetro. No ano passado, que estava limitado em várias coisas por causa da cirurgia (nos dois joelhos), funcionou treinar sozinho. Não era mesmo a hora de ficar competindo com ninguém. Funcionou para aquele período de recuperação que precisava respeitar o meu corpo, a minha cicatrização. Mas, desde que voltei a sentir firmeza no joelho, percebi que me desafiar com outras pessoas estava faltando no meu treinamento - explicou.  

Nas raias da piscina aberta do clube, Fernando Silva e Nicolas Oliveira são os estímulos de que Cielo tanto sentia falta. Os amigos de longa data da seleção brasileira agora são parceiros de time e “rivais”. Entre uma brincadeira e outra, o trio de velocistas acaba se desafiando dentro d’água. O bom momento vivido pelo clube também é um ponto a favor. O Minas é o atual campeão do Troféu Maria Lenk, principal competição brasileira da modalidade, e favorito ao título na edição deste ano, de 21 a 26 de abril, em São Paulo.  

cesar cielo morando belo horizonte natação (Foto: Lydia Gismondi)
Clima de descontração nos treinos é um 
dos pontos positivos da mudança 
(Foto: Lydia Gismondi)


 Eu mato muita gente na internet. Jogo usando aqueles microfones e xingo todo mundo. Pareço um moleque de 11 anos. Normalmente, eu nem revelo quem eu sou. Só quando estou ganhando mesmo

A natação é só um dos esportes de expressão do clube mineiro, que ainda tem vôlei e judô como destaques. Durante a caminhada diária de ida e volta de casa para o treino, Cielo já se acostumou a andar cumprimentando todos os coleguinhas “de camiseta azul” que encontra pela frente. O clima do entorno do Minas, que se assemelha ao de um campus de universidade, é uma das coisas que agradam ao nadador de Santa Bárbara d’Oeste na nova casa. As buzinadas, os gritos e cumprimentos que tem recebido dos fãs também são bem vistos por ele. E até as frequentes perguntas sobre o time para o qual vai torcer em Belo Horizonte já viraram motivo de piada. 
   
- O pessoal aqui gosta muito de dar as boas-vindas e, principalmente, de perguntar se eu vou torcer para o Cruzeiro ou Atlético. Sempre que sou parado na rua acabam me perguntando isso. Eu respondo que vou torcer para o América. Mas é bacana esse orgulho que eles têm daqui. Não querem saber do resto do mundo. Querem saber do Galo e do Cruzeiro. Mas, por enquanto, o assédio está tranquilo. Aqui no clube, às vezes pedem para tirar foto, mas até que eles respeitam bastante os meus horários de treino.
  
cesar cielo morando belo horizonte natação (Foto: Lydia Gismondi)Campeão olímpico recebe o carinho de uma senhora na feira (Foto: Lydia Gismondi)

A boa relação que tem construído com o técnico Scott Volkers também deixa o nadador otimista. O estilo de treinamento do australiano, parecido com o do seu antigo técnico, o americano Scott Goodrich, facilitou a transição. À vontade no clube e com seu novo comandante, Cielo não pensa em mais mudanças ou voltar a treinar nos Estados Unidos. Pelo menos não por agora.
   
- Eu vou passar um bom tempo aqui. Vejo minhas idas para os Estados Unidos mais para competições. Mas se no meio do caminho eu achar interessante por alguma razão passar um tempo treinando lá, não vejo problema nenhum. Mas conversei com o Scott e acho que a gente precisa passar uma temporada inteira junto para ver se é isso mesmo. Nunca vi dificuldade em mudar na parte profissional. Eu até gosto, pois você faz um balanço de tudo. Pretendo seguir assim até 2016. Mas se por algum motivo eu começar a não nadar bem, é hora de pensar em mudança. Mesmo sendo a um ano das Olimpíadas - alertou.   

Integrar-se para valer à equipe e adaptar-se à nova casa, no entanto, é no que Cielo mais tem pensado nos dois últimos meses. Nos momentos de folga, sempre aproveita para sair para jantar com os amigos de clube, namorar - quando recebe a visita em BH da modelo Kelly Gisch - e jogar videogame. Este último é um dos seus “esportes” favoritos.    

- Eu mato muita gente na internet. Jogo usando aqueles microfones e xingo todo mundo. Pareço um moleque de 11 anos. Normalmente, nem revelo quem eu sou. Só quando estou ganhando mesmo – revelou, às gargalhadas, o nadador.   

cesar cielo morando belo horizonte natação (Foto: Lydia Gismondi)
Nadador já está adaptado ao novo clube, 
mas não descarta mudanças até 2016 
(Foto: Lydia Gismondi)

Não fosse a enorme cabeleira que foi “obrigado” a cultivar nos últimos meses, Cielo não teria do que reclamar dessa nova fase. Acostumado a cortar o cabelo sempre em um mesmo cabeleireiro em Santa Bárbara d’Oeste, o nadador agora está à procura de alguém em Minas que possa substituir o seu Natan à altura.  

- Essa é uma das coisas às quais eu realmente ainda não me adaptei. Preciso muito de um cabeleireiro. Estou muito acostumado com o Natan. Já pensei até em pagar uma passagem para ele vir cortar o meu cabelo. Mas aí também achei exagero – disse Cielo, que espera agora ser “salvo” por uma boa indicação do modelo e companheiro de clube Felipe Martins.


FONTE:

Nenhum comentário: