segunda-feira, 14 de abril de 2014

Teve Isso! Nariz quebrado, bebida liberada, W.O. e pênalti relâmpago

Curiosidades do futebol brasileiro no fim de semana têm ainda a revolta de presidente após final, apresentador de TV acusado de racismo e goleiro recusando pedido de juiz


Por Rio de Janeiro

O fim de semana no futebol brasileiro foi marcado por inúmeros fatos curiosos, engraçados e inusitados, como o preparador físico que teve o nariz quebrado por jogador do próprio time; o clube que perdeu por W.O. por não ter providenciado enfermeiros; o pênalti relâmpago na decisão de Estadual; a liberação de bebidas alcoólicas em estádios; o apresentador de TV que foi acusado de racismo; a revolta de presidente após decisão; e o goleiro campeão que recusou pedido do juiz. Quer saber o que rolou no fim de semana? Então não deixe de conferir o Teve Isso! desta segunda-feira.

racismo
O apresentador Lourival Santos, da Rede Massa, afiliada do SBT no Paraná, foi detido durante a segunda e decisiva partida da final do Paranaense entre Maringá e Londrina, no estádio Willie Davis. Ele foi acusado de chamar de 'macaco' o lateral Maicon Silva, do Londrina, logo após ele ter feito o primeiro gol. O apresentador estava no gramado cobrindo a partida. O apresentador foi liberado após prestar depoimento na delegacia. O jogador não foi ouvido, mas pode abrir representação criminal até seis meses após o registro da ocorrência. Esta foi a segunda acusação de racismo que ocorreu no Paraná nos últimos dias em campos de futebol. O Londrina conquistou o Estadual ao vencer o Maringá na decisão por pênaltis por 4 a 3 após empate em 1 a 1 no tempo normal

comemora londrina maicon silva paranaense (Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná)
Lateral Maicon Silva foi vítima de 
racismo após marcar o gol do Londrina
(Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná)

nariz quebrado
Durante a partida contra o Capivariano, que decretou o rebaixamento da Itapirense para a Série A3 do Campeonato Paulista, o meia Diego Barbosa quebrou o nariz do preparador físico Sérgio Tanaka com uma cabeçada no banco de reservas. A confusão aconteceu quando o Capivariano marcou o segundo gol, aos 43 minutos do segundo tempo - o jogo estava empatado. Irritado por não ter entrado em campo, Diego Barbosa começou a esmurrar o banco e partiu para cima de Tanaka ao ser repreendido pelo descontrole. A causa da insatisfação de Barbosa teria sido uma confusão feita pela comissão técnica entre ele e o atacante Diego Souza. Barbosa foi chamado para entrar, mas na verdade a intenção era colocar o xará. O meia achou que Tanaka influenciou na decisão e se revoltou. O preparador físico foi a uma delegacia e fez Boletim de Ocorrência contra Diego Barbosa. O atleta já foi dispensado pelo clube e sequer voltou para Itapira no ônibus da delegação - ele ainda será multado. O Capivariano venceu o jogo por 3 a 1.

Sergio Tanaka, preparador físico da Itapirense (Foto: Reprodução EPTV)
Sergio Tanaka, preparador físico da 
Itapirense, foi agredido por jogador 
do próprio time (Foto: 
Reprodução EPTV)

revolta
O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, invadiu o campo do Mineirão após o fim da partida contra o Cruzeiro pela decisão do Campeonato Mineiro para reclamar com o árbitro do gaúcho Leandro Pedro Vuaden. Ele estava indignado com um lance ocorrido aos 43 minutos da segunda etapa. Após ser lançado por Neto Berola, o atacante Jô caiu na área numa disputa com o zagueiro Dedé. Vuaden chegou a marcar o pênalti, mas na sequência volta atrás ao ver o auxiliar apontando impedimento de Jô, inexistente. Com o empate por 0 a 0, a Raposa ficou com o título.

- Foi um escárnio, um escândalo. Por isso nós ganhamos a Libertadores, porque essa gangue não entra em campo - disse Alexandre Kalil, que chamou o árbitro de "vagabundo". 
  
Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG, xinga arbitragem ao fim do clássico (Foto: Reprodução\TV Globo Minas)
Alexandre Kalil, presidente do Atlético
-MG, invadiu o campo após o clássico 
(Foto: Reprodução\TV Globo Minas)

pênalti relâmpago
A segunda e decisiva partida da final do Campeonato Catarinense entre Figueirense e Joinville estava com apenas 10 segundos de bola rolando, quando o atacante Everton Santos, do Figueira foi derrubado dentro da área pelo goleiro Ivan e o árbitro Heber Roberto Lopes marcou pênalti. O meia Giovanni Augusto cobrou a penalidade, mas Ivan defendeu. No entanto, o atacante Dudu pegou o rebote e mandou a bola pro fundo da rede, abrindo o caminho para a vitória do Furacão do Estreito por 2 a 1 que garantiu o título do Estadual.  

é minha
Após defender a cobrança de pênalti do zagueiro santista Neto, o goleiro Vagner, do Ituano, não largou mais a bola. O árbitro Raphael Claus ainda pediu, mas o arqueiro se recusou a entregá-la (assista ao vídeo a partir de 6m30). O Ituano conquistou o Campeonato Paulista ao derrotar o Santos na disputa de pênaltis por 7 a 6 após vitória do Peixe no tempo normal por 1 a 0, com gol de Cícero que converteu uma penalidade máxima no primeiro tempo. 

defesa de peito
Além defender a penalidade que garantiu o título do Campeonato Paulista, o goleiro Vagner, do Ituano, fez uma linda defesa com o peito aos 34 minutos do primeiro, evitando que o Santos abrisse o placar na segunda e decisiva partida da final. Após cruzamento do lateral Cicinho, o atacante Leandro Damião cabeceou à queima-roupa, mas a bola acabou batendo no peito de Vagner. Se o Santos vencesse por dois gols de diferença ficaria com o título sem a necessidade da disputa de pênaltis. No entanto, como venceu por 1 a 0 a decisão foi para os pênaltis e o time de Itu acabou vencendo por 7 a 6. 

valeu felipão
Os jogadores do Ituano entraram em campo na final do Campeonato Paulista, contra o Santos, no Pacaembu, com uma faixa de agradecimento e apoio a Luiz Felipe Scolari, técnico da Seleção Brasileira. A faixa tinha os seguintes dizeres: "Felipão, nós acreditamos, nós confiamos. Boa sorte!" Assim que o time de Itu se classificou para a fase de mata-mata do Paulistão, o treinador do Brasil gravou um vídeo motivacional para servir de incentivo na hora que o clube fosse enfrentar os grandes na competição.

torcida à distância
Os torcedores do Ituano que não foram ao Pacaembu acompanhar a decisão do Campeonato Paulista contra o Santos também comemoraram bastante a conquista do título. Assim que o goleiro Vagner defendeu a cobrança de pênalti feita pelo zagueiro santista Neto, a torcida do Galo explodiu de alegria na arquibancada do Estádio Novelli Júnior. Mesmo à distância, eles apoiaram muito a equipe durante toda a partida.

bom senso
Os jogadores do Atlético-MG entraram em campo na final do Campeonato Mineiro, contra o Cruzeiro, no Mineirão, com uma faixa do movimento Bom Senso Futebol Clube, que reivindica melhores condições para o futebol brasileiro. A faixa, que exibia o endereço na internet para que simpatizantes às reinvidicações possam participar assinando a petição formulada por uma comissão de jogadores, tinha os seguintes dizeres: "Final de campeonato: um campeão, 500 clubes sem atividades e 12 mil desempregados.

#profutebolnãoparar". A iniciativa também foi realizada em outros estados como Rio Grande do Sul, na final entre Internacional e Grêmio, e Goiás, na decisão entre Goiás e Atlético-GO.

Jogadores do Atlético-MG entram em campo, com faixa do Bom Senso FC (Foto: Reprodução\TV Globo Minas)
Jogadores do Atlético-MG entram em 
campo com faixa do Bom Senso FC 
(Foto: Reprodução\TV Globo Minas)

homenagem
A Federação Mineira de Futebol homenageou o ex-narrador Osmar Santos, que trabalhou nas principais rádios e emissoras de TV do Brasil, durante a final do Campeonato Mineiro entre Cruzeiro e Atlético-MG, no Mineirão. Coube ao "Pai da Matéria" dar o pontapé inicial do clássico. Após sofrer um acidente automobilístico no interior paulista em 1994, Osmar Santos ficou com a fala comprometida, entre outras sequelas, por conta dos danos cerebrais provocados. Com o empate em 0 a 0, a Raposa conquistou o título.

osmar santos atletico-mg x cruzeiro (Foto: Douglas Magno)
Osmar Santos foi homenageado pela 
Federação Mineira antes do jogo 
entre Atlético-MG e Cruzeiro 
(Foto: Douglas Magno)

bebida liberada
Entrou em vigor neste fim de semana a lei estadual que libera a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em estádios e arenas desportivas do Rio Grande do Norte. A venda poderá ocorrer a partir de duas horas antes de começar a partida ou evento desportivo até uma hora após a sua conclusão. Só poderão ser comercializadas bebidas com, no máximo, 43% de teor alcoólico. Além disso, elas só poderão ser vendidas e entregues aos consumidores em copos plásticos flexíveis de até 500 ml.

Torcedores do Alecrim com cerveja no Estádio Iberezão (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)
Torcedores do Alecrim com cerveja no 
Estádio Iberezão (Foto: Canindé 
Pereira/Divulgação)

CONFUSÃO
A partida entre Marcílio Dias e Atlético Ibirama, válida pela última rodada do hexagonal final do Campeonato Catarinense, começou com 10 minutos de atraso e terminou aos 43 minutos do segundo tempo, dois minutos antes do tempo regulamentar previsto. Como o Marcílio dependia do resultado do confronto entre Chapecoense e Avaí - em caso de empate, o Marcílio precisaria vencer por dois ou mais gols de diferença - o jogo não iniciou no horário previsto. Outro fato que chamou a atenção foi a ambulância ter deixado o estádio para atender uma emergência após Adriano marcar, de pênalti, o gol da vitória do Atlético por 1 a 0. Como se não bastasse, torcedores, indignados com duas expulsões e o pênalti marcado, cercaram o carro do presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Delfim Pádua Peixoto Filho. A Polícia Militar entrou em confronto com parte da torcida marcilista, que respondeu jogando pedras. Interrompida aos 37 minutos do segundo tempo, a partida só foi reiniciada meia hora depois com o retorno da ambulância. Apesar da PM ter garantido a segurança para a continuidade do jogo, o árbitro encerrou o confronto aos 43 minutos da segunda etapa. Com o resultado, o Atlético Ibirama escapou do rebaixamento por ter uma vitória a mais que o Brusque.

Marcílio Dias x Atlético de Ibirama confusão briga (Foto: Guilherme Luz/Arquivo pessoal)
Torcedores ficaram indignados com 
expulsões e pênalti marcado contra 
o Marcílio (Foto: Guilherme Luz/
Arquivo pessoal)

w.o.
O Paduano perdeu por W.O. a partida contra o São João da Barra, válida pela primeira rodada da Taça Corcovado, Segundo Turno da Série B do Campeonato Carioca. Por ser o mandante do jogo, o clube deveria providenciar os enfermeiros para atuar no Estádio Carneirão conforme prevê o regulamento. Após aguardar o tempo de tolerância regulamentar, o árbitro Fabricio Ribeiro Aguiar decretou o fim da partida e a vitória do time sanjoanense pelo placar de 3 a 0. Esse foi o terceiro W.O. na atual edição da Segundona do Rio, o segundo somente nesta rodada.

w.o. são joão da barra x paduano, série b do carioca (Foto: Fabio Menezes)
w.o. são joão da barra x paduano, série 
b do carioca (Foto: Fabio Menezes)

festa
A torcida do Campinense comemorou o aniversário de 99 anos do clube de uma forma inusitada. Um grupo de torcedores rubro-negros fez uma festa no Calçadão da Rua Cardoso Vieira com direito a bolo e bandinha de frevo. Embora dentro de campo ainda não esteja vivendo um momento tão bom como o de 2013 quando conquistou a Copa do Nordeste, o time começa a viver dias melhores após um início de ano turbulento. No fim de semana, por exemplo, a equipe derrotou o Treze por 2 a 1, pela oitava rodada do Segundo Turno do Estadual.

Torcida comemora 99 anos do Campinense (Foto: TV Paraíba)
Torcedores do Campinense 
comemoraram o aniversário de 99 
anos do clube com bolo e bandinha 
(Foto: TV Paraíba)

na torcida
O atacante Walter prestigiou a final da Taça Guanabara de juniores vencida pelo Fluminense após derrotar o Nova Iguaçu por 2 a 1, nas Laranjeiras. O atacante assistiu a partida ao lado do presidente Peter Siemsen. Kenedy e Marcelo marcaram os gols do Tricolor, enquanto que Marlon descontou para a equipe da Baixada Fluminense.

- Esse contato com os garotos é importante. Quando era dos juniores do Inter, o Fernandão ia sempre quando era final. Isso era muito importante para mim, gostava desse incentivo. Então estou aqui para incentivar a garotada - disse Walter.

walter fluminense x nova iguaçu (Foto: BRUNO HADDAD/FLUMINENSE F.C.)
Walter prestigia os garotos do Flu na 
final da Taça Guanabara de juniores 
(Foto: BRUNO HADDAD/
FLUMINENSE F.C.)

escada
No jogo entre Tupy-ES e Serra, válido pela 12ª rodada da Série B do Campeonato Capixaba, um gandula roubou a cena. A partida estava no segundo tempo, quando o senhor, responsável pela reposição das bolas, entrou no gramado com uma escada e atrapalhou o contra-ataque serrano.

Ele atravessou o campo e se dirigiu ao muro lateral, do Gil Bernardes, para pegar uma bola, que havia sido chutada no quintal do vizinho. A partida terminou empatada em 2 a 2.


Gandula entra em campo com escada para recuperar bola (Foto: Adriano Barbosa / Serra FC)
Gandula entra em campo com escada 
para recuperar bola (Foto: Adriano 
Barbosa / Serra FC)

saída em série
No Campeonato Acreano, três técnicos entregaram os seus cargos na sétima rodada. Nilton Nery pediu para deixar o comando do Galvez logo após a derrota para o Andirá por 3 a 2. Mesmo com a vitória, o treinador do Andirá, Afonso Alves, também pediu para sair. Ele acumulava as funções de treinador, preparador físico e diretor de futebol do clube. Já, Francisco Dias, o Jangito, pediu demissão no Vasco-AC após a segunda derrota seguida do time no Estadual, desta vez para o Rio Branco por 3 a 0.

Rodada do Acreano 2014 tem queda de três técnicos (Foto: GloboEsporte.com)
Três técnicos entregaram o cargo na 
rodada do Campeonato Acreano 
(Foto: GloboEsporte.com)

briga e camisa amarela
Na vitória do Cori-Sabbá por 1 a 0 diante do River-PI, pela quinta rodada do Campeonato Piauiense, torcedores das duas equipes entraram em confronto após um esbarrão acidental de um torcedor do River num idoso da torcida adversária e a polícia precisou intervir. Além da confusão, a partida precisou ser parelisada duas vezes por conta de queda de energia. Já o Parnahyba usou uma camisa amarela para homenagear a Seleção Brasileira na derrota por 1 a 0 para o Flamengo-PI.

Parnahyba com uniforme novo (Foto:  Elmadã Gonçalves / Torcida Azulina)
Parnahyba usou uma camisa amarela 
em homenagem à Seleção (Foto: 
Elmadã Gonçalves / Torcida Azulina)


FONTE:

Nenhum comentário: