sexta-feira, 11 de abril de 2014

Roy Nelson 'apaga' Minotauro com nocautaço no UFC em Abu Dhabi

'Gordinho' americano acerta série de overhands e conquista vitória ainda no primeiro round. Card principal tem vitórias de Guida, LaFlare e Nijem


Por Abu Dhabi, Emirados Árabes



A mão direita de Roy Nelson fez mais uma vítima no UFC, e desta vez nem o conhecido poder de superação de Rodrigo Minotauro foi suficiente para parar o "Gordinho". O peso-pesado americano acertou uma série de seus tradicionais overhands no queixo do brasileiro, conseguiu dois knockdowns e o levou à lona com um nocautaço ainda no primeiro round, quando o relógio marcava 3m37s. O duelo foi o principal do card em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, na tarde desta sexta-feira (noite no local).

- Se não fosse por ele (Minotauro), não estaríamos lutando MMA. Ele é "o" peso-pesado. Obrigado por vir - disse Nelson no microfone, mostrando muito respeito pelo rival após a luta.

 Roy Nelson vence Minotauro luta UFC Abu Dahbi (Foto: Getty Images) 
Roy Nelson aplica overhand de direita 
para nocautear Minotauro (Foto: 
Getty Images)

Minotauro começou a luta buscando encurtar a distância. Nelson acertou um gancho seguido de um overhand e já conseguiu o knockdown, mas o brasileiro se recuperou rapidamente. Minotauro passou a se distanciar mais do americano e se esquivou bem de um cruzado. Nelson encaixou um jab, e Minotauro respondeu com um direto. Nelson aplicou um overhand duríssimo e deixou o rival completamente tonto. O americano evitou ir para o chão e esperou Minotauro se levantar. Na sequência, o "Gordinho" emendou outro overhand poderoso e levou Minotauro à lona, sem nem precisar da interrupção do árbitro. O baiano permaneceu "apagado" por alguns instantes até receber a ajuda dos médicos. Ele ficou bem, mas, por precaução, foi para o hospital e não compareceu à coletiva de imprensa pós-evento.

Aos 37 anos, Minotauro sofreu a nona derrota em 45 lutas na carreira, a terceira por nocaute. Ele vinha de outro revés, diante de Fabricio Werdum por finalização, em junho do ano passado. Já Roy Nelson, também de 37 anos, conquistou a vitória de número 20 em 29 combates até hoje, a 13ª por nocaute. Ele se recupera de duas derrotas seguidas, contra Stipe Miocic e Daniel Cormier.

Rodrigo Nogueira Minotauro derrotado UFC em Abu Dahbi (Foto: Getty Images)
Minotauro estirado no chão após o 
nocaute em Abu Dhabi (Foto: 
Getty Images)

A seguir, veja um resumo das demais lutas do card principal de Abu Dhabi:
Clay Guida vence combate movimentado contra Tatsuya Kawajiri

Em uma luta movimentada, o peso-pena americano Clay Guida conseguiu mais uma vitória no UFC, desta vez diante do japonês Tatsuya Kawajiri, por decisão unânime dos juízes (triplo 30 a 27). O triunfo foi o de número 31 da carreira de Guida, enquanto para Kawajiri a luta representou sua oitava derrota em 43 duelos até hoje.

A luta começou, como sempre, com Clay Guida movimentando-se de forma frenética no octógono, enquanto Kawajiri o mantinha à distância com jabs, e tentando um soco giratório, do qual Guida desviou-se. Segundos depois, o americano acertou um belo cruzado de direita que derrubou o japonês, indo imediatamente para as suas costas. Kawajiri defendeu a tentativa de finalização e manteve a luta em pé, na grade. O japonês buscou o braço de Guida e tentou uma kimura em pé, defendida pelo americano com uma cambalhota. Mesmo assim, o japonês manteve a pressão no braço e buscou uma chave de braço. Guida mais uma vez defendeu a tentativa de finalização e voltou às costas do rival. Mostrando força, Guida levantou o adversário e o jogou no chão, mas o japonês rapidamente levantou-se. Após alguns segundos de troca de força, Kawajiri derrubou Guida, que fez o giro no chão e tentou aplicar a kimura, defendida pelo japonês segurando no seu próprio calção, o que é permitido pela regra.

Clay Guida chute UFC luta Abu Dhabi (Foto: Getty Images)
Clay Guida chuta Tatsuya Kawajiri 
(Foto: Getty Images)

No segundo round, após uma tentativa de chute alto de Kawajiri, Guida levou a luta para a grade, pressionando o rival. O japonês defendeu a tentativa de queda e pegou o braço de Guida, que mais uma vez livrou-se do golpe com um rolamento para trás. Novamente na grade, o americano conseguiu uma derrubada, mas Kawajiri levantou-se imediatamente. Guida mantinha o plano de luta de pressionar o japonês na grade, não dando espaço para as tentativas de finalização. Mesmo assim, o japonês quase encaixou um triângulo invertido, que foi defendido com Guida livrando a cabeça e voltando a pressionar o rival na grade até o intervalo.

O terceiro e último round começou com a tentaiva de trocação de ambas as partes. O japonês encurtou a distância buscando o double leg, mas Guida fez o sprawl e defendeu, tentando aplicar uma guilhotina. O americano aplicou uma série de cotoveladas na cabeça de Kawajiri, que manteve a pressão nas grades, travando a perna do americano. A dois minutos do fim, Guida livrou-se e voltou a lutar em pé. O japonês continuava tentando os socos giratórios, mas já sem a mesma velocidade. Novamente na grade, Guida deixou o pescoço exposto e o japonês encaixou uma guilhotina. O americano jogou Kawajiri no chão, mas nem assim ele largou o seu pescoço. Com calma, Guida livrou o pescoço e ficou por cima até o fim do duelo.

Com ajuda de golpe baixo, Ryan LaFlare vence John Howard

Em um combate entre dois meio-médios (até 77kg) em plena ascensão, o americano Ryan LaFlare derrotou o compatriota John Howard por decisão unânime dos jurados em Abu Dhabi. O detalhe é que o rendimento de Howard foi prejudicado por conta de uma joelhada nos "países baixos" no meio do segundo round, que quase o fez abandonar a luta. Com o triunfo, LaFlare chegou a um cartel de 11-0, com quatro vitórias no UFC.

LaFlare começou chutando baixo para distrair Howard e logo conseguiu a queda. Howard fez força para sair de baixo, mas LaFlare o manteve na posição e ensaiou um triângulo de mão. Os dois se levantaram, e LaFlare pressionou o rival contra a grade. Depois, acertou boa joelhada no corpo, enquanto Howard encaixou alguns cruzados.

No segundo round, Howard pesou a mão e aplicou um knockdown ao acertar uma bomba no rosto de LaFlare. Howard foi para cima e trabalhou o ground and pound, mas LaFlare projetou o quadril para cima e inverteu a posição. Novamente de pé, Howard tomou a tal joelhada nos "países baixos" e precisou de alguns minutos para se recuperar, enquanto fazia cara de muita dor. No retorno, ele tomou uma rasteira e ficou por baixo do rival, mas não demorou muito para ficar de pé. LaFlare clinchou e botou Howard com as costas na grade. Howard se desgrudou e soltou uma boa combinação no rosto do compatriota.

Ryan LaFlare chute UFC luta Abu Dhabi (Foto: Getty Images)
Ryan LaFlare chuta o corpo de John 
Howard (Foto: Getty Images)

Howard desequilibrou LaFlare no início do terceiro assalto, mas foi quedado na sequência. Quando se levantou, acertou mais uma boa combinação e chegou a balançar o adversário. Os dois voltaram ao chão, e LaFlare grudou bem em Howard, trabalhando o ground and pound. LaFlare ensaiou um katagatame, e Howard se mexeu rapidamente e partiu para uma chave de joelho, que não deu certo. LaFlare colou nas costas e aplicou mais golpes até o fim do período.

Ramsey Nijem arrasa Beneil Dariush na abertura do card principal

O americano de origem palestina Ramsey Nijem mostrou muita agressividade diante do iraniano Beneil Dariush na abertura do card principal do "UFC: Nogueira x Nelson", em luta empolgante pela categoria dos leves (até 70kg).

Com uma trocação muito afiada, Nijem venceu aos 4m20s do primeiro round, por nocaute técnico. Esta foi a primeira derrota de Beneil Dariush em oito lutas, e também a nona vitória em 13 lutas de Ramsey Nijem
A luta começou com Nijem buscando os chutes altos, recebendo a resposta imediata de Dariush. Bastante agressivo, Nijem buscava os golpes fortes, mas Dariush, mostrando calma, aos poucos cadenciava a luta e controlava as investidas do americano. Na metade do round, Ramsey Nijem acertou um cruzado de direita no rosto do iraniano, e depois, na sequência, acertou um direto que derrubou Dariush. Por cima no chão, Nijem acertou uma sequência devastadora de golpes, muito bem absorvidos pelo rival.

Ramsey Nijem vitória UFC luta Abu Dhabi (Foto: Getty Images)
Ramsey Nijem não perdoa Beneil 
Dariush e solta sequência no rosto 
(Foto: Getty Images)

Alternando a estratégia, o americano buscou uma guilhotina, à qual Dariush também resistiu, chegando a tentar uma chave de calcanhar. Mantendo a agressividade, Nijem mais uma vez buscou os golpes de cima para baixo. Com muito sangue no rosto, Dariush era muito golpeado, mas não desistia, o que obrigou o árbitro Neil Hall a interromper a luta, decretando o nocaute técnico.

Veja os resultados das oito lutas do card:

CARD PRINCIPAL
Roy Nelson venceu Rodrigo Minotauro por nocaute aos 3m37s do round 1
Clay Guida venceu Tatsuya Kawajiri por decisão unânime (30 a 27, 30 a 27 e 30 a 27)
Ryan LaFlare venceu John Howard por decisão unânime (placares não divulgados)
Ramsey Nijem venceu Beneil Dariush por nocaute técnico aos 4m20s do round 1


CARD PRELIMINAR
Jared Rosholt venceu Daniel Omielanczuk por decisão unânime (placares não divulgados)
Thales Leites venceu Trevor Smith por nocaute técnico aos 45s do round 1

Jim Alers venceu Alan Omer por decisão dividida (29 a 28, 28 a 29 e 29 a 28)
Rani Yahya x Johnny Bedford: "no contest" aos 39s do round 1 (choque de cabeças)


Banner Jones Glover (Foto: Combate)


saiba mais

Nenhum comentário: