sexta-feira, 11 de abril de 2014

Mago William tenta tirar da cartola jogadas para os 'fominhas' do Cruzeiro

Melhor levantador da Superliga tem missão de municiar os atacantes e controlar os ânimos dos que não vão receber suas bolas no final contra o Sesi-SP, no domingo


Por Belo Horizonte


treino cruzeiro final superliga masculina de volei - william e wallace (Foto: Alexandre Arruda/CBV)William ao lado de Wallace no treino do Cruzeiro antes da final da Superliga contra Sesi (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

Em um Cruzeiro de gigantes "fominhas", quem manda dentro de quadra é o segundo menor jogador do time. O levantador William, de 1,86m – apenas dois centímetros a mais do que o líbero Serginho –,  é o líder da equipe mineira, que disputa o título da Superliga masculina, neste domingo, contra o Sesi-SP, às 10h (horário de Brasília), no Ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte. Para impor respeito com os atacantes grandalhões, William precisou de muito talento.  E isso não lhe falta, pois ele é o melhor levantador da competição, segundo as estatísticas da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Mesmo assim, sobram broncas dos seus colegas, que muitas vezes não entendem o fato dele ter optado por passar a bola para outro jogador.

– Eu procuro dar sempre a melhor bola. Eu jogo em um time com cinco atacantes extremamente fominhas. Isso facilita a minha vida, mas também faz com que eu receba algumas broncas. Eu tento me explicar, sempre com respeito, e eles procuram entender – afirmou William.


saiba mais

Disputar finais de competições entre clubes tem sido rotina para o veterano de 35 anos. Há quatro anos no Cruzeiro, ele disputou as 15 decisões dos 15 campeonatos em que atuou pelo clube celeste. Antes disso, pelo Bolívar, da Argentina, William diz ter uma marca impressionante. Segundo ele, foram 20 finais em 21 torneios disputados.

– São oito anos disputando finais. O último campeonato que eu não disputei a final foi no Novo Hamburgo, em 2006, quando a gente perdeu para o extinto Banespa, nas quartas de final da Superliga. Por sorte e trabalho, eu ganhei a maioria dessas decisões e espero ganhar mais uma – comentou o paulistano, que pelo clube mineiro foi campeão mundial, bicampeão sul-americano, campeão da Superliga e tetracampeão mineiro, dentre outros títulos de menor expressão.

treino cruzeiro final superliga masculina de volei - eder e william (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
Clima de descontração marca os treinos 
do Cruzeiro no Mineirinho (Foto: 
Alexandre Arruda/CBV)

Apelidado de Mago, por tirar jogadas da cartola, William está tentando bolar algo para surpreender o Sesi-SP no domingo. Está difícil, pois os adversários o conhecem bastante, seja das partidas entre os clubes, ou do convívio na seleção brasileira.

– Se eu tiver uma novidade, não vou falar agora para ser surpresa. Os times se conhecem bastante e já se estudaram muito. É difícil mudar muita coisa nessa hora. O lance é mais inspiração no momento. Vou fazer tudo de improviso, como costumo fazer. Eles vão tentar marcar meu jogo. E eu vou estudar para não ser tão marcado como eles estão pensando.


saiba mais

Nenhum comentário: