terça-feira, 8 de abril de 2014

'Ousadia e alegria': paredão Evandro, de 2,10m, adota lema e ganha torcida

Carioca de 23 anos e 2,10m é uma das promessas do vôlei de praia brasileiro ao lado de Vitor Felipe; o gigante sonha conquistar uma medalha de ouro nas Olimpíadas


Por Rio de Janeiro


Evandro bloqueia Alison Rei da praia vôlei (Foto: Mauricio Kaye/Rei da Praia)Duelo de gigantes: Evandro (2,10m) para Alison (2,03m) no bloqueio (Foto: Mauricio Kaye)

O menino de sorriso largo mostra que sua força vem do bloqueio. Com 2,10m de altura, Evandro faz a jogada parecer fácil. O carioca de 23 anos não esconde o orgulho de estar entre os melhores jogadores de vôlei de praia do país e lembra que nunca imaginou jogar com seus ídolos. Na final do Rei da Praia, no último domingo, mesmo sem chances de ficar com a coroa, ele mostrou um carisma proporcional à sua altura. Era o jogador preferido do público na arena montada na praia de Ipanema. A cada ponto de bloqueio, uma reação, um abraço em Emanuel e o pedido para a torcida se levantar e torcer junto com ele.

Apesar de não conseguir ajudar Emanuel a ficar com o título, o gigante conseguiu bloquear por três vezes seguidas o tetracampeão consecutivo do Rei da Praia, Alison, de 2,03m, levando a torcida à loucura nas areias da Zona Sul carioca. Fã de um bom pagode, ele sabe que é preciso dar um passo de cada vez para alcançar todos os objetivos.

- Tem que ser ousado para tentar vencer esses atletas e ter felicidade para jogar. Se você não tiver felicidade para fazer o que mais gosta, acredito que nada dê muito certo. E isso de chamar a torcida é porque não sou aquela pessoa concentrada, meu lema é ousadia e alegria, como diz a música do meu amigo Thiaguinho. Se eu não chamasse a torcida para jogar junto comigo, eu não seria o Evandro - garante o atleta, referindo-se à música "Ousadia & Alegria", de Thiaguinho, Gabriel Barriga e Pezinho, que teve a participação especial do craque do Barcelona e da Seleção Brasileira Neymar. 

Volei de Praia - Evandro (Foto: Mauricio Kaye)
Evandro comemora ponto ao lado do 
ídolo Emanuel na final do Rei da Praia
 (Foto: Mauricio Kaye)

Evandro passou por vários esportes até se encantar pelo vôlei e encontrou a chave do sucesso: a alegria de jogar. E é nela que ele aposta para realizar o sonho de disputar as Olimpíadas e ganhar uma medalha dourada para o Brasil.

- Eu fiz jiu-jitsu, natação, basquete... Em todos os esportes, meus pais sempre me apoiaram. Em 2003 eu comecei no vôlei de quadra do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. Depois fui jogar em São Paulo. Joguei nos times do Santo André e do São Bernardo. Mas meu pai não estava bem de saúde, então, por esse e outros motivos, resolvi voltar para a minha cidade. Foi quando eu recebi a oportunidade para fazer um teste no vôlei de praia e me encantei. Esse processo foi complicado, porque o vôlei de praia é um esporte totalmente diferente, que envolve areia fofa, sol, vento... Sou um atleta alto, tenho 2,10m de altura, e para fazer deslocamento no inicio foi bastante complicado. Mas a minha comissão técnica me ajuda muito, quero seguir minha carreira, estou muito feliz - conta Evandro.

vitor felipe, evandro, vôlei de praia, grand slam de berlim, circuito mundial (Foto: Divulgação / FIVB)
Vitor Felipe e Evandro no Grand Slam 
de Berlim, pelo Circuito Mundial 
(Foto: Divulgação / FIVB)

Quando é para falar sobre seu parceiro nas quadras ele faz questão de lembrar que Vitor Felipe é também um grande amigo. Os dois são os principais atletas da nova geração do vôlei de praia nacional. Juntos conquistaram o ouro no Circuito Sul-Americano e o título da segunda etapa da temporada 2013/14 do Circuito Brasileiro, em Vitória. E pela primeira vez venceram uma etapa de Grand Slam do Circuito Mundial, disputada em Berlim, em agosto do ano passado. 

- Antes de a gente ser parceiro, somos amigos. A nossa amizade está em primeiro lugar, antes mesmo do vôlei. Construímos um respeito muito grande um pelo outro. Claro que brigamos, discutimos, mas isso faz parte. Sou suspeito de falar, mas estou muito feliz pela nossa parceria. Fiquei muito feliz de o Vitor ter sido chamado para o Rei da Praia este ano. Tudo que está acontecendo com a gente é maravilhoso.

Emanuel e Evandro volei de praia (Foto: Helena Rebello)Evandro posa com Emanuel, com quem já jogou algumas partidas (Foto: Helena Rebello)

Evandro relembra que em 2004 ele tirava foto com seus ídolos sem poder imaginar que um dia estaria jogando ao lado deles. 

- Tirei uma foto com o Emanuel quando eu tinha 14 anos. E hoje em dia, poder jogar com ele em uma decisão como o Rei da Praia, sinceramente, isso nem passava pela minha cabeça. Foi uma honra, um privilégio.

Evandro e Emanuel acabaram jogando juntos no Grand Slam de Moscou, na Rússia, na última temporada do Circuito Mundial
Apaixonado por vôlei, o jovem atleta carrega em seus sonhos um só desejo, e sabe que para chegar até ele é preciso muita dedicação.
 
- Se tiver uma palavra maior que apaixonado sou eu. Claro que bate uma saudade da quadra, eu acompanho os jogos e tal, mas eu sei que os meus objetivos maiores eu alcancei aqui na areia e é onde quero seguir para o resto da vida. Meu maior sonho é jogar as Olimpíadas. Todos os dias antes de dormir penso nisso, todo dia eu rezo para que tudo corra bem e para que possamos ter um bom caminho pela frente para conquistar nossos sonhos. 
Temos plena consciência de que é preciso dar um passo de cada vez e trabalhar muito para se chegar nas Olimpíadas. 


* Renata Heilborn, estagiária, sob supervisão de Raphael Andriolo


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei-de-praia/noticia/2014/04/ousadia-e-alegria-paredao-evandro-de-210m-adota-lema-e-ganha-torcida.html

Nenhum comentário: