terça-feira, 8 de abril de 2014

Felipão projeta futuro na Europa e diz rezar para decidir Copa com Portugal

Título no Mundial de 2014 pode abrir caminho para o técnico brasileiro retornar ao futebol europeu, e Benfica surge como uma das muitas possibilidades de destino


Por Lisboa, Portugal

 
O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, está viajando pela Europa para conversar com os jogadores convocados para a Copa de 2014, observar aqueles que ainda pode chamar e não só. Ele está cogitando um regresso ao futebol europeu após o Mundial. E voltar a treinar em Portugal é uma das hipóteses.

- Cogito sim voltar para a Europa, quem sabe vou voltar a treinar. Vamos ver, vamos esperar pela Copa do Mundo. Portugal é na Europa. Posso treinar qualquer time que se interessar por mim se eu tiver condições de mostrar isso já no Mundial - afirmou Felipão, em declarações aos jornalistas no intervalo do evento "Mundial a Falar Português", na última segunda-feira, em Lisboa.


saiba mais
O futuro na Europa está inevitavelmente ligado ao resultado do Brasil na Copa do Mundo. Caso conquiste o hexacampeonato, o leque de possibilidades vai aumentar. Atualmente, a hipótese mais simples para Felipão seria voltar a Portugal, onde vive o seu filho e parte da sua família. O Benfica, que no passado teve interesse em contratar o técnico brasileiro, poderá recomeçar as negociações com Scolari diante da saída, muito provável, do atual treinador Jorge Jesus no fim da temporada. Curiosamente, o brasileiro se deslocou até o estádio da Luz nesta segunda-feira para assistir ao jogo entre Benfica e Rio Ave, vencido pelo time de Lisboa, líder do Campeonato Português, por 4 a 0.

- Vim ver os brasileiros - disse o ex-técnico de Portugal.

Felipão com Presidente do Benfica  (Foto: Reprodução )
Felipão aperta a mão do presidente do 
Benfica e diz ao jornal Record que 
conhece Siqueira, lateral do time 
(Foto: Reprodução )

O jornal "Record" desta terça-feira publica reportagem que mostra Felipão apertando a mão de Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, e dizendo que conhece muito bem Siqueira, lateral-esquerdo do time, brasileiro naturalizado italiano. Em vez de ficar no setor vip do estádio, o treinador assistiu à partida na tribuna presidencial, ao lado do dirigente luso.

EUROPA DE PORTAS ABERTAS

Convém não esquecer que Jorge Mendes é o empresário de Felipão, e as relações do empresário português alcançam todos os cantos da Europa. Na próxima janela de transferências, haverá algumas movimentações nos bancos dos grandes clubes europeus. Na Inglaterra, por exemplo, o Tottenham está procurando um novo técnico. Na Itália, Seedorf e Mazzarri, de Milan e Internazionale, respectivamente, não têm seus lugares totalmente garantidos.


O técnico do Juventus, Antonio Conte, não renovou ainda o seu contrato, e a imprensa do país especula sobre uma possível saída para a Inglaterra. Napoli e Fiorentina também podem se mexer. Já na Espanha, para os treinadores de Real Madrid e Barcelona, o limite entre o triunfo e o fracasso é minúsculo,  enquanto Diego Simeone, do Atlético de Madrid, aconteça o que acontecer, vai ser cortejado por meia Europa.

Felipão coletiva evento futebol em Lisboa (Foto: EFE)
Felipão durante entrevista coletiva em 
evento de futebol em Lisboa, Portugal 
(Foto: EFE)

A ideia de Felipão é voltar à Europa e reatar o sonho de vencer por um grande clube do continente depois da saída prematura do Chelsea em 2008. Mas, antes disso, o treinador do Brasil tem uma Copa do Mundo pela frente com um único objetivo em mente: triunfar.

- Eu não posso falar que não queremos vencer. Se falar que está bom para o Brasil ficar entre os oito primeiros, acho que me expulsam do país - comentou ironicamente Felipão durante o evento que reuniu os quatro treinadores de língua portuguesa que vão estar na Copa: Paulo Bento, da seleção lusa, Fernando Santos, da Grécia, e Carlos Queiroz, do Irã. - A torcida acredita nesta seleção porque eles já viram o potencial durante a Copa das Confederações e nos amistosos que disputamos. O Brasil é um dos times favoritos, mas existem oito seleções que podem ser campeãs.

E, se pudesse escolher um adversário para enfrentar na final no dia 13 de julho, no estádio do Maracanã, Felipão não teria dúvidas de que seria Portugal.

Rezo a Deus e faço tudo o que for pedido para jogar a final com Portugal, seria a maior alegria da minha vida"
Luiz Felipe Scolari

- Eu já fechei com o Paulo (Bento), final entre Portugal e Brasil. Portugal tem já tem sua equipe montada com bons jogadores e um leque que dá ao Paulo a condição de brigar pelo título. Portugal está entre as oito favoritas na minha opinião. Rezo a Deus e faço tudo o que for pedido para jogar a final com Portugal, seria a maior alegria da minha vida - afirmou Felipão.

O ex-treinador da seleção portuguesa e agora do Brasil ainda foi questionado pela plateia sobre a importância da influência do futebol europeu para a Seleção. O técnico entrou num longo bate-papo com um jovem estudante que queria saber se o país seria igualmente forte se a maioria dos atletas não atuasse no futebol europeu.

- Teríamos uma equipe forte porque temos bons treinadores no Brasil. O Neymar, por exemplo, aprendeu muito com a chegada do Muricy Ramalho ao Santos. Aprendeu a se posicionar, ocupar os espaços e a marcar. No futebol europeu, a parte tática é mais importante, mas não queremos que ele perca a sua capacidade de improvisar. Eu acho que não se deve tirar a liberdade a um jogador, é melhor corrigir algumas coisas. Na Europa, ele são corrigidos, e isso é muito importante para eles.

E, durante quase uma hora de palestra, Felipão não escapou ao tema Diego Costa. A plateia quis saber como é que o brasileiro, naturalizado espanhol e que recusou uma convocação da Seleção, vai ser recebido quando pisar os gramados do seu país com a “Fúria”. O treinador diz não ter a menor dúvida de que o centroavante do Atlético de Madrid será bem tratado.

- Vou cumprimentá-lo normalmente. Eu lhe ofereci uma oportunidade, ele tinha duas, e escolheu a seleção da Espanha. Não foi uma desilusão, foi uma escolha, e entendemos perfeitamente. Naturalmente, ficamos um pouco surpresos na hora, mas depois entendemos. O Diego Costa vai ser muito bem tratado e bem recebido por todos nós.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2014/04/felipao-projeta-futuro-na-europa-e-diz-rezar-para-decidir-copa-com-portugal.html

Nenhum comentário: