Lance que selou a vitória sobre a Itália na decisão da Copa de 1970 marca uma geração de craques. Jogada teve participação de nove dos 11 brasileiros em campo
O lance é simplesmente genial e ainda conta com o carimbo de Pelé, maior jogador da história. Mas não foi só o Rei que participou da jogada. Quase todos os jogadores do Brasil colaboraram de alguma maneiras – as exceções foram o goleiro Félix e o zagueiro Brito.
Tudo começa em um ataque pela direita da Itália. Lateral-esquerdo, Everaldo desarma o italiano, e a bola fica com Tostão, homem de frente que voltou para ajudar na marcação. Na sequência, o então craque do Cruzeiro recua para Piazza, que encontra Clodoaldo. O volante brasileiro toca para Pelé. De primeira, o Rei passa para Gérson e se lança ao ataque, enquanto o “Canhotinha do Ouro” recua para Clodoaldo.
Cercado por italianos, o jogador do Santos se livra de quatro marcadores, com muita ginga e dribles de corpo, e passa para Rivellino na esquerda. O “Bigode” avança e lança Jairzinho na ponta esquerda. Já próximo à área italiana, o camisa 7 avança pelo meio e toca para Pelé. Com um toque simples, mas que desmonta totalmente a defesa da Azzurra, o Rei encontra Carlos Alberto que aparece como uma flecha pela direita. O capitão brasileiro pega de primeira, da entrada da área, e estufa a rede. Uma pintura que entrou para a história das Copas. Goleada do Brasil. Vitória do futebol.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/04/jogo-inesquecivel-gol-de-torres-vira-simbolo-e-consagra-o-futebol-brasileiro.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário