sexta-feira, 18 de abril de 2014

Ídolo de rivais, Zanetti comanda Brasil em Torneio Internacional de Santos

Destaque de sua equipe, ginasta brasileiro atrai atenção de seus concorrentes estrangeiros: 'É uma exemplo para nós de outros países', diz atleta colombiano


Por Santos


Os olhos permanecem firmes, mirando um ponto fixo. Arthur Zanetti não se deixa distrair em nenhum momento. Para ele, o treino é tão importante quanto a competição. A concentração é tanta que o campeão olímpico e mundial das argolas nem percebe que está sendo atentamente observado. No último trabalho antes do Torneio Internacional de Ginástica Artística de Santos, os visitantes de Grã-Bretanha, França e Colômbia aproveitam cada segundo para analisar a técnica e a categoria do ''Rei das Argolas''.  

Arthur Zanetti Ginástica (Foto: Ricardo Bufolin)
Arthur Zanetti durante seu treinamento 
em Santos (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Ao ser apontado como o principal nome da competição, Zanetti mantém o mesmo jeito simples: ''Sou? Não sei''. Se por um lado o medalhista de ouro dos últimos Jogos Olímpicos prefere a humildade, seus rivais mostram admiração. Durante o treinamento de pódio, o último antes do torneio de Santos, os atletas estrangeiros viraram os rostos, pararam seus trabalhos para poder ver, analisar e até mesmo entender cada detalhe do programa apresentado pelo ginasta brasileiro.

- Quando treino, procuro ficar o máximo focado para não ocorrer nenhum acidente ou lesão. Então não consegui ver nada - brincou Zanetti.

Arthur Zanetti não viu, mas ao seu lado estava o colombiano William Calle, que analisou cada um de seus movimentos nas argolas. Para ele, o brasileiro é um exemplo que vai além da modalidade, tendo uma trajetória também baseada em sua força de vontade.

William Calle Ginastica Colômbia (Foto: Ricardo Buffolin)
William Calle analisou cada um dos 
movimentos de Zanetti nas argolas 
(Foto: Ricardo Buffoli/CBG)

- É uma exemplo para todos nós de outros países. Ele (Zanetti) chegou alto com sua perseverança, mesmo sem ter um grande ginásio. É um exemplo principalmente para outros atletas sul-americanos. É um espetáculo cada vez que ele se apresenta para fazer as argolas. Todos ficam quietos assistindo. É genial - disse o colombiano.

Os visitantes europeus também apontaram os olhares para Zanetti. Kristian Thomas, da Grã-Bretanha, acredita que é sempre bom competir contra campeões olímpicos, como Arthur Zanetti. Ele confessa que parou seu treinamento para observá-lo.

- Toda a comunidade de ginástica olha muito para ele. Estava no cavalo com alças e parei o treino para ver ele fazendo as argolas. Estou ansioso para ver o que ele vai mostrar amanhã na competição.

Krstian Thomas Ginastica Grã-Bretanha (Foto: Ricardo Buffolin)Krstian Thomas também elogiou o ginasta brasileiro Zanetti (Foto: Ricardo Buffolin/CBG)

O Torneio Ginástica Artística de Santos será disputado neste sábado e neste domingo. No primeiro dia, acontecem as disputas por equipes e individual geral. Já no segundo, as finais por aparelhos, com transmissão da TV Globo dentro do Esporte Espetacular, às 9h30 (de Brasília).

Além de Arthur Zanetti, a equipe masculina que representa o Brasil é formada por Diego Hypolito, Sérgio Sasaki, Ângelo Assumpção, Arthur Nory Mariano, Caio Sousa, Francisco Barreto Júnior e Péricles da Silva. Para os homens, o torneio é mais uma boa disputa para o grupo que se prepara para o Mundial da China, em outubro. A competição vale vaga no pré-olímpico de 2015.

- Estamos tentando formar a melhor equipe para ter o melhor número de pontos e chegar ao Mundial bem preparado. Queremos a tão esperada vaga da equipe completa nas Olimpíadas do Rio - disse Zanetti.

Diego Hypolito, por sua vez, destacou a importância de uma competição internacional a ser disputada diante da torcida brasileira. Para ele, a responsabilidade de competir em casa é uma boa preparação para os próximos desafios da temporada.

- Toda competição no Brasil gera torcida. Essa tem atletas internacionais, países com tradição que a nossa equipe tenta passar. É uma simulação de uma competição grande. Isso é um grande show e sempre gera uma boa responsabilidade - disse Diego.

Daniele Hypolito Ginástica (Foto: Ricardo Bufolin)
Daniele Hypolito é a mais experiente 
das meninas na disputa 
(Foto: Ricardo Bufolin)

Já o time feminino convocado para a disputa conta com as já experientes Daniele Hypolito e Jade Barbosa, além de Juliana Santos, Letícia Costa, Maria Cecília Cruz, Mariana Oliveira, Mariana Valentin e Rebecca Avelino. 

- É sempre bom reunir a seleção brasileira. Para ser um termômetro para a temporada teria que ter mais equipes, mas é importante competir com times da América do Sul que vão para o Campeonato Mundial. Esse Mundial classifica para a única chance que a gente tem de se classificar para as Olimpíadas - disse Daniele Hypolito.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ginastica-artistica/noticia/2014/04/idolo-de-rivais-zanetti-comanda-brasil-em-torneio-internacional-de-santos.html

Nenhum comentário: