sexta-feira, 18 de abril de 2014

Em jogaço com primeiro set "doido", Ferrer bate Nadal em Monte Carlo

No clássico espanhol, número seis do mundo derruba favoritismo e vence habitual algoz em duelo que teve sequência incomum de saques quebrados


Por Monte Carlo, Mônaco



Muita categoria e intensidade em longas trocas de bolas. O confronto entre os dois melhores tenistas espanhóis do mundo na atualidade proporcionou uma surpresa na tarde desta sexta-feira no Principado de Mônaco (manhã no Brasil). Número seis do ranking da ATP, David Ferrer derrubou o favoritismo do líder Rafael Nadal e venceu o clássico por 2 sets a 0, parciais de 7/6(1) e 6/4, em 2h13m. O resultado classificou Ferrer às semifinais do Masters 1000 de Monte Carlo, onde vai encarar o suíço Stanilas Wawrinka, que horas mais cedo eliminou o canadense Milos Raonic, por 2 sets a 0, com 7/6(5) e 6/2, em 1h31m de jogo.

Além do resultado - foi apenas a sexta vitória de Ferrer em 27 jogos contra Nadal - outra situação incomum chamou a atenção no saibro europeu. Uma sequência de saques quebrados, entre o segundo e o quinto games, marcou o primeiro set, decidido apenas no tie-break.

Rafael Natal x david ferrer monte carlo tenis (Foto: AFP)
Ferrer mostrou mais intensidade e 
precisão nas trocas de bolas e 
eliminou Nadal em Mônaco 
(Foto: AFP)

Quebras de saques marcam primeiro set fora do comum
Sacando, Ferrer começou bem o duelo, confirmou o seu serviço, quebrou o de Nadal na sequência, sempre com um tênis de muita intensidade e precisão nos golpes. Porém, sem se deixar levar pelo início promissor de Ferrer, o número um do mundo foi para o terceiro game disposto a dar o troco, algo que aconteceu após seis chances de quebra e 15m52s de disputa acirrada, no game mais longo da partida.

Mas, novamente, Ferrer voltou a mostrar mais intensidade nas trocas de bolas do que o rival no quarto game e, sem muito trabalho, impôs mais uma quebra, fazendo 3 a 1. A "loucura" dos serviços quebrados continuou no quinto. 
Aproveitando a instabilidade no primeiro saque de Ferrer, o Touro Miúra teve duas chances para, na segunda, com um winner de esquerda, diminuir a desvantagem para 3 a 2. A maldição dos saques quebrados foi interrompida no sexto game, quando Nadal confirmou seu saque, mesmo após quatro break points contra.

Daí para frente, os tenistas, mesmo com problemas, mantiveram seus serviços até o tie-break. No desempate, David Ferrer sacou melhor, se mostrou mais forte mentalmente e, com sete pontos seguidos, acabou vencendo o rival por 7/1, em um set com 1h25m de duração.

Rafael Natal x david ferrer monte carlo tenis (Foto: AFP)
Rafael Nadal enxuga o rosto: atuação 
atípica na semifinal em Monte Carlo 
(Foto: AFP)

Ferrer quebra saque de Nadal mais duas vezes e despacha número um do mundo

Ao contrário da primeira parcial, Nadal iniciou o segundo set com o serviço a seu favor. Nem as duas quebras do jogo, nem o primeiro ponto perdido no game afetaram o número um do mundo, que fechou com quatro pontos seguidos, abrindo 1 a 0.

Mas Ferrer não estava disposto a aumentar a sua freguesia. Com muita personalidade e aproveitando os diversos erros não forçados de Nadal - foram 44 no total - o número seis do mundo sacou bem, empatou o set e, logo após, quebrou o compatriota por duas vezes, abrindo 5 a 2.

Quando tudo parecia perdido para o Touro Miúra, Nadal devolveu uma das quebras no oitavo game, quando estava muito pressionado. Ao fechar o nono game, o tenista encurtou a diferença para 5/4.

No décimo game, Ferrer tinha mais uma oportunidade para fechar, mas era ele o pressionado da vez. A situação o fez errar alguns golpes até então certeiros, deixando Nadal fazer 30/30. Mas o dia era mesmo da zebra, que não deu bola para as estatísticas e despachou o adversário com dois winners.

Quartas de final do Masters 1000 de Monte Carlo:

Stanislas Wawrinka (SUI) 2 x 0 Milos Raonic (CAN) - 7/6(5) e 6/2
David Ferrer (ESP) 2 x 0 Rafael Nadal (ESP) - 7/6(1) e 6/4
Roger Federer (SUI) x Jo-Wilfried Tsonga (FRA)
Novak Djokovic (SER) x Guillermo García-Lopez (ESP)



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2014/04/em-jogaco-com-primeiro-set-doido-ferrer-bate-nadal-em-monte-carlo.html

Nenhum comentário: