quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Versátil, 'mamãe' Andreia mostra força no ataque e lidera jovens do Pinheiros

Inspirada no filho Nicholas, oposta comanda equipe que tem incomodado favoritos

Por São Paulo

Andreia Pinheiros vôlei (Foto: Reprodução/Instagram)Andreia posa ao lado do filho após receber prêmio de melhor em quadra (Reprodução/Instagram)
 
Nicholas não gostava muito de ver sua mãe ali, dentro de quadra. Reclamava com frequência dos machucados e das dores que a via sofrer depois de cada jogo. Mas, de um tempo para cá, o pequeno está feliz. Jogadora mais experiente do Pinheiros, Andreia tem sido o pilar do time paulista na Superliga. Em meio às jovens do time, a oposta de 30 anos se destaca pela função de líder e pela facilidade no ataque. Até aqui, com 192 pontos, ocupa o segundo lugar entre as maiores pontuadoras, atrás apenas de Tandara, do Campinas, com 253. É também a segunda mais eficiente no ataque, logo depois de Sheilla. A explosão na rede tem gerado elogios à mamãe e orgulho no filho. 

Andreia diz que a função de mãe ajuda também dentro de quadra. Depois do nascimento de Nicholas, passou a ser mais paciente com as companheiras de quadra e a lidar melhor com os erros. A “mamãe pontuadora” diz que a presença do filho ajuda na boa fase.
  
- Acho que me sinto muito bem lá no Pinheiros. E aqui dentro de casa tá tudo muito legal também. Está tudo conspirando para a Andreia ir bem (risos). E o papel de mãe caiu superbem. Virar mãe é a melhor coisa do mundo. Aprendi a ser mais paciente. E tenho mais paciência dentro da quadra, com as companheiras e comigo mesmo. Sempre fui perfeccionista. Agora, lido melhor com o erro. A mamãe pontuadora trabalha em todos os lados: em quadra, emocional e conselheira (risos) – disse a oposta, que é casada com o repórter Bruno Laurence, da TV Globo.
  
Na vitória contra o São Bernardo, na última terça, Andreia deixou a quadra com o prêmio de melhor jogadora da partida. Logo depois, recebeu o abraço de Nicholas, que mostrou ter deixado completamente para trás o desejo de que sua mãe deixasse o vôlei.   

- Depois do jogo, ele soltou uma frase ótima: “Minha mãe é muito feliz jogando vôlei”. Ele que traz essa alegria para a quadra. Ele pedia para parar porque eu me machucava muito, mas ele sabe que eu gosto. Ele estar ali da um gás a mais. 

Andreia Pinheiros vôlei (Foto: Ricardo Bufolin/Pinheiros) 
Andreia comemora um de seus pontos pelo 
Pinheiros (Foto: Ricardo Bufolin/Pinheiros)

O papel de veterana, no entanto, não altera em nada o relacionamento com as outras meninas do time. Mais experiente da equipe, a oposta afirma que o tratamento é o mesmo.
- Andreia é mãe só fora da quadra. Eu aceito bem todas as criticas que tiverem de fazer. Eu aprendo muito com elas. Faço as mesmas piadas com elas que elas fazem comigo. Não tem tratamento diferente.

Durante sua carreira, Andreia desenvolveu seu lado versátil. Começou como meio de rede, passou pela ponta e se tornou oposta. Por saber atacar em todos os setores da quadra, melhorou ainda mais a potência de seus golpes. A jogadora afirma que essa versatilidade tem ajudado a fazer uma temporada tão boa.   

- Ô ser ajuda! Antes de ser ponteira, era central. Agora, digo que só falta ser líbero e levantadora (risos). Acabo sabendo todos os golpes. Uma coisa que é mais difícil para mim, que é a bola alta, estou adquirindo mais ritmo. Ajuda principalmente nos golpes e uma leitura melhor do jogo. Eu consigo ler o jogo de uma forma diferente. 
 
Andreia Pinheiros vôlei (Foto: Ricardo Bufolin/Pinheiros)Andreia comemora com as outras jogadoras do Pinheiros (Foto: Ricardo Bufolin/Pinheiros)
 
Não é só no ataque, porém, que Andréia tem se destacado. A oposta aparece nas estatísticas como quinta melhor jogadora na defesa. A capacidade de defender, ela diz, é fruto da temporada que jogou na Coreia do Sul.   

- A defesa vem do período joguei na Coreia. Lá, eles focam muito na defesa. Eu aprendi a cortar os caminhos da quadra, saber onde vai ser mais rápido chegar na bola, o movimento do atacante. E a rodagem também. É muito tempo dentro da quadra.  

A boa fase a faz sonhar alto. Andreia sabe que a concorrência é grande, mas ainda espera uma chance na seleção de José Roberto Guimarães. 
 
- Eu digo que todos têm o direito de sonhar. Sei que é muito difícil, a minha posição hoje tem a Sheilla, que é a melhor do mundo, meninas novas, como a Monique, a Tandara, que pode jogar como ponteira ou oposta, mas é fantástica. É muito difícil, mas me dou o direito de sonhar.
Mas, enquanto a chance não vem, Andreia volta seu foco para o Pinheiros. Em quarto lugar na Superliga, o time tem sido uma pedra no caminho dos favoritos. Para a oposta, a equipe da capital paulista poder ir ainda mais além. 

- Já demos trabalho na temporada passada e nessa viemos para dar mais trabalho ainda. O grupo tem toda condição de chegar à semifinal. Os resultados estão vindo, estamos ganhando confiança. O Pinheiros já não é surpresa. Estamos correndo junto com eles lá em cima. 

O Pinheiros volta à quadra nesta sexta-feira. O time encara o Minas, às 19h30m, dentro de casa.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/01/versatil-mamae-andreia-mostra-forca-no-ataque-e-lidera-jovens-do-pinheiros.html

Nenhum comentário: