quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

MPF denuncia esquema para falsificar documentos de jogadores cearenses

Apontado pelo Ministério Público Federal como 'chefe maior da quadrilha', dirigente do Guarani de Juazeiro nega envolvimento: 'Não tenho nada a ver'

Por Fortaleza, CE

Kleber Lavor (Foto: Divulgação/CaririNotícias)Kleber foi apontado pelo MPF como 'chefe maior da quadrilha' (Foto: Divulgação/CaririNotícias)
 
O Ministério Público Federal (MPF) em Juazeiro do Norte denunciou um esquema de falsificação de documentos de jogadores cearenses. Nesta quinta-feira (9), o MPF propôs uma ação penal contra nove pessoas apontadas como responsáveis por um processo para "diminuir" a idade de atletas em até três anos, possibilitando a negociação dos jovens com clubes nacionais e do exterior. 

Segundo o MPF, os jogadores que tinham a documentação alterada eram negociados com clubes como Fortaleza, ABC-RN, Bahia, Atlético-PR e Corinthians. Procurador da República, Celso Leal diz que a investigação se arrastava há quase dois anos e, ainda segundo ele, os fatos foram inicialmente comprovados por meio da ficha de jovens atletas disponibilizadas no site do Fortaleza.

– A partir dos dados coletados, a Polícia Federal diligenciou e comprovou a existência de um verdadeiro esquema fraudulento e criminoso articulado por empresários do ramo de futebol do Estado do Ceará, bem como pelos respectivos atletas e seus genitores, os quais detinham conhecimento e participação na confecção e uso de certidão de nascimento, RG, CPF e passaportes falsos no município de Juazeiro do Norte – revelou o procurador.

Entre os nomes citados pelo MPF está o do diretor de futebol do Guarani de Juazeiro, o empresário Kleber Lavor. Ele é apontado como "chefe maior da quadrilha". Em contato com o GloboEsporte.com, o dirigente negou participação e até desafiou qualquer autoridade a provar algo contra ele.

– Só conheço alguns jogadores citados porque são de Juazeiro do Norte, mas não tenho nada a ver com esse esquema – afirmou Lavor.
Celso Leal, por sua vez, diz que agora é hora de ir atrás dos supostos envolvidos para que estes se expliquem.

– A investigação terminou, e a partir de agora começamos uma ação penal. O próximo passo é a Justiça Federal determinar a situação dos réus para que eles apresentem suas defesas.

O esquema
Segundo as investigações do MPF, a ação ocorria da seguinte maneira: os atletas eram convencidos a reduzirem suas idades para serem negociados como se fossem mais jovens. Com a permissão da família do jogador, todos viajavam para Lavras da Mangabeira, cidade distante 417 quilômetros de Fortaleza, onde eram confeccionadas as certidões com nome e data de nascimento já alterados. Só então Kléber Lavor encarregaria-se de fazer os contatos com os clubes e negociar os atletas.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ce/noticia/2014/01/mpf-denuncia-esquema-que-falsifica-documentos-de-atletas-cearenses.html

Nenhum comentário: