quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Pragmático, Chelsea vence Swansea e segue na disputa pela liderança

Ao contrário de outros jogos, Blues seguram vitória apesar de diversas chances desperdiçadas e se mantêm a um ponto do Arsenal no Campeonato Inglês

Por Londres, Inglaterra

O roteiro que vem assombrando o Chelsea na temporada não se repetiu nesta quinta-feira. Jogando em casa, os Blues voltaram a criar - e desperdiçar - diversas chances, marcaram apenas uma vez, mas conseguiram segurar o resultado e derrotaram o Swansea por 1 a 0, pela 18ª rodada do Campeonato Inglês. Hazard foi o autor do gol do triunfo.

Em outras ocasiões na temporada, os Blues haviam se tornado vítimas de seu próprio desperdício, deixando de conseguir importantes vitórias graças à maior eficiência do adversário, o que chegou a fazer com que José Mourinho cogitasse mudar o estilo de jogo da equipe para algo mais conservador - não à toa, Obi Mikel fez sua segunda partida como titular consecutiva no time.

Hazard chelsea gol swansea (Foto: Agência Reuters) 
Hazard festeja seu gol, que garantiu a vitória do
Swansea (Foto: Agência Reuters)

Coincidência ou não, a sutil mudança de Mourinho deu resultado. O Chelsea voltou a não sofrer gols - assim como no empate com o Arsenal na segunda-feira - e continua na briga pela liderança do Campeonato Inglês. Agora, os Blues estão na segunda posição e têm 38 pontos, contra 39 dos Gunners. Entretanto, Manchester City e Liverpool se enfrentam mais tarde e podem ultrapassar o Chelsea. 

Reservas no empate com o Arsenal na segunda-feira, David Luiz e Oscar voltaram ao time titular. O meia brasileiro, aliás, chegou a seu 50º jogo com a camisa dos Blues. Ramires seguiu no onze inicial, que teve ainda Eto'o no ataque, no lugar de Fernando Torres. Willian ficou no banco e entrou no segundo tempo. 

CHELSEA DOMINA, E HAZARD MARCA

O primeiro tempo foi de domínio absoluto do Chelsea. Ciente do estilo de jogo do Swansea, José Mourinho optou por uma marcação na saída de bola rival, tentando aproveitar algum passe equivocado. No início, os galeses conseguiram driblar a armadilha, mas, aos poucos, a pressão tornou-se sufocante.

Quando o Swansea não conseguia mais chegar ao ataque, foi a vez de o Chelsea começar a incomodar. Foram diversas chances de gol, quase sempre em trocas rápidas de passes entre Hazard, Oscar e Mata, que contavam com a boa movimentação de Eto'o na frente. Até David Luiz virou opção ofensiva em algumas jogadas.

Neste cenário, o gol do Chelsea foi apenas consequência. Ele veio aos 29 minutos, quando Hazard recebeu pela esquerda, passou por Rangel, cortou para o meio e arriscou o chute. O zagueiro Williams tentou desviar, mas atrapalhou o goleiro Tremmel, que nada pôde fazer: 1 a0 para os Blues.

A julgar pela primeira jogada da etapa final, parecia que o Chelsea não teria dificuldades para confirmar a vitória. Logo após a saída da bola, David Luiz lançou Mata em profundidade, e o espanhol cruzou na medida para Eto'o, que, dentro da pequena área, escorou para o gol, mas viu Tremmel fazer uma defesa milagrosa. 

Oscar e Jose Alberto Canas, Chelsea v Swansea City (Foto: Getty Images) 
Oscar disputa a bola com Cañas: brasileiro fez
seu 50º jogo pelo Chelsea (Foto: Getty Images)

DEFESA VAI BEM E GARANTE TRIUNFO

Coube ao camaronês o desperdício das principais chances do Chelsea no jogo. No primeiro tempo, o atacante já havia perdido boas oportunidades, e a sequência se manteve nos últimos 45 minutos, embora os Blues tenham criado bem menos ocasiões.


O Swansea, sem força, ainda ensaiou uma reação, mas esbarrou em suas próprias limitações e na partida segura dos defensores do Chelsea, que não permitiram uma chance mais concreta para os galeses.
Assim, os Blues se contentaram em administrar o resultado. Recuaram, impediram as trocas de passe do Swansea e apostaram nos contra-ataques. A dose de pragmatismo deu resultado, e a vitória foi confirmada sem sustos. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2013/12/pragmatico-chelsea-vence-swansea-e-segue-na-disputa-pela-lideranca.html

Nenhum comentário: