sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Armandão: 'cérebro' do líder, Éverton Ribeiro é o craque da rodada#25

Meia do Cruzeiro brilha novamente, agora na goleada de 4 a 0 sobre a Lusa, e é eleito o melhor da 25ª rodada do Troféu Armando Nogueira

Por Rio de Janeiro

Não foi a primeira e possivelmente não será a última grande atuação de Éverton Ribeiro. Por curiosidade, porém, o meia cruzeirense ainda não havia conseguido nota suficiente para sagrar-se o melhor de uma rodada do Brasileirão 2013. Na goleada de 4 a 0 sobre a Portuguesa, ele, o "cérebro" do líder do campeonato, brilhou mais uma vez: abriu o placar aos cinco minutos de jogo e participou de outros dois, numa performance que lhe valeu um 8,5. Nada mais justo diante de seu talento e de sua regularidade. Numa competição que tem desgastado a maior parte dos jogadores, Everton Ribeiro parece assumir o papel de um protagonista incansável, disposto a jogar melhor a cada partida. Merecidamente, o craque da 25ª rodada do Troféu Armando Nogueira.

Outros dois jogadores da Raposa compõem esta seleção. O goleiro Fábio e o atacante Borges. A pequena maioria celeste é acompanhada também por um quarteto carioca, sendo dois vascaínos e dois flamenguistas. Os cruz-maltinos dominam o meio-campo com o volante Pedro Ken e o meia Marlone, enquanto os rubro-negros comandam a defesa, com o zagueiro Wallace e o lateral-esquerdo João Paulo.

O Santos, que atropelou o São Paulo jogando com um homem a menos durante boa parte do clássico, também emplacou sua dupla. Destaque para o lateral-direito Cicinho, o único que igualou a nota do craque da vez Éverton Ribeiro, com direito a duas assistências - mas fica abaixo por não ter sido tão protagonista quanto o meia celeste. O outro nome do Peixe na lista é o atacante Thiago Ribeiro. Completam o "time ideal" da rodada 25 o zagueiro Cléber, que estreou com gol pelo Corinthians, e o volante Riveros, do Grêmio.

A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão - 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.
Seleção da rodada 25 Brasileirão 2013 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
GOLEIRO
Se a regularidade é a marca do craque cruzeirense Éverton Ribeiro, o que falar das atuações de Fábio? O camisa 1 poderia até ser ofuscado pela força do ataque da Raposa, que já marcou 56 gols, mas seu desempenho à frente da meta celeste também é merecedor de apalusos. Contra a Lusa, a goleada sugere pouco trabalho do goleiro, mas não foi bem assim. Fábio fez três defesas consideradas difíceis, uma delas logo no primeiro minuto. Confiável, acima de tudo, ele chegou a salvar uma bola com o pé, em lance que parecia gol certo. Nota 7,0 para ele dessa vez, o melhor de sua posição, batendo, por exemplo, Giovanni, do rival Atlético-MG, que destacou-se contra o Criciúma, há uma semana, em jogo antecipado da 25ª rodada.
LATERAL-DIREITO
Com um homem a menos após a expulsão do volante Alison, o Santos precisou se reorganizar para vencer o São Paulo. Pressionado, o Peixe se precaveu para sustentar a vantagem de um gol que já havia construído no primeiro tempo, armando duas linhas com quatro jogadores cada. Nesse contexto complicado, o lateral-direito Cicinho conseguiu se sobressair, inclusive no ataque. Foi graças às boas escapadas de seu lateral-direito que o time santista conseguiu ampliar o placar para um confortável 3 a 0. Cicinho foi o autor das duas assistências, para Thiago Ribeiro (assista, ao lado) e para Léo, merecendo, assim, um ótimo 8,5. De longe, o melhor da posição nesta rodada.
ZAGUEIROS
Wallace já foi motivo de preocupação para boa parte da torcida do Flamengo, devido a algumas atuações inseguras. A falta de confiança no zagueiro, porém, não terá vida longa se ele repetir o desempenho que teve no 2 a 0 sobre o Coritiba. Firme nas bolas aéreas, preciso nas coberturas e autor do segundo gol rubro-negro, o defensor foi peça fundamental na quebra de um tabu que já durava 15 anos sem que o time carioca batesse o paranaense em seu estádio. Wallace recebeu nota 8,0 dos jurados do Armandão. Ao seu lado, Cleber, que estreou pelo Corinthians e também balançou a rede, de cabeça (assista, ao lado), no 2 a 0 sobre o Bahia. O zagueiro corintiano recebeu 7,5, fruto de uma atuação segura, em que demonstrou acima de tudo personalidade. Assim, superou outros destaques da posição, casos de Rhodolfo (Grêmio), Edu Dracena (Santos), Kadu (Vitória), Rodrigo (Goiás) e Bolívar (Botafogo).
LATERAL-ESQUERDO
Assim como o zagueiro Wallace, outro que ainda não conseguiu conquistar totalmente a torcida do Flamengo mas saiu com crédito do duelo contra o Coxa, no Couto Pereira, é o lateral-esquerdo João Paulo. Primeiro, ele salvou quase sobre a linha a finalização de Robinho. Depois, praticamente na sequência da jogada, descolou a enfiada de bola para André Santos abrir o placar (assista, ao lado). Se não foi brilhante, ao menos foi decisivo, mostrando sua presença em dois momentos-chave e fazendo por merecer uma nota 7,0. Menção honrosa para Juan, do Vitória, e Alex Telles, do Grêmio, ambos com 6,5.
VOLANTES
A dupla de volantes começa com um recordista. Pedro Ken deu um show à parte na marcação durante a vitória de 3 a 1 sobre o Internacional. O jogador vascaíno fez nada menos que nove roubadas de bola, igualando a marca de Willians, do Inter, na quinta rodada deste Brasileirão. Pedro Ken ganhou 8,0, sendo o único volante com essa nota em todos os jogos deste meio de semana. O outro volante é do Grêmio. Autor de um lindo gol na vitória apertada por 1 a 0 sobre o Atlético-PR (veja, ao lado), Riveros foi destaque também pela firmeza que demonstrou na marcação. Uma atuação que comprovou sua versatilidade e categoria. Nota 7,5 para o paraguaio. Pedro Ken e Riveros entram para a seleção da rodada, desbancando, por exemplo, Nilton, do Cruzeiro, outro que manteve sua boa performance contra a Lusa.
MEIAS
Mesmo nos momentos mais difíceis do Vasco neste Brasileirão, o garoto Marlone tem deixado satisfeito o torcedor cruz-maltino. Contra o Internacional, o jovem meia outra vez foi bem, sendo nome fundamental para a importante vitória por 3 a 1. Foram duas assistências da revelação vascaína, uma para Edmílson e outra para André (assista, ao lado), o que lhe garantiu uma boa nota 7,5. Assim, ele desbancou jogadores como André Santos, do Flamengo, que teve boa atuação diante do Coritiba, além de Ricardo Goulart (Cruzeiro), Cícero (Santos) e Adrianinho (Ponte Preta), entre outros. Por isso, entra para a seleção da rodada em lugar privilegiado, ao lado de Éverton Ribeiro, o craque da rodada com sua nota 8,5.
ATACANTES
No ataque, o Cruzeiro também tem representante. Borges foi o grande jogador da posição nesta rodada. Contra a Lusa, ele foi um dos principais nomes, com dois gols marcados (assista a um deles, ao lado), uma assistência e uma finalização na trave, entre outras. Presença de área, boa movimentação e tranquilidade na hora de finalizar, uma combinação que lhe valeu uma nota 8,0. Seu companheiro de ataque é Thiago Ribeiro, do Santos, que fez um belo gol no 3 a 0 sobre o São Paulo, com um chute de curva que entrou no cantinho, sem chance de defesa para Rogério Ceni (veja, acima, na sessão "Lateral-direito"). O atacante do Peixe teve 7,5 como nota, superando concorrentes como Guerrero e Emerson (ambos do Corinthians), Luan (Atlético-MG), Hugo e Maikon Leite (ambos do Náutico), William Henrique (Vitória), entre outros.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/Trofeu-Armando-Nogueira/noticia/2013/10/armandao-cerebro-do-lider-everton-ribeiro-e-o-craque-da-rodada25.html

Nenhum comentário: