quarta-feira, 17 de julho de 2013

Lucarelli 'pula' do futebol ao xadrez, se firma no vôlei e busca título da Liga

Ponteiro, mais jovem jogador do novo grupo brasileiro e maior pontuador da seleção na primeira fase, passou por diversos esportes até chegar às quadras

Por João Gabriel Rodrigues Direto de Mar del Plata, Argentina

Uma criança corre de um lado para o outro dentro de uma casa em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Àquela época, no início da década de 1990, Lucarelli parecia andar com um tanque de combustível grudado às costas. A mãe, então, fez de tudo para que o filho encontrasse uma forma de gastar o excesso de energia. Primeiro, buscou o futebol. Passou por futsal, basquete, natação, handebol e até pelo xadrez. Mas, no caminho, o garoto descobriu que a verdadeira vocação estava nas quadras de vôlei.  Anos depois, o jovem de 21 anos é a principal aposta da reformulação de Bernardinho na seleção brasileira. Destaque nos primeiros jogos, o ponteiro é uma das armas da equipe no confronto contra a Rússia, nesta quarta-feira, às 17h30m (horário de Brasília), em Mar del Plata, na abertura da fase final da Liga Mundial. O SporTV transmite a partida, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.

Com a melhor campanha até aqui, com nove vitórias e apenas uma derrota, o Brasil encara Rússia e Canadá pelo grupo E da fase final da Liga. Argentina, Bulgária e Itália formam a chave D. Os dois melhores de cada disputa se classificam para as semifinais de sábado. Os vencedores, então, se enfrentam no domingo, no ginásio de Mar del Plata.

Mosaico Lucarelli Vôlei (Foto: Editoria de Arte)
Na primeira fase, Lucarelli foi o maior pontuador da seleção, com 121 pontos. Mas, até chegar às quadras, passou por um longo caminho. Principal promessa da equipe no início deste novo ciclo olímpico, o ponteiro trilhou seu rumo por vários esportes. E garante ter mostrado talento em todos as modalidades que passou. Não tem dúvidas, porém, de que seu futuro sempre esteve preso às mãos.

- Fiz um bocado de tudo. Eu comecei no futebol, aos 7 anos. Fiz uns seis anos ao todo, intercalando. Fiz três meses de basquete, um ano e meio de natação. Fiz três anos de handebol. E até xadrez. Eu sou muito hiperativo. E acho que o jeito da minha mãe de me ocupar era me colocando em algum esporte. Eu sempre gostei, minha família sempre foi envolvida com isso. Eu me dava muito bem em todos os esportes. No futebol, eu sempre joguei bem. Já joguei de goleiro, centroavante, na zaga, quando comecei a crescer mais. No handebol, também fui bem. Eu nasci para ficar no esporte mesmo. É onde eu gasto minha energia acumulada – brincou o ponteiro.


Treino seleção Mar del Plata vôlei Liga Mundial (Foto: João Gabriel Rodrigues) 
Seleção treina desde o início da semana em Mar del Plata (Foto: João Gabriel Rodrigues)
 
Dos tempos de criança, Lucarelli também carrega o aprendizado de como fazer parte de um grupo. E, talvez por estar envolvido com esportes desde cedo, sempre soube se relacionar com os companheiros.

- Como eu comecei cedo, sempre tive facilidade de fazer parte de um grupo. Eu me dou bem com todo mundo, não fico nervoso com brincadeiras. Essas coisas que sempre acontecem e eu levo bem.

Ao surgir no Minas, Lucarelli ganhou a atenção de Bernardinho, que o levou com o grupo dos Jogos de Londres para ganhar experiência. Por conta de uma lesão de Giba, quase ficou com uma das vagas. O posto na equipe, no entanto, não demorou a surgir. A estreia oficial, contra a Polônia, na primeira rodada da Liga Mundial, na casa dos rivais, foi cercada de nervosismo. Agora, porém, o mais jovem jogador do grupo se diz tranquilo.


- Eu me sinto um pouco mais tranquilo. No início, eu estava mais nervoso com essa chance de ser titular. Porque é uma pressão, não tem jeito. É a seleção brasileira, maior campeã dos últimos tempos! Mas estou encarando com mais naturalidade, os meninos  estão me ajudando bastante a tirar um pouco dessa pressão. Também estou um pouco mais solto, a cada dia mais à vontade.

Rússia terá retorno de 'melhor do mundo'

Na estreia da fase final, porém, Lucarelli terá a Rússia, algoz da seleção nos Jogos de Londres. Assim como os brasileiros, porém, a equipe passa por uma reformulação no elenco. Até aqui, seu principal jogador foi o oposto Nikolay Pavlov, com 209 pontos na competição. Na classificação, o atleta substituiu Mikhaylov, considerado o melhor do mundo na posição. Recuperado de uma lesão no ombro direito, o jogador está de volta ao grupo e, apesar da falta de ritmo, se diz pronto para ajudar.


- Eu estou bem. Só voltei a treinar há uma semana, mas espero ajudar. Vou fazer todo o possível para ajudar o time nesta fase final - disse Mikhaylov.

Apesar da força da Rússia, que também contará com o gigante Dmitriy Muserskiy, de 2,18m e que liderou a equipe rumo ao ouro olímpico com 31 pontos, Lucarelli afirma que o Brasil não pode escolher rivais na briga pelo título da Liga.

- Estamos bem confiantes, treinando bem. No decorrer do campeonato, fomos o time que mais teve vitórias, isso dá confiança, mas também não podemos confundir essa confiança com relaxo, com displicência. Não importa muito quem vai vir pela frente. O que importa é que queremos ganhar.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/lucarelli-pula-do-futebol-ao-xadrez-se-firma-no-volei-e-busca-titulo-da-liga.html

Nenhum comentário: