quarta-feira, 17 de julho de 2013

Hexa da Liga Mundial, André Heller confia em título para marcar geração

Central da seleção brasileira nos anos 90 e 2000, atual jogador do time do Campinas faz elogios ao novo grupo de jovens montado por Bernardinho

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

André Heller segue em atividade após se retirar da seleção brasileira (Foto: Marcello Carvalho)
 
André Heller fez parte da mais vitoriosa geração do vôlei nacional, ao lado de craques como Giba, Nalbert, Ricardinho e tantos outros. E, agora, confia no novo grupo de jovens para que a seleção brasileira mantenha-se protagonista no esporte. O central de 37 anos, atualmente a serviço do Campinas, aposta no décimo título da Liga Mundial, cuja fase decisiva começa nesta quarta-feira, em Mar Del Plata, na Argentina.

Após campanha consistente na primeira fase, o Brasil estreia na etapa final nesta tarde, às 17h30 (de Brasília), contra a Rússia, algoz na decisão dos Jogos Olímpicos de 2012. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, e o SporTV transmite o duelo ao vivo. Com a experiência de quem mais ganhou do que perdeu em partidas da Liga Mundial, Heller pede que a seleção não falhe nos momentos decisivos.

– Esta competição é tiro curto, não dá para pensar em tropeçar. É assim com todos, por isso o torneio é tão forte nessa fase. O trabalho atual está sendo bem feito e como na seleção se trabalha muito, o título se torna uma consequência. O grupo está bem forte e qualificado. Acredito que eles possam ser campeões – afirmou o central.

TÍTULOS DE ANDRÉ HELLER ANOS
Sul-Americano 1999 e 2005
Liga Mundial 2001, 03, 04, 05, 06 e 07
Jogos Olímpicos 2004
Copa dos Campeões 2005
Mundial 2006
Pan-Americano 2007
Copa do Mundo 2007 
 André Heller conhece bem a competição. Estreou nela em 1998 e a disputou quase que ininterruptamente até 2007 (com exceção do torneio de 2000). O primeiro título veio em 2001, já sob o comando de Bernardinho. O central foi vice em 2002 – derrotado justamente pela Rússia, em Belo Horizonte – e, a partir do ano seguinte, emplacou cinco títulos seguidos.

– A de 2004, em Roma, certamente é especial. Fiz o último ponto no jogo contra a Itália, na casa deles. Foi bem marcante – lembra Heller, ao falar da final da Liga Mundial daquele ano. Preparando-se para os Jogos Olímpicos, o Brasil venceu os donos da casa por 3 sets a 1, parciais de 27-25, 25-19, 25-27 e 25-17.

O veterano acredita que o título da Liga desde ano dará mais confiança à geração de jovens no início de mais um ciclo olímpico. Ainda em busca do entrosamento ideal, o Brasil superou um desfalque importante – o capitão Murilo, machucado – e se impôs como uma das forças do torneio. O processo foi semelhante ao vivido por Heller e os demais colegas, no começo do trabalho de Bernardinho, em 2001.

– Quanto mais ganhar melhor. Começar essa nova fase com um título é bom para os novos jogadores sentirem a pressão que é jogar na Seleção Brasileira. Apesar disso, o grupo é qualificado, tem atletas de grande potencial e alguns experientes, prontos para esta conquista – disse.

vôlei brasil liga mundial 2004 roma (Foto: Agência Reuters) 
 
André Heller, o terceiro da esquerda para a direita, festeja Liga Mundial em 2004 (Foto: Agência Reuters)
 
FONTE:
 

Nenhum comentário: