quarta-feira, 17 de julho de 2013

Gigante russo vê Brasil com raiva e se diz pronto para voltar a ser carrasco

Com 2,18m, Muserskiy saiu de Londres com 31 pontos, o ouro e a imagem dos rivais no chão. Agora, pela Liga, diz estar pronto para fazer o mesmo

Por João Gabriel Rodrigues Direto de Mar del Plata, Argentina

Dmitriy Muserskiy ainda não consegue entender a tarde de 12 de agosto de 2012. Quando tudo parecia perdido, se agachou à frente do técnico Vladmir Alekno em um tempo técnico para saber o que o comandante tinha a lhe dizer. Com um ginásio lotado de brasileiros incansáveis e barulhentos, pensou ter ouvido mal. Pediu para que o treinador repetisse uma, duas vezes o que não fazia sentido. Espécie de barreira na rede russa, o gigante de 2,18m caminhou a passos curtos rumo a uma posição diferente dentro da quadra. Lance a lance, a mudança se mostrou perfeita. E, ainda que não consiga entender, o central que virou oposto por dois sets e meio entrou para a história como o carrasco em uma virada ainda dolorosa no lado rival. Com a lembrança do ouro olímpico, o grandalhão se diz pronto para repetir os passos diante do Brasil nesta quarta-feira, na abertura da fase final da Liga Mundial, em Mar del Plata. O SporTV transmite a partida ao vivo às 17h30m (horário de Brasília), e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.
Na decisão dos Jogos de 2012, Muserskiy deixou a arena de Earls Court, em Londres, com 31 pontos no bolso. Após passar de central a oposto, deslocando Maxim Mikhaylov, conhecido como o melhor do mundo na posição, para a ponta, o gigante marcou 26 pontos. Nesta quarta-feira, o gigante admite que uma atuação como a do último encontro com os brasileiros é praticamente impossível. Mas se diz pronto para tentar repetir os seus melhores feitos.

Volei - Liga Mundial 2013 - Dmitriy Muserskiy - Rússia (Foto: Divulgação/FIVB) 
Dmitriy Muserskiy se diz pronto para voltar a brilhar diante do Brasil, agora pela Liga (Foto: Divulgação/FIVB)
 
- Eu não estava pronto para aquela mudança em Londres. Era uma final de Jogos Olímpicos e essa decisão do nosso técnico foi incompreensível. Eu não sei o que aconteceu, mas nós vencemos. Deu resultado. Acho que essa mudança foi o que nos deu a vitória. Agora, eu estou pronto para qualquer mudança, para qualquer coisa. Estou pronto para fazer o mesmo.

À medida que impressiona pela altura, Muserskiy surpreende ao manter no rosto um sorriso quase tímido. Coisa de quem não se acostumou com o protagonismo, ainda que seja tratado como herói em seu país. Querido até pelos rivais, como Leandro Vissotto, que disputou a última edição do campeonato russo, o gigante serve até mesmo de tradutor de companheiros, apesar do vocabulário reduzido. Quando Mikhaylov atendeu à imprensa brasileira, foi ele quem ajudou o amigo com as respostas. Mas, ao lembrar o ouro olímpico, o jogador se mostra ainda mais satisfeito.

Muserskiy Rússia vôlei (Foto: AFP) 
Com 2,18m, Muserskyi comemora o ouro olímpico em Londres com um companheiro (Foto: AFP)
 
- Foi um dia lindo. Eu não sei explicar. É complicado definir meu sentimento, o que aquilo representou para mim. Foi incrível para mim, para a Rússia, para todo o time. Sei que foi horrível para o Brasil. Vou tentar fazer o mesmo agora.

Muserskiy, porém, sabe que terá um adversário mordido do outro lado da quadra. Ainda que a partida não tenha o peso e a importância de uma final olímpica, o russo afirma que o Brasil jogará incentivado pela raiva.

- Nós estamos prontos para jogar contra o Brasil. Sabemos que eles estão com muita raiva de nós e vão jogar assim. Mas vamos ver a partida.  Só sei que vamos atrás de uma vitória.

Brasil e Rússia são os favoritos do grupo E, que ainda conta com o Canadá. Na outra chave, Argentina, Bulgária e Itália brigam pelas duas vagas que classificam para as semifinais, no sábado. No domingo, os vencedores se enfrentam na decisão em Mar del Plata.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/gigante-russo-ve-brasil-com-raiva-e-se-diz-pronto-para-voltar-ser-carrasco.html

Nenhum comentário: