sábado, 2 de março de 2013

Vasco e Flu se enfrentam após sequência de empates em semifinais


Times se encontram pela quarta vez nesta fase, após três igualdades no placar. Desta vez, cruz-maltinos jogam com vantagem

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Vasco e Fluminense decidem neste sábado, às 18h30m, qual deles será o primeiro finalista da Taça Guanabara. Desde que a atual fórmula de disputa foi implantada no Carioca, as equipes se enfrentaram em três semifinais de turno - sempre com empate. Até agora, a vaga era decidida nos pênaltis, e o Tricolor levou a melhor em duas delas (2005 e 2008), perdendo em uma (2010). Desta vez, no entanto, há novidade. Se houver igualdade no Engenhão, os cruz-maltinos ficarão com a vaga, por terem se classificado em primeiro lugar no seu grupo. A outra semifinal, entre Flamengo e Botafogo, será às 16h de domingo.

Os dois times tiveram uma fase de classificação com altos e baixos e 66,7% de aproveitamento dos pontos. O Vasco foi derrotado duas vezes (para Flamengo e Bangu), e o Fluminense, apesar de invicto, empatou quatro vezes. Nenhum deles venceu um clássico neste Carioca até agora. Os cruz-maltinos tiveram a semana para se preparar para a semifinal, enquanto tricolores vêm de uma viagem desgastante para o Chile, onde venceram o Huachipato por 2 a 1.

Gaúcho e Abel Braga têm um desfalque importante, cada. O primeiro não terá novamente o atacante Tenorio, e o segundo ficará sem o zagueiro Leandro Euzébio.

O árbitro da partida será Rodrigo Nunes de Sá, que terá como auxiliares Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Massara. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeo. O Premiere transmite ao vivo para todo o Brasil, através do sistema pay-per-view.

header as escalações 2

Vasco: Gaúcho tem apenas uma dúvida. Não divulgou se o titular na lateral esquerda será Thiago Feltri, que ainda não atuou no Carioca, ou Wendel, que jogaria mais uma vez improvisado. O escolhido entrará no lugar de Dieyson, que não foi bem contra o Duque de Caxias. Se Wendel for o escolhido, Fellipe Bastos pode ganhar uma vaga no meio de campo. A equipe deve atuar com Alessandro, Nei, Dedé, Renato Silva e Thiago Feltri (Wendel); Abuda, Wendel (Fellipe Bastos), Pedro Ken e Carlos Alberto; Bernardo e Eder Luis.

Fluminense: o único desfalque certo é o de Leandro Euzébio, com dores no tornozelo direito. Os demais titulares foram relacionados por Abel Braga, que diz ainda ter duas dúvidas, sem revelar em quais posições. A tendência, no entanto, é ter todos os titulares em campo.  O time deve entrar em campo com: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Anderson e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco e Thiago Neves; Wellington Nem e Fred.
 

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Vasco: a equipe não vai poder contar com seus dois centroavantes. Tenorio se recupera de um edema na panturrilha esquerda, e Leonardo está com tendinite nos tendões dos dois pés.

Fluminense: o único desfalque anunciado foi Leandro Euzébio, que está com dores no tornozelo direito. De resto, o Fluminense não tem problema para o clássico.
 
header fique de olho 2

Vasco: como Tenorio e Leonardo não estão à disposição, Bernardo será novamente titular. O meia foi o destaque do time na última rodada, quando fez dois gols na vitória por 2 a 1 sobre o Duque de Caxias.


Fluminense: Fred passou em branco contra o Huachipato, mas foi dele o gol que deu o empate para o Fluminense no último clássico contra o Vasco. O atacante tem dois gols no Carioca, seis a menos do que o artilheiro Hernane, do Flamengo.
 


header o que eles disseram

Gaúcho, técnico do Vasco: "Temos tudo para fazer um grande jogo e passar para a final. O Vasco sempre teve times que se entregam, e vamos tentar honrar esta tradição. Eles viajaram, claro que existe o risco (de desgaste). Mas não é bem assim. A energia surge dentro do jogo, não dá para fazer uma previsão. Acho que vão esquecer de avião, de viagem... Os atletas dão o máximo para defender o clube".


Abel Braga, técnico do Fluminense: "O Vasco teve alguns problemas, mas vem se arrumando. Possui grandes jogadores como Bernardo, Eder Luis e Carlos Alberto e é um grande clube. Será um jogo complicado, de detalhes e vamos fazer de tudo para vencer".

 

header números e curiosidades
* Desde 2004, quando o Carioca passou a ser disputado nesta fórmula, Fluminense e Vasco se enfrentaram em três semifinais de turnos, e em todas elas a decisão foi para os pênaltis. O Tricolor levou a melhor na Taça Rio em 2005 e 2008, e o Vasco na Taça Guanabara em 2010.

* O empate tem sido um resultado comum nesse clássico: foram 15 nos últimos 25 jogos. O Vasco venceu seis, e o Fluminense, quatro.
* Esta é a sétima vez em 19 possíveis que os quatro grandes chegam a uma semifinal de turno. As outras foram em 2008 e 2010 (nos dois turnos); 2009 (na Taça Rio); e 2012 (Taça Guanabara).

* Há nove anos o Vasco não conquista um turno do Carioca. Em 2004, venceu a Taça Rio após bater o Fluminense por 2 a 1, gols de Valdir e Beto. Romário descontou para o Tricolor.

* Atual campeão, o Fluminense tenta conquistar pela primeira vez a Taça Guanabara por dois anos consecutivos. Em 2012, derrotou o Vasco na final por 3 a 1 e colocou fim a um jejum de 19 anos sem o troféu.
 

header último confronto v2
Vasco e Fluminense se enfrentaram no dia 9 de fevereiro, na fase de classificação da Taça Guanabara. O empate por 1 a 1 teve gols de Jean (contra) e Fred, para um público de 13.661 pagantes. O técnico Abel Braga escalou o Flu com Diego Cavalieri, Bruno (Wellington Silva), Digão, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho (Marcos Júnior), Valencia (Felipe), Jean e Wagner; Wellington Nem e Fred. Já Gaúcho mandou o Vasco a campo com Alessandro, Nei, Dedé, Renato Silva e Dieyson (Fellipe Bastos); Abuda, Pedro Ken, Wendel (Fillipe Souto) e Carlos Alberto; Eder Luis e Tenorio (Bernardo).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2013/03/vasco-e-flu-se-enfrentam-apos-sequencia-de-empates-em-semifinais.html

Nenhum comentário: