sábado, 2 de março de 2013

Ponte Preta segura o Linense, segue invicta e dorme na ponta do Paulista


Com empate sem gols em Lins, Macaca fica um ponto à frente do São Paulo, que joga domingo. Elefante se mantém no G-8

A CRÔNICA

por GLOBOESPORTE.COM

O empate não era o ideal, mas foi o suficiente para Linense e Ponte Preta dormirem tranquilos na noite deste sábado. Com o 0 a 0 no Estádio Gilberto Siqueira Lopes, em Lins, o Elefante garantiu um lugar no G-8 do Campeonato Paulista até o fim da décima rodada, e a Macaca assumiu provisoriamente a liderança do estadual. Mas os dois times tiveram a chance de sair de campo em condições ainda melhores. O Linense teve um gol legal anulado, enquanto os campineiros criaram as melhores oportunidades.

O resultado mantém a invencibilidade da Ponte na temporada - é a única equipe que ainda não foi batida no Paulistão. Foi a segunda igualdade consecutiva dos comandados de Guto Ferreira, que chegaram a 20 pontos, um a mais que o São Paulo, que joga neste domingo contra o Penapolense, fora de casa. Santos e Mogi Mirim, ambos com 17, também podem ultrapassar a Macaca. O Peixe faz o clássico diante do Corinthians, no Pacaembu, e o Sapão enfrenta o Guarani, em Campinas.

O Linense também completou a segunda partida sem vencer. Após perder para o São Paulo, o Elefante somou seu 17º ponto, ainda em sexto, mas corre o risco de cair para sétimo. O time precisa secar o Corinthians. Linense e Ponte voltam a campo no outro domingo diante de adversários ameaçados pelo rebaixamento. O Elefante pega o São Bernardo, às 16h, fora de casa. Mais tarde, às 18h30m, a Macaca recebe o lanterna São Caetano no Moisés Lucarelli.

jogo entre Ponte Preta e Linense  (Foto: Célio Messias / Ag. estado)Cicinho tenta passar pela marcação do Linense (Foto: Célio Messias / Ag. estado)

Posse de bola de um, chances do outro
O primeiro tempo teve domínio territorial do Linense e boas oportunidades da Ponte Preta. Os donos da casa tomavam a iniciativa e jogavam a Macaca para o campo de defesa, e os campineiros atuavam da maneira que mais gostam: nos contra-ataques. Foi assim que William lançou Diego Rosa, que buscou um toque por cobertura, mas mandou para fora.

A aposta do Linense era com cruzamentos, mas a defesa alvinegra, a melhor do Paulistão, estava bem postada por cima. Quando chegava, a Ponte levava perigo. Cicinho aproveitou cobrança rápida de lateral de Uendel e bateu cruzado, buscando William. Leandro Santos evitou que a bola chegasse ao atacante.

O goleiro voltou a salvar o Linense quando Ramírez levou dois marcadores na raça dentro da área e bateu rasteiro. O chute parou nos pés de Leandro. De cabeça, Ferron também assustou. O Linense teve duas faltas da entrada da área, mas a pontaria de Tarracha estava descalibrada.

Oportunidades para os dois lados
O Linense iniciou a etapa final mais objetivo. A posse de bola significava proximidade da meta de Roberto. Principal opção ofensiva do Elefante, Gilsinho começou com tudo o segundo tempo. Primeiro, saiu na cara de Roberto, mas errou o alvo. Depois, até chegou a balançar as redes, mas a arbitragem, de maneira equivocada, assinalou impedimento. Sumido, Fausto apareceu com uma bicicleta perigosa.

Do lado da Ponte, Guto Ferreira tentou dar novo gás ao ataque trocando Diego Rosa e William por Chiquinho e Alemão. A Macaca ganhou em velocidade. Em uma trama dos dois, Leandro Santos precisou trabalhar de novo. Chiquinho colocou Alemão para correr, o camisa 18 levou a melhor sobre a defesa e, mesmo sem ângulo, finalizou. O goleiro do Linense caiu no tempo certo.

Ferrugem foi outro que entrou para fazer correria na defesa do Linense. O volante criou outra jogada para Alemão finalizar. Desta vez, o atacante deu azar. O chute tinha endereço certo, mas desviou na zaga e foi, com perigo, para fora. João Sales também tentou tirar o zero do placar, em cabeçada no chão, mas Roberto estava atento e foi buscar.

A oportunidade mais clara, porém, foi da Ponte, com Ferrugem. Após corte errado da zaga, ele ficou cara a cara com Leandro Santos. Com Alemão e Chiquinho livres na área, ele forçou o chute cruzado. Nem no gol, nem ao alcance dos companheiros. Foi a última chance da partida.


FONTE:

Nenhum comentário: