sábado, 2 de março de 2013

Osvaldo mata saudade do Ceará em reduto nordestino de São Paulo


Após marcar contra o Strongest, atacante se delicia ao reencontrar a culinária cearense e curte fase de 'popstar' como titular do São Paulo

Por Carlos A. Ferrari e Cassio Barco São Paulo

A primeira frase de Osvaldo ao entrar no Centro de Tradições Nordestinas, quase vizinho ao CT do São Paulo, resume bem a expectativa do jogador por aquele reencontro:

- Guerreiro tá com fome! Só comi uma banana de manhã!

Horas depois de ser um dos destaques do Tricolor na apertada vitória sobre o Strongest, por 2 a 1, no Morumbi, pela Taça Libertadores, o atacante aceitou o convite do GLOBOESPORTE.COM para conhecer o ponto de encontro dos nordestinos na maior cidade do País e se surpreendeu com o que encontrou.

- Sente só o cheiro de carne! - salivou.


Um dos principais nomes do São Paulo em 2013, Osvaldo sofre com o calendário apertado no início da temporada. Desde que voltou das férias, em janeiro, o baixinho não conseguiu visitar a família em Fortaleza e matar a saudade do prato predileto, o baião de dois, uma saborosa mistura de arroz, feijão, queijo, carne e temperos.

Assim que a iguaria chegou à mesa, a timidez de Osvaldo acabou. Quase sem piscar, encheu rapidamente o prato com colheres generosas do preparo, acompanhado de carne de sol e mandioca cozida. Foi pouco! Depois de um segundo tempo caprichado, ainda reservou espaço no estômago para provar o Escondidinho de Carne Seca que tinha acabado de sair do forno.

- Aqui em São Paulo você não encontra muito isso. Sinto falta de alguns pratos, como o baião. Sempre comi bastante. Quando passava férias no interior, todo dia era baião com ovo no jantar. Minha família é simples e não tínhamos muita escolha. Eu gosto muito. Isso está bom demais! – afirmou o atacante, que jura ser um ótimo dançarino de forró.

Osvaldo encontrou no CTN um pedaço da terra natal. Além da culinária, o jogador reviu nos 27 mil metros quadrados do local toda a cultura do Nordeste, como a devoção ao padre Cícero e ao frei Damião. De quebra, ainda ajudou a alimentar com capim o jumento Babalu, mascote do local. Montar no bicho? Nem pensar.

Galeria mosaico Osvaldo Centro de tradições Nordestinas (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
- Se eu subir no jumento, os caras (jogadores) vão me zoar muito. O Jadson já me chama de comedor de rapadura. Imagina se ele ver uma foto assim? (risos) - disse.

O resultado da boa fase de Osvaldo, vice-artilheiro tricolor em 2013, com seis gols, está nas ruas da capital paulista. Em pouco tempo de visita ao CTN, o atacante foi reconhecido rapidamente pelos torcedores, com pedidos de fotos, autógrafos em camisas e, claro, mais gols. O jogador, que apareceu bem no Brasileirão de 2011, atuando pelo Ceará, virou referência entre os cearenses.

- Há algum tempo, isso acontecia com o Dudu Cearense. Tudo sobre ele era notícia em Fortaleza. Estou podendo mostrar meu valor e não representar apenas o São Paulo como também toda a nação nordestina.
A passagem pelo Timão, a “carreira” de motorista e a Seleção

O sabor daquelas garfadas remeteu Osvaldo a uma época em que o sucesso no futebol não passava de um sonho distante. A primeira dificuldade foi conviver com a ausência do pai, caminhoneiro que passava longos períodos fora de casa para conseguir o sustento da família.


O garoto de classe média baixa não tinha outro objetivo de vida. As brincadeiras de motorista de ônibus na garagem do prédio em que morava não passavam de diversão para quem via no futuro a oportunidade de transformar a vida dos parentes usando uma bola de futebol.

- Quando eu não estava jogando, estava na garagem brincando em um carrinho que tinha lá. Eu pegava muitos ônibus para treinar e admirava os motoristas. Mas apostei todas as fichas em ser jogador.

Depois, o problema passou a ser se firmar. Em busca de espaço, o garoto chegou a se aventurar em um período de testes no futsal do Corinthians. A tentativa de encurtar caminho para o futebol de campo não deu certo. Restou voltar ao Ceará e encarar as categorias de base do Fortaleza. De lá, rodou por River, do Piauí, Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, Sporting Braga, de Portugal, e Ceará, de onde foi contratado pelo Tricolor.

A evolução na carreira deixa Osvaldo empolgado sobre o futuro. O jogador não esconde que tem esperanças de ser convocado para o amistoso da seleção brasileira contra o Chile, dia 24 de abril, no Mineirão. O técnico Luiz Felipe Scolari já antecipou que chamará apenas atletas que atuam no futebol nacional, aumentando as chances do baixinho.

- Está faltando uma oportunidade com a amarelinha. Eu acho que é possível. Estou fazendo meu trabalho e, se tiver essa oportunidade, vou dar o meu melhor para o Felipão gostar - projetou.

E, desta vez, com o sabor do baião de dois na boca
- Olhem o tamanho da minha barriga (risos) – brincou, levantando a camisa ao sair da mesa.

SERVIÇOO CTN fica na rua Jacofer, 615, no bairro do Limão, em São Paulo. O telefone para contato é: (11) 3488.9400.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2013/03/osvaldo-mata-saudade-do-ceara-em-reduto-nordestino-de-sao-paulo.html

Nenhum comentário: