sábado, 2 de março de 2013

Entre treinos e jogos no Brasil, Venus corria contra tempo como empresária


Dona de marca de roupas, americana respondia e-mails de trabalho até segundos antes dos jogos do WTA Brasil. Ela também curte redes sociais

Por Matheus Tibúrcio Direto de Florianópolis

celular venus williams wta brasil (Foto: Cristiano Andujar / Fotoarena)Venus usa celular para redes sociais e negócios (Foto: Cristiano Andujar / Fotoarena)

Quem foi à sede da Federação Catarinense de Tênis (FCT), em Florianópolis, somente para ver da arquibancada Venus Williams jogar, não consegue perceber que a americana dividia suas atenções entre a disputa do WTA Brasil e o trabalho como empresária. Além de atleta, ela é dona da própria marca de roupas, a "EleVen by Venus", e tentava aproveitar o tempo disponível para lidar com um prazo apertado relacionado ao fechamento de uma coleção primavera-verão da grife para 2014. Para isso, ela recorria ao celular a todo instante.

Na noite desta sexta-feira, Venus foi eliminada do WTA Brasil depois de perder para a russa Olga Puchkova, 109ª no ranking mundial, na semifinal do torneio catarinense.


Nos intervalos entre os exercícios de treino, a tenista procurava o telefone na mochila e ficava todo o tempo mexendo nele enquanto se reidratava. Mas o que mais chamava a atenção é que, antes das partidas, quando saía da área reservada aos atletas na FCT e se dirigia à quadra principal do torneio, ela sempre estava com o celular nas mãos. Quando botava o pé na arena, ela já colocava o telefone na bolsa e então caminhava normalmente até a área técnica como se não estivesse preocupada com outros assuntos a não ser o tênis.

Não consigo ficar parada. Minha mente está sempre trabalhando muito rápido"
Venus Willians, tenista americana

- Eu tenho muito o que fazer. Estou sempre respondendo e-mails. Agora na EleVen estamos fechando a coleção de primavera-verão de 2014. Temos um deadline bem próximo. Estou na frente do marketing também, então não posso parar. Geralmente eu não faço isso durante os torneios, mas essa semana eu precisei por causa do prazo a cumprir. Há muitas coisas acontecendo. Essa é minha obsessão. Não consigo ficar parada. Minha mente está sempre trabalhando muito rápido - explicou a tenista.

Venus tem base acadêmica para ser uma empresária do ramo. Em 2007, ela se formou em Design de Moda pelo Instituto de Arte de Fort Lauderdale, na Flórida (EUA). No mesmo ano, ela entrou no mercado ao lançar uma coleção de tênis. As roupas utilizadas por ela durante as competições e outros artigos estão disponíveis para compra no site da "EleVen by Venus".

Sem pena nas redes sociais
Se por um lado Venus usa bastante o celular para tratar de negócios, ela também é fã das redes sociais, mas o lado empresarial acabou afetando um pouco o social. Nesta semana em que competiu no Brasil, Venus diminuiu as postagens, muito devido à preocupação com os compromissos fora de quadra. As poucas fotos no Facebook e posts no Twitter sobre sua passagem pelo país apareceram, em sua maioria, antes do torneio em Florianópolis começar. Mas ela não deixou de dar atenção aos seguidores e se esforçou para responder ao apoio dos torcedores.

celular venus williams wta brasil (Foto: Matheus Tibúrcio)Venus só deixa o celular ao entrar em quadra (Foto: Matheus Tibúrcio)

Ao mesmo tempo em que é cercada de fãs, Venus sabe que existem que há muitas críticas e reclamações. Na última semana, a canadense Rebecca Marino, de 22 anos, abandonou a carreira alegando que sofria abuso nas redes sociais. Ela ocupava apenas a 418ª posição do ranking da WTA, mas se tornou um exemplo no tênis de como alguém pode sofrer bullying na internet. Segundo Venus, há uma diferença comportamental entre os usuários que causam esse tipo de decisão.

- Eu tive alguns altos e baixos na carreira, mas nunca sofri pressão. Espero que ela tenha uma boa recuperação e volte a ter uma vida feliz, porque isso é o que todo mundo quer: ter saúde e ser feliz. Realmente existem muitas pessoas más nas redes sociais. Algumas pessoas, principalmente as mais famosas, têm um padrão alto (de comportamento),
mas o resto, infelizmente, não tem a mesma postura. É uma pena, realmente há dois padrões.


Venus possui pouco mais de 925.000 seguidores no Twitter. A página no Facebook da atleta já foi curtida por quase de 1,2 milhão de internautas. Em meio a tantos fãs, também há os "chatos de plantão". A americana não se deixa abalar com eles e se livra deles só com o
apertar de um botão.


- Se as pessoas são más comigo, eu apenas bloqueio elas. É assim que as coisas são. Eu quero interagir com os meus fãs nas redes sociais, mas existem pessoas que só sabem criticar. Com eles eu apenas clico no botão de bloqueio, reporto como spam e pronto. Isso funciona para mim. É chato que falem coisas ruins. Não que eu deixe isso me afetar, mas não é divertido. Tem muita gente que cria conta somente para criticar - concluiu a americana.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/03/entre-treinos-e-jogos-no-brasil-venus-corria-contra-tempo-como-empresaria.html

Nenhum comentário: