sábado, 2 de março de 2013

campeonato mineiro - Cruzeiro derrota Tombense por 3 a 1 e garante permanência na liderança

Vinícius Araújo, Everton Ribeiro e Élber fazem para o time de Belo Horizonte, Adeílson marca o único da equipe de Tombos


 A CRÔNICA

por Tarcísio Badaró

O atacante Vinícius Araújo saiu do banco de reservas ainda no início do primeiro tempo para se tornar o nome do jogo. Com um gol e uma assistência, ele ajudou o Cruzeiro a bater o Tombense por 3 a 1, neste sábado, no Mineirão, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro. De cabeça, o atacante Adeílson marcou o único da equipe de Tombos. Com a vitória, o time celeste chegou aos dez pontos e se manteve na liderança da primeira fase. O jogo, que marcava a estreia do meia Diego Souza no Mineirão, teve um camisa 10 apagado com atuação apenas razoável. Já o Tombense, estreante e surpresa do campeonato até então, mostrou bom futebol e muito disposição. A equipe do interior segue na terceira posição, com seis pontos, mas pode cair após os jogos deste domingo. Quatro equipes avançam às semifinais ao fim das 11 rodadas.

Na próxima rodada, o Cruzeiro vai até Araxá encarar a equipe da casa. O jogo será no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no estádio Fausto Alvim. Já o Tombense receberá o Boa Esporte no sábado, às 17h, no estádio Almeidão, em Tombos.

Vinícius Araújo luan cruzeiro gol tombense (Foto: Pedro Vilela / Futura Press)Vinícius Araújo comemora com Luan o gol do Cruzeiro (Foto: Pedro Vilela / Futura Press)

Todos no Cruzeiro esperavam um Tombense fechado na defesa. E não se surpreenderam quando a bola rolou. O time do interior se propôs a defender, apostando em algum contra-ataque. Com jogadores fortes, fez a retranca e não deu espaço para o Cruzeiro. O time celeste, por sua vez, apresentou a mesma dificuldade do jogo passado. Até teve paciência para rodar a bola, mas não conseguiu criar alternativas para chegar ao gol adversário.

Logo no começo do jogo, o Cruzeiro perdeu o atacante Anselmo Ramon. Ele sentiu uma fisgada no adutor da coxa esquerda e deu lugar ao garoto Vinícius Araújo. Com pouca criatividade, o time celeste só conseguiu uma finalização perigosa aos 18 minutos, com Diego Souza, após passe do zagueiro Paulão. Até então, o Tombense marcava bem e cumpria o plano de jogo. No entanto, não conseguia encaixar um contra-ataque.

E foi quando o Cruzeiro imprimiu um pouco mais de velocidade no ataque que o gol saiu. Éverton recebeu bom passe de Éverton Ribeiro pela esquerda e foi ao fundo. Ele bateu cruzado, e o goleiro Glaycon soltou. O garoto Vinícius Araújo mostrou ter estrela e comprovou a fama de oportunista. Foi só empurrar para o gol. Cruzeiro 1 a 0, aos 37 minutos.

O gol cruzeirense obrigou o Tombense a buscar um pouco mais o jogo. O que acabou dando mais espaço para o Cruzeiro. Poucos minutos depois, a Raposa quase ampliou. Após troca de passes envolvente pela direita, Ceará levantou no segundo poste. Luan finalizou de cabeça. A bola chegou a tocar no travessão antes de sair. No finalzinho, após cruzamento de Éverton Ribeiro, Vinícius Araújo quase marcou mais um.


Disputa boa
O segundo tempo começou agitado. Éverton Ribeiro tabelou com Vinícius Araújo, bateu no canto, e por pouco não ampliou para o Cruzeiro logo no início. O Tombense deu o troco em seguida. Após escanteio da direita, André ganhou de cabeça e quase marcou. O jogo era bom, lá e cá. Luan bateu cruzado da esquerda e Vinícius Araújo quase chegou a tempo de finalizar. A partida foi mais fraca nos primeiros quinze minutos, com uma leve vantagem para o time celeste.

Após os 15, o Tombense recuou. Voltou a dar mais atenção à defesa e a esperar por um bom contra-ataque. E aos 20 minutos encontrou. Após belo passe da defesa, Adeílson saiu sozinho na cara do goleiro. Ele teve tempo para pensar e escolher a melhor jogada. Mas Fábio cresceu no lance e defendeu. Foi a chance de ouro do time do Gavião.

O Tombense se animou e cresceu no jogo. Uma boa para a equipe vermelha eram as jogadas pelo alto. Após escanteio da direita,  André ganhou pelo alto, mas Paulão salvou o Cruzeiro. Mas quando o time visitante começava a se sentir a vontade no Mineirão, a Raposa marcou o segundo. Aos 27 minutos, Vinícius Araújo apareceu novamente. Ele fez boa jogada pela esquerda e cruzou. Éverton Ribeiro bateu de primeira e ampliou o placar.

O time de Tombos não desanimou e conseguiu descontar. Aos 33 minutos, a bola aérea, que já havia se anunciada como perigosa funcionou. Após falta da esquerda, Adeílson ganhou no segundo poste e marcou. O Tombense cresceu no jogo e foi buscar o empate. Por pouco, ele não veio com Adeílson novamente, que quase marcou após sobra da defesa.


Mas foi o Cruzeiro que acabou marcando. Aos 43, depois de um belo passe de Dagoberto, Élber soltou a bomba, sem chances para o goleiro Glaycon. E fim de jogo no Mineirão, que recebeu público de 21.152 pagantes e teve renda de R$ 898.780,00.


Diego Souza, atacante do Cruzeiro (Foto: Washington Alves / Vipcomm)Diego Souza: atuação discreta no 1º jogo pelo Cruzeiro no MIneirão (Foto: Washington Alves / Vipcomm)


FONTE:





Nenhum comentário: