sábado, 2 de março de 2013

Há vida sem Beckham? MLS começa com Juninho como sua nova estrela


Brasileiro inicia sua primeira temporada tentando levar o New York RB ao primeiro título de sua história. Sem Becks, campeão Galaxy espera Lampard

Por Fábio Lima Rio de Janeiro

Na primeira temporada pós-Beckham, os holofotes da MLS deixam a costa oeste e se voltam para a costa leste dos Estados Unidos a partir deste sábado. Enquanto o atual bicampeão Los Angeles Galaxy perdeu seu emblemático jogador, o New York RB surge como o time a ser observado, especialmente após a chegada do meia brasileiro Juninho Pernambucano, que se juntou a nomes renomados, como o atacante Thierry Henry, ex-Arsenal e Barcelona, e o meia Tim Cahill, ex-Everton.

A partir de domingo, quando enfrentarão o Portland Timbers fora de casa, os nova-iorquinos iniciarão a busca pelo primeiro título de sua história. Na temporada passada, mesmo sob a batuta de Henry, a equipe foi eliminada nas semifinais da Conferência Leste - a primeira etapa da fase de playoffs. Logo em seu primeiro jogo oficial no país, Juninho terá um duplo desafio. Além do adversário, o gramado do estádio Jeld-Wen Field. Mesmo com as diferenças e as dificuldades da pré-temporada, o brasileiro sente que está em condições de se destacar em sua nova empreitada.


- Estou me sentindo pronto. A estreia será em um gramado sintético, o que será novo para mim, mas espero fazer um grande jogo. A pré-temporada foi muito longa e dividida em três lugares distintos, mas sempre quando voltávamos a Nova York não podíamos treinar por causa do tempo. Os resultados foram ruins nos amistosos de preparação, mas foi bom para conhecer todos os companheiros, já que chegaram mais seis jogadores novos ao time e era necessário este entrosamento - explicou ao GLOBOESPORTE.COM.

Juninho Pernambucano new york red bull estreia (Foto: Reprodução / Site Oficial do New York Red Bull)Juninho Pernambucano em uma de suas especialidades (Foto: Reprodução)

Se depender da impressão que deixou nos companheiros nos primeiros contatos, Juninho tem tudo para começar com o pé direito. O talento com a bola parada o fez receber elogios quase que diários de colegas como o atacante Fabián Espíndola, que o classificou como mágico.

- Talvez seja porque eu sempre digo para os mais próximos que me viro para ter sempre uma solução com a bola. Não gosto de perdê-la nunca - justificou o Reizinho.

Além do brasileiro, uma outra novidade do New York estará no banco de reservas. Jogador que mais partidas disputou pelo clube, Mike Petke, que trabalhou como interino no fim da temporada passada, foi efetivado no cargo e terá em 2013 sua primeira oportunidade como treinador. O americano tem 36 anos, é mais jovem que Juninho e um ano mais velho que Henry.

Digão, do New York Red Bulls (Foto: Getty Images)Zagueiro Digão passou o fim de 2012 se adaptando ao futebol dos EUA  (Foto: Getty Images)

Quem também poderá disputar uma temporada completa com o NY é o zagueiro Digão, irmão do meia Kaká,do Real Madrid. Em 2012, o jogador passou por um período de adaptação e acabou sendo efetivado na equipe. Para a temporada que se inicia neste fim de semana, o brasuca vê um time pronto para buscar o título.

- A equipe deu uma melhorada, sim. Trouxe o Juninho, um jogador de muita experiência. Ele é a grande mudança no meio de campo. Será aquele jogador que vai dar tempo de jogo para o time, tem qualidade nos passes, e como aqui tem muita bola parada, vai ser um jogador decisivo. O time deu uma rejuvenecida. Nesta liga, é importante ter fôlego para correr os 90 minutos, é importante ter experiência e juventude - analisou Digão.

À espera de Lampard

Lampard comemora gol do Chelsea contra o Everton (Foto: Reuters)Lampard, do Chelsea, poderá ser uma das
estrelas da MLS em 2013 (Foto: Reuters)

Beckham se despediu do Los Angeles Galaxy com um bicampeonato. O meia inglês deixou livre uma das três vagas de estrangeiros que podem ter salários acima da média estabelecida pela MLS. Como a temporada europeia ainda está em curso, a diretoria vai esperar até o meio do ano para ir ao mercado. Com isso, o atual campeão se preocupou com a manutenção da base, que tem como pilares os atacantes Donovan e Robbie Keane.

O time é um dos que mais tem brasileiros. São três: o zagueiro Leonardo, ex-São Paulo, os meias Juninho, que também já defendeu o Tricolor Paulista, e Marcelo Sarvas, que teve passagem pelo Corinthians. O defensor não acredita que a saída de Beckham vá atrapalhar tanto o time, que, em sua opinião, segue como um dos favoritos ao título.

- Principalmente por ter sido campeão, não perde muito, mas, no marketing, sim. Mas no jogo não perde tanto, não. No futebol o que podemos perder mesmo é bola parada, bom passe e o respeito que os times acabam tendo por ele - avaliou Leonardo.

A vaga deixada por Beckham deverá ser preenchida por um outro meia inglês. Lampard ainda não renovou contrato com o Chelsea e estará livre para negociar no término da temporada. O jogador já declarou que gostaria de jogar nos Estados Unidos e, no grupo do Galaxy, já há a expectativa de que o ídolo dos Blues seja o tão esperado sucessor de Becks.

- Talvez possa vir o Lampard, mas ainda não bateram o martelo. Seria uma honra, um cara que já fez muito pelo Chelsea, pela seleção da Inglaterra, está quase nos anos finais da carreira e pode ser mais um astro aqui - elogiou.

Alessandro Nesta, do Montreal Impact (Foto: Getty Images)Alessandro Nesta, do Montreal (Foto: Getty Images)

Experiência europeia
O Galaxy não deixou de contratar um reforço com bagagem no Velho Continente. Para o gol veio o italiano Carlo Cudicini, que tem 12 anos de Premier League, defendendo Chelsea e Tottenham. O Portland Timbers fechou com o zagueiro Mikäel Silvestre, que teve longas passagens por Manchester United e Arsenal.

O Montreal Impact conta com um tridente formado por italianos para tentar chegar aos playoffs. O líder do time é o zagueiro Alessandro Nesta, ex- Milan e Lazio. Marco Di Vaio, que já defendeu oito clubes em seu país, é a referência no ataque. O meia-atacante Andrea Pisanu, com passagens por clubes mais discretos, completa o trio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/03/ha-vida-sem-beckham-mls-comeca-com-juninho-como-sua-nova-estrela.html

Nenhum comentário: