terça-feira, 12 de março de 2013

campeonato pernambucano - Santa Cruz passa pelo Central e segue no encalço do líder Náutico


Em uma noite inspirada do jovem meia Jefferson Maranhão, que marcou dois gols, Tricolor do Arruda se iguala ao Alvirrubro em número de pontos

Por GLOBOESPORTE.COM Recife


O Santa Cruz recuperou a vice-liderança do segundo turno do Campeonato Pernambucano, ao derrotar o Central, na noite desta segunda-feira, no estádio do Arruda, no jogo que fechou a quinta rodada da competição. A vitória por 2 a 0 leva o Tricolor aos mesmos 12 pontos do líder Náutico, que possui uma grande vantagem no saldo de gols (16 a 5).

O grande destaque do jogo foi o meia Jefferson Maranhão, que ganhou mais uma oportunidade de começar jogando e soube aproveitar. Ele marcou os dois gols que garantiram a vitória, ainda no primeiro tempo.

O meia Natan, que saiu lesionado na metade da segunda etapa, voltou a fazer uma boa partida e foi o principal articulador das ações ofensivas do time comandado por Marcelo Martelotte.

Na próxima rodada, o Tricolor recebe o Chã Grande, no Arruda, na próxima quinta-feira. O Central, que com a derrota caiu para a vice-lanterna e já começa a focar na luta contra o rebaixamento, volta a campo um dia antes, em Caruaru, diante do Serra Talhada, que ocupa a sexta posição na tabela da competição.

santa cruz x porto jefferson maranhão (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Autor de dois gols, o meia Maranhão foi muito festejado pelos jogadores e
pelo treinador Marcelo Martelotte (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Maranhão desencanta no primeiro tempo
Nos primeiros minutos de jogo, até parecia que o Central era quem atuava em casa. Enquanto o Santa Cruz jogava de forma sonolenta, errando passes na frente da sua área e aceitando o toque de bola adversário, a Patativa aproveitava e se mantinha mais no campo de ataque. Em uma dessas investidas, aos 3 minutos, André Tavares arriscou de fora da área, mas mandou longe da meta de Tiago Cardoso.

Aos 7 minutos, Luciano Sorriso tabelou com Natan e recebeu livre na direita. O volante cruzou para Danilo Santos, no primeiro pau, e o atacante desviou de cabeça, para Dênis Marques, que estava sem marcação, no segundo pau. O artilheiro tricolor tentou um voleio e mandou a bola um pouco alta, raspando o travessão de Rodrigão. O lance fez o time da casa acordar. Nos minutos seguintes, o Tricolor se manteve no campo de ataque, mas tentou chegar ao gol em cruzamentos na área, sem sucesso.

santa cruz x porto jefferson maranhão (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Outra 'cria' da base, Maranhão foi o nome do jogo(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Logo o Central voltou a equilibrar. Aos 12, Luís Fernando chutou de longe, mas a bola foi para fora. Dois minutos depois, Tallys lançou para André Tavares, que escorou de cabeça para André Nunes. O camisa 9 do Alvinegro chegou na corrida e bateu de primeira, obrigando Tiago Cardoso a espalmar para escanteio. Quando o Central parecia melhor em campo, o Santa Cruz abriu o marcador. Aos 18, Luciano Sorriso pegou uma sobra de bola e viu Jefferson Maranhão penetrando livre pela esquerda. O lançamento saiu na medida e o camisa 11 matou bem a bola no peito e tocou, de leve, na saída de Rodrigão.

O jogo ficou morno e somente aos 29, veio um novo lance ofensivo. Tiago Costa tabelou com Danilo Santos e tentou o chute. O Santa só voltou a assustar aos 35. Sorriso cobrou falta no segundo pau e Everton Senna cabeceou para fora. Somente aos 39 minutos o Central chegou com perigo, em novo chute de André Nunes, após passe do “xará” Tavares.  Mais uma vez, quando o time do interior começava a gostar do jogo o Santa Cruz balançou as redes. E mais uma vez com o destaque do jogo. Em uma cobrança de falta pela direita, aos 40, Jefferson Maranhão cobrou fechado, a bola passou por todos, inclusive por Rodrigão, e morreu na meta defendida pelo camisa 1 do Central.

Dênis Marques acorda e anima o jogo no segundo tempo

Dênis Marques Santa Cruz Central (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Dênis Marques deu trabalho no segundo tempo (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

A segunda etapa começou franca, mas tanto Santa Cruz quanto Central erravam muitos passes, principalmente as assistências. Mas o atacante Danilo Santos, do Tricolor, exagerou. Aos 13 minutos, ele recebeu um lançamento longo, ficou cara a cara com Rodrigão, mas em vez de tentar a conclusão optou por servir a Dênis Marques. O passe saiu fraco e permitiu o corte do zagueiro Ítalo. Com as entradas de Léo e Éverton Heleno nas vagas de Natan e Sorriso, o Santa passou a jogar um futebol mais cadenciado. Ao menos no setor defensivo, o Tricolor ficou mais bem postado, dando pouco espaço para o camisa 10 Tallys armar as jogadas do Central.

Em uma cobrança de escanteio para o Santa Cruz, aos 28, o jogo voltou a ganhar um pouco de emoção. Léo bateu no meio da área, William Alves desviou e a bola ainda passou por Danilo Santos, Vágner e Éverton Senna, antes de sair pela linha de fundo. Mas o jogo só ficou animado aos 30, graças ao artilheiro Dênis Marques. Éverton Heleno desceu pela direita, driblou um marcador e chutou sem ângulo, para fora. O camisa 9 do Tricolor, que até então tinha uma atuação apagada, reclamou por estar bem posicionado para receber um passe. No minuto seguinte, o Dênis Marques reclamou mais uma vez. Ele entrava livre pela esquerda, mas Léo preferiu o chute de fora da área. A bola passou muito próxima à trave direita de Rodrigão.

Se ninguém o servia, era hora de tentar resolver sozinho. Aos 32, o centroavante recebeu um passe de Léo, na direita, tentou o drible e foi derrubado por Paulo Vítor. O próprio Dênis cobrou colocado e Rodrigão se esticou para fazer a defesa. Aos 35 foi a vez do momento "fominha" do artilheiro coral. Ele recebeu novo passe de Léo, avançou pela esquerda e atraiu a marcação da zaga centralina. Léo prosseguiu e se posicionou livre, na direita, mas o camisa 9 tentou o chute, que foi abafado pela defesa.
O Central teve a sua melhor chance em todo o jogo aos 39 minutos. Em uma jogada pela esquerda, a bola encontrou André Nunes, no segundo pau. O camisa 9 do Central cabeceou firme, para baixo, e Tiago Cardoso fez jus ao apelido de "Paredão", realizando uma bela defesa. No último lance do jogo, já aos 47, Tiago Costa quase coroou a boa atuação com um golaço. O lateral driblou três adversários e chutou na diagonal, mas a bola saiu aberta demais e foi para fora.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pe/futebol/campeonato-pernambucano/noticia/2013/03/santa-cruz-passa-pelo-central-e-segue-no-encalco-do-lider-nautico.html

Nenhum comentário: