terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Mais forte que no ouro em Pequim, Fofão diz viver melhor fase da carreira


Com mais massa muscular em relação a 2008, veterana levantadora do Rio de Janeiro esbanja vitalidade e impressiona nutricionista e preparador físico

Por Marcello Pires Rio de Janeiro

No período que ficou longe das quadras, Fofão admite que raramente pensava em vôlei. A medalha de ouro nos Jogos de Pequim parecia o desfecho perfeito de uma carreira feliz e repleta de glórias. No entanto, nas raras vezes que a modalidade passava pela sua cabeça, a vontade de voltar a jogar sempre se tornava uma possibilidade real. Quando, enfim, resolveu aceitar a proposta do Rio de Janeiro - que nesta terça-feira enfrenta o Praia Clube, às 21h, em Uberlândia - para disputar a Superliga, a levantadora talvez não imaginasse que em tão pouco tempo estaria jogando com a mesma intensidade e eficiência de quando decidiu dar um tempo. A comprovação de que sua decisão foi a mais acertadas veio na última quarta-feira, quando a jogadora ouviu da nutricionista do time carioca, Isabella Toledo, que suas condições atuais são melhores que as de 2008.

Fofão Rio de Janeiro vôlei (Foto: Luiz Doro / Adoro Foto)A levantadora Fofão comemora seu desempenho com a camisa do Rio de Janeiro e afirma que mesmo aos 42 anos de idade vive o melhor momento de sua carreira (Foto: Luiz Doro / Adoro Foto)

- Na avaliação que realizei essa semana comprovei que a Fofão hoje apresenta valores melhores do que em 2008. O percentual de gordura dela ainda pode diminuir, mas a massa muscular dela é melhor do que antes das Olimpíadas de Pequim. É impressionante uma jogadora de 42 anos estar três quilos mais forte após ficar um ano longe das quadras - explicou Isabella.
A condição apresentada pela levantadora é tão boa que a nutricionista do Rio de Janeiro assegura que, de acordo com sua composição corporal, Fofão pode tranquilamente jogar por mais uns três anos. Acostumada a não fazer planos, a capitã do líder da Superliga comemora o bom momento, mas prefere deixar as coisas acontecerem normalmente.

Mesmo aos 42 anos, eu me sinto no melhor momento da minha carreira"
Fofão

- Fiquei muito feliz com a minha condição após um ano longe das quadra. Sabia que seria complicado, mas isso é fruto de muita determinação e dedicação. Estou sendo muito obediente com a alimentação que a Isabella tem me passado e isso tem feito toda a diferença e me motivando ainda mais dentro de quadra. Mesmo aos 42 anos, eu me sinto no melhor momento da minha carreira. Se chegar no fim da Superliga jogando em alto nível já vou estar feliz. Depois a gente deixa as coisas acontecerem e vê no que vai dar - afirmou Fofão.

Preparador físico do Rio de Janeiro, Marco Antônio Jardim concorda com Isabella que Fofão tem condições de estender sua carreira por mais algumas temporadas. Porém, ele explica que o bom momento da levantadora requer algumas precauções durante os treinamentos.

- Temos a preocupação de proteger todas as atletas e as mazelas que o tempo deixa em uma jogadora com mais de 40 anos. As articulações sofrem um pouco mais, principalmente as panturrilhas e o tendão de aquiles. Ela mesmo nos monitora, pois conhece bem seu corpo e sabe até onde pode ir. Começamos o trabalho engatinhando, passo a passo e ela foi ganhando um condicionamento físico cada vez melhor, sempre respeitando seu limite. O primeiro objetivo dela era não se machucar, mas ela é uma atleta dedicada e exemplar e por isso obteve sucesso - destacou Marquinhos.

Fofão, vôlei, Rio de Janeiro e Osasco (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Apesar do bom momento, levantadora prefere não fazer planos (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

Não bastasse o excelente trabalhado realizado por toda comissão técnica do Rio de Janeiro, Fofão revela que a energia da Cidade Maravilhosa e o calor do torcedor carioca também têm ajudado seu desempenho dentro de quadra.

- Nunca tinha morado aqui, e posso dizer que está sendo perfeito. O torcedor nos apoia em todos os jogos em casa, e o astral da cidade tem me motivado muito. Treinar na Urca e conviver com aquele visual não tem preço. Estou muito feliz - finalizou a camisa 7 do time carioca.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/01/mais-forte-que-no-ouro-em-pequim-fofao-diz-viver-melhor-fase-da-carreira.html

Nenhum comentário: