terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Grêmio ignora gramado ruim e faz pacto por Arena: 'Nosso diferencial'


Vanderlei Luxemburgo entende que estádio tem ponto positivos, como proximidade e pressão da torcida, para ajudar a vencer LDU na Libertadores

Por Hector Werlang Porto Alegre

arena jogo-treino gramado grêmio canoas (Foto: Hector Werlang/Globoesporte.com)Gramado ainda não tem as melhores condições (Foto: Hector Werlang/Globoesporte.com)

O gramado pode estar irregular e com excesso de areia. Porém, as dificuldades terão de ser superadas. Na marra. Ao ignorar o mau estado do campo, o Grêmio faz uma espécie de pacto pela Arena. Ela terá de ser o diferencial para superar a vantagem da LDU e avançar à fase de grupos da Taça Libertadores da América. No jogo de ida, em Quito, os equatorianos venceram por 1 a 0.

É assim que Vanderlei Luxemburgo analisa as circunstâncias da primeira partida oficial na nova casa. O treinador prefere destacar pontos positivos da nova casa: capacidade de 60 mil pessoas, ambiente de pressão pela proximidade da torcida e orgulho pela grandiosidade da obra.

- Não temos que discutir mais o gramado. Não vai mudar. A Arena é a nossa casa. Temos de convocar o torcedor para o primeiro momento decisivo dela. Foi construída em favor do Grêmio e do seu torcedor. É a primeira chance de mostrar que ela é e será nosso diferencial. Temos de passar pela LDU com o gramado assim ou assado. Os adversários têm de se intimidar aqui. Não é um ambiente hostil, mas de pressão – analisou o treinador.

Com treinos sábado e segunda, o grupo tricolor presenciou avanço, embora as condições ainda estejam longe do ideal. Pedaços de grama não se soltam mais, como na inauguração em amistosos contra o Hamburgo e no Jogo Contra a Pobreza, mas areia sobe em movimentos rápidos, como chutes e arrancadas. A transferência dos dois primeiros jogos do Gauchão para o Olímpico, portanto, não foi suficiente para resolver o problema. O calor do verão brasileiro é apontado como dificultador do enraizamento da grama.

Ao se preparar para finalização, Willia José levanta areia no gramado da Arena (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Ao se preparar para finalização, Willia José levanta areia no gramado da Arena (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

- Essas coisas serão normalizadas com o tempo. Assim como a nossa adaptação. Não é da noite para o dia. Leva mais tempo – completou o comandante.

Após perder por 1 a 0 em Quito, o Grêmio precisa ganhar por dois gols de diferença. Novo 1 a 0 leva a decisão aos pênaltis. A LDU avança com vitória, empate e derrota por um gol desde que balance a rede rival. O classificado entra no Grupo 8.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2013/01/gremio-ignora-gramado-ruim-e-faz-pacto-por-arena-nosso-diferencial.html

Nenhum comentário: