quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Nutricionista multicampeã e chef da Seleção montam cardápio corintiano


Alimentação será a base de arroz e feijão. Graças a intérprete, dupla encontra produtor brasileiro de queijo branco e carne seca no Japão

Por Leandro Canônico e Zé Gonzalez Nagoya, Japão

Cozinha do hotel do corinthians em nagoya (Foto: Zé Gonzales / Globoesporte.com)Chef Jaime Maciel mostra o feijão dos corintianos
(Foto: Zé Gonzalez / Globoesporte.com)

Uma nutricionista multicampeã e um chef de cozinha de seleção brasileira. A alimentação do Corinthians durante o Mundial de Clubes da Fifa, no Japão, está em boas mãos. Christine Neves já está acostumada a cuidar da fome alvinegra. Afinal, ela está há 12 anos de Timão. Mas Jaime Maciel é um convidado especial. Os dois montaram o cardápio e encontraram até produtores de queijo branco e carne seca no país oriental.

- Eu trabalho com a seleção brasileira desde 1995, desde as categorias de base até os profissionais. Estive nas últimas três edições da Copa América, na Copa do Mundo da África do Sul... Fui chamado pelo Corinthians para o Mundial e agora sou corintiano - falou Jaime, que bordou o símbolo do Timão em seu uniforme.

A dupla está no Japão desde sábado. Fez o mesmo caminho que a delegação, com escala em Dubai, nos Emirados Árabes. Tudo para alinhar com as cozinhas dos hotéis, tanto em Nagoya quanto em Yokohama, o cardápio e o atendimento especial aos jogadores.

- Trabalho no Corinthians desde 2000. Cheguei pouco depois da conquista do Mundial. Vivi todos os altos e baixos desde aquela época. Sou mano, sou Corinthians - disse Christine, que nesse período, muito embora tenha sido rebaixada, foi campeã paulista, brasileira, da Série B, da Copa do Brasil, da Libertadores.
..
Arroz, feijão e carne seca é a base de tudo. Do Brasil, vieram apenas os temperos. O restante foi comprado em um mercado brasileiro em Hamamatsu, cidade onde tem a maior concentração de brasileiros no Japão. A carne, o frango e o peixe são fornecidos pelos hotéis. Tanto em Nagoya quanto em Yokohama, o Timão terá áreas exclusivas.

Cozinha do hotel do corinthians em nagoya (Foto: Zé Gonzales / Globoesporte.com)O chef Jaime Maciel, a intérprete Sandra Nawate e a nutricionista Christine Neves (Foto: Zé Gonzalez)

Moradora do Japão há mais de 20 anos, a brasileira Sandra Nawate completa esse time como intérprete da dupla da alimentação. Ela é dona de um mercado em Hamamatsu e traduziu o cardápio corintiano para o japonês, fazendo o intercâmbio entre os brasileiros e os japoneses.

- Cada ano que passa os japoneses estão mais bem preparados para receber os brasileiros, afinal quase todo ano tem delegação nossa por aqui. Até mesmo algumas coisas que sentimos falta, como o queijo branco, nós conseguimos - contou Christine.

Graças a Sandra Nawate. Por conta dos contatos que tem na administração do seu mercado, ela indicou a Christine um produtor de queijo branco no Japão. O produto, muito consumido no Brasil, é desconhecido pela maioria dos japoneses. A mesma coisa aconteceu com a carne seca, produzida por brasileiro no país do Mundial.

Ao todo, o cardápio montado por Christine e Jaime será consumido por mais de 50 pessoas que formam a delegação. Serão cinco refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche da tarde, janta e lanche da noite. Esse último será feito no corredor do andar onde os atletas estarão hospedados. No intuito de dar mais liberdade.

Preocupada com a adaptação dos jogadores, Christine "proibiu" o consumo de comidas diferentes, mesmo que o atleta esteja acostumado. A longa viagem e a diferença de temperatura já são, segundo a nutricionista, motivos suficientes para preocupação. Portanto, é melhor manter a alimentação com base na culinária brasileira. 

Cozinha do hotel do corinthians em nagoya (Foto: Zé Gonzales / Globoesporte.com)Feijão e carne seca: alimentos do Corinthians em Nagoya (Foto: Zé Gonzalez / Globoesporte.com)

Nenhum comentário: