quarta-feira, 4 de julho de 2012

Brasil é atropelado por Cuba e fica em situação delicada na Liga Mundial

Irreconhecível e apática em quadra, seleção perde por 3 sets a 0 para os cubanos e precisa derrotar a Polônia para ainda sonhar com a classificação

Por GLOBOESPORTE.COM Sofia, Bulgária

Irreconhecível. Essa é a melhor definição para a péssima atuação da seleção brasileira masculina de vôlei diante de Cuba na primeira partida da fase final da Liga Mundial, neste quarta-feira, em Sofia, na Bulgária. Apático e pouco agressivo em quadra, o time de Bernardinho não viu a cor da bola e foi atropelado pelos cubanos por 3 sets a 0, parciais de 25/19, 26/24 e 25/22, e ficou em situação complicadíssima na competição.

Para se classificar às semifinais e continuar sonhando com o décimo título da competição, a seleção brasileira, que volta à quadra nesta quinta-feira, às 11h30 (horário de Brasília), contra a Polônia, precisa vencer os poloneses, se possível  por três sets a zero, e ainda torcer por uma combinação de resultados na última rodada, sexta-feira.

Além da tarefa não ser nada fácil, o retrospecto da seleção brasileira diante dos poloneses nesta Liga Mundial é desanimar. Pela fase de classificação, o time de Bernardinho perdeu três dos quatro confrontos contra a Polônia e por isso só conseguiu sua classificação como segundo melhor segundo lugar.

O primeiro set da seleção brasileira na fase final da Liga Mundial é para ser apagado da memória. Depois de fazer 3 a 2, tudo deu errado para o time de Bernardinho. Com um passe irregular, falta de agressividade no saque e no ataque (foram apenas oito pontos) e uma atitude apática em quadra, o Brasil assistiu a jovem equipe de Cuba dominar completamente as ações e vencer facilmente a parcial por 25 a 19.  

Com os mesmos erros e o mesmo comportamento inadequado do primeiro set, o Brasil seguia irreconhecível na partida. Depois de abrir 2 a 0 com um ponto de saque de Murilo, a seleção parou e viu os cubanos domirarem facilmente a parcial até o décimo sétimo ponto. Já com Wallace em quadra, que entou no lugar de Vissotto e deu outra cara à equipe brasileira, a seleção buscou o resultado e chegou ao empate em 24 a 24. Mas com um erro de saque justamente do jovem oposto de 24 anos e um bloqueio duplo sobre Lucão pelo meio de rede, Cuba fez 26 a 24 e aumentou a vantagem para 2 sets a 0.

Murilo teve atuação irreconhecível na derrota por 3 a 0 para os cubanos  (Foto: FIVB/DIVULGAÇÃO)Murilo teve atuação irreconhecível na derrota por 3 a 0 para os cubanos (Foto: FIVB/DIVULGAÇÃO)
 
A reação no fim  do segundo set acordou a seleção brasileira. Com Wallace mantido entre os titulares e Thiago Alves no lugar de Murilo, o Brasil finalmente chegou à primeira parada técnica em vantagem (8 a 5). O time de Bernardinho continuava melhor e abriu 12 a 8, mas voltou a errar demais e viu os cubanos virarem o placar antes da segunda parada técnica (16 a 15).

Com a reação cubana, os brasileiros voltaram a mostrar a mesma apatia do início do primeiro set e não conseguiram mais entrar no jogo. Sem ter nada com isso, os cubanos venceram por 25 a 22 e fecharam a partida por 3 sets a 0. Enquanto o time brasileiro parecia não se importar muito com a derrota, os jovens cubanos comemoraram como se tivessem conquistado um título

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/07/brasil-e-atropelado-por-cuba-e-fica-em-situacao-delicada-na-liga-mundial.html

Nenhum comentário: