quarta-feira, 4 de julho de 2012

Murray vira sobre Ferrer, vai à semi e fica a uma vitória de encerrar tabu

04/07/2012 15h42 - Atualizado em 04/07/2012 15h42

Murray vira sobre Ferrer, vai à semi
e fica a uma vitória de encerrar tabu

Grã-Bretanha não tem um homem na decisão em Wimbledon desde 1938

Por SporTV.com Londres

Foi sofrido e demorado, mas Andy Murray deu motivos para que a torcida britânica festejasse e conquistou uma vaga nas semifinais do Torneio de Wimbledon. Depois de perder o primeiro set e salvar um set point na segunda parcial, o escocês virou a partida e, por 6/7(5), 7/6(6), 6/4 e 7/6(4), derrotou o espanhol David Ferrer, número 5 do mundo.

Andy Murray tênis Wimbledon quartas (Foto: Reuters) Andy Murray faz a torcida festejar na Quadra Central de Wimbledon (Foto: Reuters)
 
Atual quarto colocado no ranking mundial, Murray está a um triunfo de encerrar um longo jejum britânico no All England Club. Desde 1938, com Bunny Austin, o Reino Unido não tem um homem na final de simples. O último título de um tenista da casa foi dois anos antes, com Fred Perry, em 1936. O próximo oponente de Murray na grama da Quadra Central será o francês Jo-Wilfried Tsonga (6), que derrotou o alemão Philipp Kohlschreiber (30) por 7/6(5), 4/6, 7/6(3) e 6/2
.
Ferrer mostra regularidade no começo
O equilíbrio deu o tom da partida. No primeiro set, Ferrer mostrou mais consistência e saiu na frente, com uma quebra no quarto game. O espanhol parecia prestes a fechar a parcial no nono game, mas não aproveitou um set point em seu serviço e permitiu que Murray empatasse. A decisão só veio no tie-break e premiou a solidez do espanhol, que falhou menos e fez 7/5.

O segundo set transcorreu de forma muito parecida. O número 5 do mundo ameaçou mais desde o começo. Depois de desperdiçar três break points no sétimo game, Ferrer enfim conseguiu uma quebra - cortesia de uma curtinha de Murray que quicou fora da quadra - e teve a chance para fechar no décimo game. Mais uma vez, o espanhol vacilou. Cometeu três erros não forçados com sua direita e deixou que o escocês igualasse o placar.

Desta vez, porém, Murray aproveitou a chance e foi impecável nos momentos decisivos do tie-break. Depois de deixar Ferrer abrir 5/2, o tenista da casa salvou um set point com um ótimo serviço e, um pouco depois, conquistou seu próprio set point. Um belo rali decidiu a parcial quando o espanhol, jogado de um lado para o outro da quadra pelo oponente, não conseguiu devolver uma bola.

O terceiro set não foi tão diferente. Mais uma vez, Ferrer teve as primeiras chances de quebra. O espanhol, novamente, falhou na hora de aproveitá-las. Murray foi melhor no fim. No nono game, conseguiu no serviço do oponente. No décimo, fechou o set com um ace.
Ferrer não se deixou abalar pelas chances perdidas e continuou dando trabalho para o tenista da casa. O espanhol, entretanto, continuou sem conseguir aproveitar as oportunidades que surgiam. As primeiras chances de quebra do quarto set foram de Ferrer, mas Murray escapou do 15/40 com dois bons saques e confirmou o serviço, deixando o placar em 4/4.

O escocês viu a oportunidade no game seguinte e, após dois erros de Ferrer, soltou uma esquerda indefensável para chegar a dois break points. Ferrer se salvou do primeiro com uma boa direita e do segundo com um forehand de Murray que saiu por pouco. Com o placar em 5/5, a chuva apareceu e parou o jogo por cerca de 20 minutos. No recomeço, os dois confirmaram seus serviços e forçaram mais um tie-break.

Murray abriu o game de desempate com uma esquerda espetacular na paralela, mas Ferrer devolveu o mini-break quando alcançou uma curtinha e voleou bem na sequência. O ponto que fez a diferença veio quando Murray subiu à rede e viu o oponente errar uma passada por pouco. Com outro mini-break, o escocês passou a ter 5/3 de vantagem. Uma direita indefensável e um ace selaram a vitória para o britânico.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2012/07/murray-vira-sobre-ferrer-vai-semi-e-fica-uma-vitoria-de-encerrar-tabu.html

Nenhum comentário: