sábado, 2 de abril de 2011

Os ‘poliglotas’ do Botafogo: jovens estudam línguas visando ao futuro

Milton Raphael e Fabrício foram incentivados por Lucas Zen a aprender inglês. Volante, que já domina idioma da ‘terra da rainha’, faz curso de espanhol

Por Breno Dines e Thiago Fernandes Rio de Janeiro

”How are you?” (Como vai você?), pergunta Fabrício. O meia aproveita o pouco inglês que sabe para brincar com a reportagem no início da entrevista. A conversa, entretanto, para por aí. Cursando ainda o primeiro semestre, o jogador de 21 anos reconhece que precisa estudar muito para ter um bate-papo na língua de Shakespeare. Mas o atleta está no caminho certo. E não só ele. O goleiro Milton Raphael, de 19 anos, também está na mesma aula. Os dois foram convencidos por outro jovem atleta do Botafogo a estudar inglês. Lucas Zen, que é fluente no idioma, mostrou a necessidade de saber se comunicar em outra língua aos amigos.
- Desde que eu era pequeno, meus pais se preocuparam com minha educação. Eles não se opunham a eu jogar bola, desde que estudasse. Para a gente, é importante poder se comunicar quando viajamos. É sempre bom saber um pouco mais – explica Lucas, de 19 anos, que agora estuda espanhol.
Fabricio Milton Raphael Lucas Zen Botafogo INGLÊS (Foto: Globoesporte.com)Fabricio, Milton Raphael e Lucas Zen, os 'poliglotas alvinegros (Foto: Globoesporte.com)

O GLOBOESPORTE.COM quis conferir se as aulas de inglês realmente estavam sendo úteis para os jogadores. Por isso, bolamos um quiz com perguntas relacionadas ao futebol para que Fabrício e Milton respondessem. O “experiente” Lucas Zen foi convidado a ser o entrevistador. À  vontade em frente às câmeras, o volante comandou de forma engraçada o questionário, embora tenha “soprado” algumas respostas para Fabrício.
O bom humor demonstrado no vídeo é o mesmo das aulas. Segundo Milton, o bom de estudar junto é poder tirar as dúvidas uns com os outros (Laio, que estava emprestado ao Democrata-GV e acaba de voltar, também faz aula com o goleiro e Fabrício). E fazer brincadeiras também, claro.
- A gente ri muito e sempre implica uns com os outros. É bom para descontrair e sair um pouco do futebol. A gente mora no clube e vai e volta junto. Aí é difícil não ter brincadeiras. Mas é bom que um apoia o outro.
- O pior de todos é o Laio. Ele é o que mais brinca. Mas ele tem um problema sério para falar boss (chefe, em inglês). Ele sempre fala boys (garotos). A gente diz que está errado, que ele coloca um “i” onde não tem, mas ele diz que se fizesse isso iria dizer “bois” – conta Fabrício.

Chance de jogar na Europa é outra razão para estudar idiomas

Um dos motivos que fizeram os jogadores se debruçarem sobre os livros de idiomas foi a chance de jogar fora do país. Milton conta que, em um torneio que disputou na Holanda, não conseguia nem pedir comida. O goleiro espera chegar mais preparado na próxima competição internacional.
- A gente jogou um torneio de juvenis na Holanda e tinha que ficar o tempo todo pedindo ajuda para o Lucas e para o Caio. Tentei pedir umas refeições, mas não deu muito certo (risos). Saber inglês vai ser útil para quando tiver outros torneios e se surgir uma oportunidade de jogar na europa.
Apesar de saber da necessidade de aprender o idioma, Milton e Fabrício não se convenceram de imediato a fazer o curso. Levados por Lucas, os dois fizeram uma experiência antes de iniciar os estudos.
- A gente foi umas duas ou três vezes fazer aula de experiência. Aí, não teve jeito: mandaram a gente pagar o curso (risos). Não deu para continuar indo sem pagar nada. Uma pena.
Sob o comando do “boss” Caio Junior, o Botafogo volta a campo neste domingo, contra o Resende. O jogo, válido pela sexta rodada da Taça Rio, será disputado no Engenhão a partir das 18h30m (horário de Brasília).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/04/os-poliglotas-do-botafogo-jovens-estudam-linguas-visando-ao-futuro.html

Nenhum comentário: