sábado, 2 de abril de 2011

Flu despacha o Volta Redonda e vence a primeira de ‘série mortal’

CAMPEONATO CARIOCA DE FUTEBOL 2011 - 2º Turno - TAÇA RIO


Souza e Emerson marcam no 2 a 1. Triunfo é o primeiro dos cinco ‘obrigatórios’, segundo Enderson Moreira. Foco agora é a Libertadores



Por Cahê Mota Volta Redonda, RJ

O primeiro passo está dado na caminhada tricolor para mais uma arrancada inesperada rumo às fases decisivas do Campeonato Carioca e da Taça Libertadores. O treinador Enderson Moreira pediu 100% de aproveitamento nos próximos cinco compromissos, e os jogadores deram a resposta superando o Volta Redonda por 2 a 1, neste sábado, no estádio Raulino de Oliveira, pela sexta rodada da Taça Rio.
Souza, com um lindo chute de fora da área, e Emerson, em seu primeiro gol desde o que garantiu o título do Brasileirão, foram os responsáveis pelo triunfo que coloca o Flu na segunda posição do Grupo B, com 11 pontos. Arthur descontou para o Voltaço nos acréscimos. Agora, o Tricolor torce por tropeços do Botafogo diante do Resende, no Engenhão, e do Olaria contra o Americano, em Campos, para ser ver em situação mais confortável na competição.

O segundo compromisso da “série mortal”, porém, acontece na próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), contra o Nacional, no estádio Centenário, em Montevidéu, pela quinta rodada do Grupo 3 da Libertadores. Vencer mais uma vez será obrigação, e a torcida deu o recado avisando que “é guerra”. Pelo Carioca, o adversário da vez é o Americano, domingo, às 16h, em Macaé.
souza gol fluminense x volta redonda (Foto: Wallace Teixeira/ Photocamera)Souza marcou um golaço aos oito do segundo tempo (Foto: Wallace Teixeira/ Photocamera)

O Volta Redonda, por sua vez, permanece com sete pontos, na quinta colocação do Grupo A, e recebe o Olaria, sábado, às 15h30m, novamente no Raulino de Oliveira.

Vinte minutos para cada um na etapa inicial
Para um time com quatro alterações, carente de entrosamento e pressionado pela vitória, o Fluminense surpreendeu nos minutos inicias e partiu como uma avalanche para cima do Volta Redonda. Com toques curtos e boa movimentação, principalmente de Emerson, o Tricolor até teve que se preocupar com a empolgação do adversário, mas foi o senhor absoluto dos minutos iniciais, forçando o goleiro Mauro a fazer boas defesas.
Sempre na base da triangulação, o Flu já tinha desperdiçado quatro boas oportunidades aos oito minutos, com Emerson, duas vezes, Mariano e Souza. O Sheik, por sinal, era o melhor em campo. A pontaria, entretanto, estava longe de estar afiada. E a blitz tricolor durou somente até a parada técnica.
Seja por comodismo da equipe das Laranjeiras ou mérito dos conselhos de Dário Lourenço, a verdade é que após o recomeço do jogo só deu o time da casa, com uma rara oportunidade para o Flu, em chute de Julio Cesar.
Apostando na velocidade de Jean - aquele mesmo, ex-Fla, Vasco e Flu - o Voltaço usava e abusava dos espaços nas costas dos laterais, principalmente Mariano. O maior beneficiado por isso foi o atacante Jhonattann, que desperdiçou duas excelentes chances na frente de Berna. A primeira com uma cabeçada no travessão, e a segunda chutando para fora já no bico da pequena área.
Perdido em campo a esta altura, o Fluminense apelou para faltas próximas da área para conseguir diminuir o ritmo do adversário e descer para o vestiário com um 0 a 0, que ficou de bom tamanho para ambos.

Onze minutos, dois gols
O descanso e o papo no intervalo surtiram efeito no Fluminense, que, assim como no primeiro tempo, começou a segunda etapa a mil. A diferença? Desta vez, soube aproveitar as oportunidades e definiu a partida em 11 minutos.
Marcando forte a saída de bola e com o meio-campo bastante avançado, o Tricolor deixava o Volta Redonda acuado e, mesmo pecando na criatividade, abriu o placar graças a categoria de Souza. Aos oito, o armador avançou em diagonal em direção ao lado esquerdo de ataque, brecou, ajeitou o corpo e, como em uma cobrança de falta, acertou lindo chute no ângulo de Mauro. Inapelável. Golaço!
O Voltaço não teve nem tempo para arrumar a casa e já sofreu o segundo e mortal golpe, quando, aos 11, Emerson, com boa dose de sorte, fez 2 a 0. O Sheik recebeu passe de Deco na meia-lua e chutou forte de direita. A bola desviou em Fabinho e entrou lentamente por cobertura. Sem chances para o goleiro.
Em vantagem e com um compromisso importantíssimo na quarta-feira pela Libertadores, o Fluminense diminuiu o ritmo, passou a jogar de forma cadenciada e ainda assim se mantinha no campo de ataque. Enquanto isso, o Voltaço já se mostrava entregue, pouco incisivo e refém de contra-ataques bem anulados pelo improvisado Edinho e por Gum.
Nem mesmo as mudanças nas duas equipes foram capazes de acelerar o ritmo da partida, que se encaminhou monótona até Arthur diminuir, aos 46, em bobeira da defesa do Fluminense. Nas arquibancadas, porém, os tricolores faziam a festa, celebravam e ofendiam o ex-treinador Muricy Ramalho. Na lista de compromissos de Enderson Moreira, o primeiro visto já foi dado. Faltam quatro para que o Flu siga sem sustos no Carioca e na Libertadores.

Volta Redonda 1 x 2 Fluminense
Mauro,  Bruno Barra (Serginho), Cristiano Ávalos, Fernando Lombardi,  Fabinho,  Jonílson,  Bruno Lança,  Jean (Léo Paulista),  Gláuber,  Cadu (Arthur), Jhonattann Ricardo Berna,  Mariano,  Gum,  Edinho,  Júlio César (Tartá),  Valencia,  Fernando Bob,  Souza (Marquinho),  Deco,  Emerson (Araújo),  Rafael Moura
Técnico: Dário Lourenço Técnico: Enderson Moreira
Gols: Souza, aos 8 do segundo tempo e Emerson, aos 11
Cartão Amarelo: Jonílson, Fabinho, Cristiano Ávalos (Volta Redonda); Emerson, Deco (Fluminense)
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Data: 2/4/2011. Árbitro: Carlos Eduardo Nunes Braga, auxiliado por Diogo Carvalho Silva e Luiz Claudio Regazonne
Público:  3.804 pagantes Renda:  R$ 81.880

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2011/04/flu-despacha-o-volta-redonda-e-vence-primeira-de-serie-mortal.html

Nenhum comentário: