sexta-feira, 16 de maio de 2014

Ouro no Rio, ucranianas lamentam crise no país natal: ''Queremos paz''

Dueto formado por belas atletas confirma favoritismo no Aberto de Nado Sincronizado. Lolita, de 21 anos, diz estar encantada com praias do Brasil


Por Rio de Janeiro

Os sorrisos fazem parte da coreografia. Dentro da piscina, Lolita Ananasova e Anna Voloshyna não podem pensar no que as preocupa. Aquele é o momento é de enorme concentração para apresentar boa técnica e total sincronia. A dupla do nado sincronizado da Ucrânia então esquece, mesmo que por alguns minutos, os problemas que atingem o país desde o começo deste ano: conflitos e grave crise política. Para elas, vestir o azul e amarelo da bandeira, como atletas, é ter o objetivo de levar aos compatriotas orgulho e motivo de alegria. 

Lolita e Anna ucrânia (Foto: Amanda Kestelman)
Lolita e Anna fazem o símbolo da paz 
e esperam dias melhores na Ucrânia 
(Foto: Amanda Kestelman)

No Aberto de Nado Sincronizado do Rio, elas começaram bem e confirmaram o favoritismo. Na disputa do dueto técnico, as ucranianas ficaram com o ouro, com a nota de 88.534. 

- Achamos importante representar a Ucrânia neste momento. Nós amamos o nosso país. Esperamos estar ser levando o nome para os lugares mais altos. Torcemos para que nossos políticos parem de brigas. Queremos paz, não guerras. Que a situação melhore – disse Anna, de 22 anos, quarto lugar no último Campeonato Mundial, também com Lolita


saiba mais

Os problemas políticos na Ucrânia se intensificaram em fevereiro deste ano. O ex-presidente Viktor Yanukovych foi deposto do cargo após uma revolta popular. O conflito atual reflete uma divisão interna do país, entre regiões que querem proximidade com a União Europeia e que defendem a aproximação com a Rússia.

No cenário internacional, a Ucrânia ocupa atualmente um posto importante no nado sincronizado. No Mundial de Esportes Aquáticos do ano passado, as atletas do país faturaram medalhas de bronze em três categorias (equipe técnica, equipe livre e rotina combinada). Para os próximos Jogos Olímpicos, no Rio, as belas atletas do país almejam o topo do pódio.

Lolita Ananasova e Anna Voloshyna nado sincronizado (Foto: Satiro Sodre/SS Press)
Lolita Ananasova e Anna Voloshyna em 
ação no Maria Lenk: dupla conquista o 
ouro (Foto: Satiro Sodre/SS Press)

- O clima no Brasil é ótimo. Muito diferente do nosso país e estamos adorando. Esperamos voltar nas Olimpíadas e poder ganhar a medalha de ouro – completou Anna.

Destaque da modalidade em seu país, Lolita, de 21 anos, disse estar encantada com o Rio de Janeiro. Apesar de não estar acostumada com o sol e o clima tropical que encontrou, ela disse ter se divertido na praia durante o tempo livre desta semana.

Lolita Ananasova e Anna Voloshyna nado sincronizado (Foto: Satiro Sodre/SS Press)Ucranianas sorriem ao terminar a apresentação do duelo no Rio (Foto: Satiro Sodre/SS Press)

- Além da piscina, gostamos da atmosfera da cidade. Com certeza, vamos levar muitas lembrancinhas daqui. A comida é diferente e eu gostei muito. O mar daqui é incrível, fomos ontem para a praia e fiquei encantada – disse Lolita.

A medalha de prata do dueto técnico ficou com as italianas Linda Cerruti e Constanza Ferro (84.056). As brasileiras Giovana Stephan e Luisa Borges (81.234) fecharam o pódio. Já na competição de rotina livre combinada, a equipe da Itália ficou com o primeiro lugar (87.300), as brasileiras em segundo (80.833), e a Argentina, com o bronze (78.200)

Já no início da noite, mais um ouro para a Ucrânia. Na prova de solo, Anna Voloshyna foi a vencedora com 87.192 pontos. A prata foi da italiana Linda Cerrutti, e o bronze, da argentina Etel Sanchez.

O Aberto prossegue neste sábado. As gêmeas Bia e Branca entram em ação pelo Brasil na equipe técnica, enquanto o dueto retorna para a disputa livre. Domingo, a disputa é equipe livre e solo livre.

resultados - dueto técnico

1) Ucrânia - Lolita Annanasova e Anna Voloshyna - 88.534
2) Itália - Linda Cerruti e Constanza Ferro (Francesca Deidda - res) - 84.060
3) Brasil - Luisa Borges e Giovana Stephan (Maria Eduarda Miccuci - res.) - 81.235
4) Argentina - Etel Sanchez e Sofia Sanchez - 79.575
5) Clube Paineiras do Morumby - Nayara Figueira e Adriana Bitiati - 78.153
6) Colômbia - Estefania Alvarez e Monica Arango - 77.995
7) Peru - Ana Lucia Espinoza e Cilomar Romero - 67.359

resultados - solo técnico
1) Ucrânia - Anna Voloshyna - 87.192
2) Itália - Linda Cerruti - 80.143
3) Argentina - Etel Sanchez - 78.192
4) Tijuca Tênis Clube - Maria Fernanda Feijó - 61.676



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/nado-sincronizado/noticia/2014/05/ouro-no-rio-ucranianas-lamentam-crise-no-pais-natal-queremos-paz.html

CBV confirma 13 equipes na próxima Superliga e garante vaga para o Montes Claros

Secretário de Esportes da cidade disse que vai iniciar uma mobilização e trabalhar na busca de parceiros e patrocinadores


Por Montes Claros, MG



Ginasio tancredo neves em montes claros (Foto: Clésio Robert)
Montes claros espera novamente ter 
um time de vôlei. (Foto: Clésio Robert)

O Montes Claros Vôlei tem vaga garantida na disputa da Superliga Masculina 2014/2015. A informação foi confirmada pela Confederação Brasileira de Volei (CBV), que, após reunião com os clubes, decidiu que a próxima edição do torneio contará com 13 equipes, ou seja dos 12 times que disputaram a Superliga 2013/2014 e o São João José dos Campos, atual campeão da Liga B. Segundo a entidade, os clubes convidados tem até 6 de junho para confirmar a participação que vai começar no segundo semestre.


A decisão da CBV de garantir a participação de todas as equipes da Superliga 2013/2014 na próxima edição da disputa principal do vôlei nacional favoreceu o Montes Claros Vôlei. Isto porque o "Pequi Atômico" ficou em último lugar na competição anterior, correndo o risco de ser rebaixado para a Liga B.
O secretário municipal de Esportes de Montes Claros, Andrey Souza, comemorou a permanência da equipe da cidade na Superliga e anunciou que, agora, vai iniciar uma grande mobilização na cidade e trabalhar na busca de parceiros e patrocinadores para viabilizar o projeto e formar uma equipe competitiva. Para isso, a equipe firmou uma parceria com o ex-jogador e campeão olímpico Giovane Gávio, que vai trabalhar na captação de recursos e de patrocínios. 

Renato D'Ávila (superitendente da CBV), Carlos Rios (Presidente da Federação Mineira de Vôlei) se reuniram com o secretário de esportes de Montes Claros. (Foto: Alexandre Fonseca/Globoesporte.com)Secretário de Esportes vai buscar parcerias. (Foto: Alexandre Fonseca/Globoesporte.com)

Andrey Souza destacou que pretende promover reuniões com empresários e lideranças, a fim de mostrar que o projeto de vôlei  é apolítico e apartidário e proporciona resultados positivos para a cidade. Ele salientou que a formação de parcerias e a busca de patrocínios serão vitais para  viabilizar a montagem de uma equipe de vôlei competitiva.

- Não queremos cometer os mesmos erros do ano passado.  A nossa a intenção é mobilizar a cidade em torno do projeto e a união de parceiros que possam bancar os custos de um elenco em condições de disputar a competição - disse o secretário, ressaltando que a disposição da prefeitura é criar todos os meios para a montagem da equipe, sem retirar dinheiro dos cofres públicos "e sim  oferecendo a estrutura necessária para a manutenção do time". 

Ainda segundo o secretário, alguns jogadores e já manifestaram o desejo de jogar em Montes Claros e outros atletas já estão "apalavrados" (contratos verbais, na linguagem do vôlei).

 - Mas, antes oficializar qualquer contratação, será necessário um suporte financeiro", observou.

Destino definido
Nomes importantes que defenderam a equipe na última temporada já acertaram com outras clubes. O técnico Nery Junior e o levantador Everaldo vão defender o Minas, e o libero Thiago Brendle assinou contrato com o Maringá.


saiba mais

Mari Paraíba elogia força da torcida do Maranhão Vôlei: "Sempre apoia"

De férias em Campina Grande, a paraibana revela que a relação entre torcida e time motivou a sua decisão de ir para a equipe maranhense para a Superliga 2014/2015


Por Campina Grande


Mari Paraíba, em Campina Grande (Foto: Reprodução / TV Paraíba)Mari Paraíba está de férias em Campina Grande (Foto: Reprodução / TV Paraíba)

Ter uma grande torcida apoiando durante os jogos foi um dos motivos que Mari Paraíba levou em consideração para assinar com o Maranhão Vôlei para a Superliga Feminina 2014/2015. De férias em sua cidade natal, Campina Grande, ela falou das expectativas que vem tendo para a estreia em sua nova equipe.

- Eu analisei bem e apostei no projeto. É uma equipe nova e que tem uma torcida muito grande e que sempre apoia o time nos jogos. Acho que temos tudo para conseguir levar essa força do Nordeste para a Superliga e brigar para estar entre as primeiras colocadas na competição - disse a jogadora paraibana.

Além da aposta na força da torcida, a possibilidade de estar mais perto de casa e da família também influenciaram na decisão de assinar com o Maranhão Vôlei.

- Estar perto de casa também é importante. O Maranhão é mais perto de Campina Grande e eu vou ter mais chances de visitar minha família e vir mais vezes para minha cidade sempre que houver alguma folga - acrescentou.

Aproveitando bem os dias de folga, Mari Paraíba deu uma declaração bem inusitada no começo da semana ao afirmar que vai "cair na gandaia" durante o Maior São João do Mundo, que dura 30 dias e é uma das principais festas da região. 



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pb/noticia/2014/05/mari-paraiba-elogia-forca-da-torcida-do-maranhao-volei-sempre-apoia.html

ADC Bradesco vence Santos pelo Paulista feminino de Vôlei sub-21

Com a vitória, a equipe de Osasco segue com 100% de aproveitamento no início do estadual. Já o Alvinegro Praiano está em 6º lugar da tabela, com duas derrotas.


Por Santos, SP


Santos vôlei feminino sub-19 (Foto: Marcelo Camargo / Divulgação)Meninas do Peixe perderam no estadual sub-21(Foto: Marcelo Camargo / Divulgação)

A ADC Bradesco venceu o Santos FC/ANDEE/Fupes por três sets a um em partida válida pelo Campeonato Paulista feminino de Vôlei sub-21. O confronto foi realizado na última quinta-feira, no ginásio do CDE Bradesco, em Osasco, na Grande São Paulo.

Os donos da casa venceram o primeiro set por 25 a 14. O Peixe reagiu no set seguinte e empatou a partida com um 25 a 19. Mas a ADC Bradesco voltou a ter o domínio do duelo, venceu os sets seguintes por 27 a 25 e 26 a 24.

Para o técnico do Santos, Leonardo Portaleoni, apesar da derrota, as meninas disputaram um jogo equilibrado e atuaram de igual para igual contra as rivais.
- Depois de um mau início, crescemos na partida, vencendo o segundo set e equilibrando o jogo e perdendo por detalhes. Poderíamos inclusive vencer.

Com a vitória, a equipe de Osasco segue com 100% de aproveitamento no início do estadual, e divide a liderança com o G.R.B. Barueri. Já o Alvinegro Praiano está em 6º lugar da tabela, com duas derrotas.

Na próxima rodada, o Santos recebe o Wilson/Tênis/Semepp. A partida será no dia 21 deste mês, às 20h, no ginásio do Rebouças. Já no dia 22, o ADC Bradesco enfrenta o mesmo adversário, às 20h, no ginásio CDE Bradesco, em Osasco.


saiba mais

Campinas tira levantador do Sesi e aumenta experiência do novo elenco

Aos 33 anos, Sandro encara novo desafio após quatro anos no clube paulistano e chega como titular absoluto do time do interior. Ele se junta a outros quatro reforços


Por Campinas, SP


O Campinas confirmou mais um reforço para a próxima temporada do vôlei brasileiro. Destaque do Sesi há quatro temporadas, o levantador Sandro aceitou o desafio de liderar o clube do interior rumo ao primeiro título de expressão no país. Aos 33 anos, o experiente jogador é o quarto contratado, ao lado do do ponteiro Ary Nóbrega, do oposto Wallace e do central Luizinho.

Sandro Sesi-SP (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
Sandro reforça o Campinas na próxima 
]temporada: quarto jogador contratado 
pelo clube (Foto: 
Alexandre Arruda / CBV)

Outra novidade do Campinas para o ano que vem, o técnico Alexandre Stanzioni elogiou o novo reforço, que deve ser titular absoluto no início de temporada. Para o comandante, a experiência de Sandro será útil ao clube.

– O Sandro é um jogador de qualidade indiscutível e muito rápido. Além disso, a experiência dele também vai agregar muito para que nosso time alcance os objetivos. Acredito que estamos montando um elenco forte, que vai brigar por títulos em todas as competições que disputar – disse o treinador. 

O elenco campineiro aos poucos é formado para o ano que vem. Além dos reforços, o Campinas também garantiu a renovação dos centrais Gustavão e Vini e dos ponteiros João Paulo Bravo e João Paulo Tavares.


saiba mais

Sidão assina, e Vôlei Taubaté fecha "elenco de estrelas"; confira lista

Após sofrer para fugir do rebaixamento na temporada 2013/2014, time do Vale do Paraíba promete brigar por título. Lorena e o levantador Rapha também estão certos


Por Taubaté, SP


Sidão no vôlei do Sesi contra o Canoas (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Sidão volta para sua cidade natal na temporada 2014/2015 (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

O central Sidão é, oficialmente, mais um reforço do Vôlei Taubaté para a temporada 2014/2015 da Superliga. O atleta da Seleção Brasileira, que estava no Sesi-SP, assinou sua rescisão com o clube paulistano e já assinou vínculo de uma temporada com a equipe da cidade onde nasceu, no Vale do Paraíba, interior paulista. O contrato, no entanto, só passa a valer a partir de junho.

Com a chegada de Sidão, o Vôlei Taubaté chega a 14 atletas e fecha seu elenco. Na temporada 2013/2014, o time do Vale passou sufoco para escapar do rebaixamento, mas quer esquecer o desempenho ruim e brigar pelo título da Liga. Além de Sidão, a equipe já confirmou as contratações de jogadores de Seleção como Rapha, melhor levantador do Mundial pelo Al-Rayyan; do oposto Lorena e do ponteiro Dante. O ponteiro Chupita, que estava na Turquia, é outro nome certo.

A apresentação do elenco está marcada para o dia 10 de junho, quando os atletas se apresentam ao comandante Cézar Douglas, remanescente da última temporada. Também continuam em Taubaté o levantador Pedro, o líbero Diego e o central Deivid.

rapha Al-Rayyan vôlei mundial de clubes  (Foto: FIVB)
Rapha, melhor levantador do último 
mundial, também é nome para o 
Taubaté (Foto: FIVB)

– Temos a consciência que podemos chegar entre as quatro melhores equipes. A comissão técnica se reapresenta na próxima semana para começar a pensar nos esquemas táticos e avaliar também como as outras equipes estão se reforçando. O que posso dizer é que trabalhamos muito. Nos empenhamos, estudamos e analisamos para montar esta equipe – diz Cézar Douglas.

Confira o elenco completo do Vôlei Taubaté para a temporada:

Líberos: Diego e Felipe
Levantadores: Rapha e Pedro
Centrais: Deivid, Sidão, Maurício e Alberto
Opostos: Leozão e Lorena
Ponteiros: Dante, Chupita, Rodrigo Alemão e Thiago Sens


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2014/05/sidao-assina-e-volei-taubate-fecha-elenco-de-estrelas-confira-lista.html

Desfalcada, seleção feminina acelera em busca do entrosamento ideal

Brasil só terá uma semana de treinamento com o grupo completo antes do primeiro grande desafio da temporada, o Torneio de Montreux, a partir de 27 de maio, na Suíça


Por Rio de Janeiro


Vôlei Brasil José Roberto Guimarães (Foto: Alexandre Arruda / CBV)José Roberto Guimarães prepara seleção para o Montreux (Foto: 
Alexandre Arruda / CBV)

Há três semanas, José Roberto Guimarães vem tentando juntar as peças para, enfim, montar o quebra-cabeça da seleção feminina que vai disputar o Torneio de Montreux, a partir do dia 27 de maio, na Suíça. Como algumas jogadoras acabaram de voltar do Mundial de Clubes, o treinador ainda está preparando o grupo para o primeiro desafio do Brasil na temporada com o time desfalcado. Apesar do pouco tempo com todas juntas – somente na próxima semana - e da mistura da juventude e da experiência, o rápido entrosamento que as atletas tem apresentado está deixando a comissão técnica otimista.

- Acho que é um grupo muito disponível, que gosta de treinar, de trabalhar. E é um grupo que eu estou vendo que se dá muito bem junto. Está sendo muito legal esse primeiro contato, essas primeiras semanas – comentou José Roberto Guimarães.

A equipe que já está em Saquarema tem jogadoras consagradas, como a bicampeã olímpica Jaqueline e a campeã olímpica Natália, e atletas que estão tendo a chance de fazer parte da seleção pela primeira vez, como a central Carol e a oposta Andréia. Depois de três semanas de trabalho em Saquarema, Zé Roberto já começa a desenhar como este novo grupo pode se montar taticamente dentro de quadra.

- Entramos já na fase de montar o time, do sincronismo das jogadas, do entendimento maior entre elas. As três semanas anteriores foram para preparar a musculatura, preparar para saltar efetivamente. Mas, agora, elas já estão em um processo de desenvolvimento maior. Eu já sinto uma familiarização maior. Temos ainda cinco treinos táticos antes de começar Montreux. Mas estamos indo bem - avaliou o técnico.

Vôlei Brasil Natália Martins e Gabi (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
Natália Martins e Gabi começaram a 
treinar com a seleção em Saquarema 
esta semana (Foto: Alexandre 
Arruda / CBV)


As jogadoras foram chegando a Saquarema por partes, de acordo com a eliminação de seus clubes na Superliga feminina. As atuais campeãs Carol e Gabi tiveram alguns dias de folga depois da conquista do título do Rio de Janeiro e começaram a treinar com a seleção essa semana. Junto com elas, também reforçou a equipe Natália Martins, do Praia Clube, que foi convocada no lugar de Bia, após a central pedir dispensa. 

- Eu e Carol acabamos chegando por último. Então, estamos cuidando principalmente da parte física, porque acabamos de jogar a Superliga. Temos que tomar cuidado para não sentir muita dor e ter problemas futuramente. Mas o Zé está sabendo dosar isso muito bem - disse a ponteira Gabi.

O grupo só estará totalmente completo na próxima segunda-feira, quando as jogadoras do Sesi-SP e do Osasco vão se apresentar em Saquarema. Os dois times disputaram na semana passada o Mundial de Clubes, na Suíça. 

- Vamos ter só uma semana com todas juntas. Está todo mundo na corrida contra o tempo. Mas o Zé sabe qual é a melhor hora de juntar. Ele é muito experiente. Tenho certeza de que vai dar certo – garantiu a central Carol.


FONTE:

Wallace lamenta queda no Mundial, mas curte temporada: "Melhor ano"

Eleito oposto número um do mundo, jogador admite decepção com quarto lugar, mas vê crescimento individual: "Tive uma melhora significativa na defesa e no bloqueio"

Por GloboEsporte.comBelo Horizonte


Wallace recebeu o troféu de melhor oposto do Mundial de Clubes (Foto: Divulgação FIVB)Wallace recebeu o troféu de melhor oposto do Mundial de Clubes (Foto: Divulgação FIVB)

O quarto lugar do Cruzeiro no Mundial de Clubes, terminado no sábado passado, em Belo Horizonte, ainda incomoda Wallace. As derrotas para o Al-Rayyan na semifinal e o UPCN na disputa pelo terceiro lugar segue viva na cabeça do jogador, que estava otimista quanto ao desempenho celeste na competição, ainda mais jogando diante de sua fanática torcida. O troféu de melhor oposto do mundo foi um prêmio de consolação ao camisa 4.

Cinco dias depois do encerramento da temporada, Wallace fez questão de deixar de lado a decepção recente e enalteceu o ano do Cruzeiro. Se no Mundial o topo do pódio não veio, nas outras cinco competições os mineiros não viram ninguém à sua frente. 

- No Mundial, não foi o resultado que nós queríamos, mas nada vai apagar o que fizemos na última temporada. O time sentiu um pouco o cansaço, mas isso não pode ser uma desculpa. Todos se doaram ao máximo em quadra, mas não conseguimos o nosso melhor voleibol. Mas acho que foi o nosso melhor ano. Nenhum time conseguiu fazer o que fizemos - analisou o oposto se referindo aos títulos da equipe no Estadual, do Mundial de Betim, da Copa Brasil, do Sul-Americano e da Superliga.


saiba mais

Além do reconhecimento coletivo, o jogador vibrou pelo seu crescimento individual durante todo o ano. Objetivo para a próxima temporada é melhorar ainda mais e, novamente, vestindo a camisa 8 celeste.

- Tive uma melhora significativa na minha defesa e no bloqueio, mas ainda está longe de ser a ideal. Busco fazer sempre o meu melhor visando o domínio de todos os fundamentos. O amadurecimento é uma somatória. Com o passar dos anos vou ganhando mais experiência em quadra e isso reflete no meu vôlei. Acredito que o amadurecimento pessoal e emocional também é importante, ajuda a dar mais estabilidade ao grupo nos momentos necessários - disse.

Para a sequência do projeto, a expectativa da diretoria mineira é manter a base deste ano, a começar pelo técnico Marcelo Mendez, que já renovou seu contrato. 

Wallace sobe alto para vencer bloqueio adversário (Foto: Divulgação FIVB)
Wallace sobe alto para vencer bloqueio 
adversário (Foto: Divulgação FIVB)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/05/wallace-lamenta-queda-no-mundial-mas-curte-temporada-melhor-ano.html

A caminho da Turquia, Sheilla dá ''até breve'' ao Osasco: ''Ficará no coração''

Após duas temporadas no clube paulista, jogadora vai defender o Vakifbank Istanbul


Por Paris, França


Sheilla tenta repetir feito de 2012 para levar o Osasco ao lugar mais alto do pódio no Mundial de clubes (Foto: João Pires/FotoJump/Divulgação)Sheilla defendeu o Osasco por duas temporadas (Foto: João Pires/FotoJump)

Bicampeã olímpica, Sheilla confirmou, nesta quinta-feira, que não defenderá o Osasco na próxima temporada. De férias em Paris ao lado da agora ex-companheira Adenízia, a oposta agradeceu pelos dois anos à frente do time paulista e disse que pretende voltar em breve. A jogadora da seleção brasileira está de malas prontas para o vôlei turco, em que jogará no Vakifbank Istanbul.

- Fui muito feliz nesses dois anos aqui. Só tenho a agradecer a todos que fizeram parte desta família. Desde diretoria e comissão técnica até as jogadoras e, aqueles que, de alguma forma, fazem este time acontecer. Sem contar que a torcida é simplesmente fantástica. Cada um de vocês ficará para sempre na minha memória e no meu coração. Não se trata de um adeus e sim um até breve. Tenho certeza de que ainda estaremos juntos novamente - disse Sheilla.

A ex-capitã do Osasco levantou cinco troféus pelo clube paulista, o mais importante deles o do Mundial de Clubes de 2012, em que foi escolhida a melhor jogadora da competição. Além disso, ela também ganhou o bicampeonato paulista em 2012 e 2013, o Sul-Americano de Clubes em 2012 e a Copa Brasil em 2014. Nas duas Superligas que defendeu a equipe, a camisa 13 foi vice-campeã em 2012/13 e terceira colocada na última edição.


saiba mais

Sheilla é uma das jogadoras de nível máximo no ranking da Superliga (sete pontos). Cada time só pode ter duas atletas desse grupo. Assim, a vaga da oposta no Osasco ficará com a levantadora Dani Lins, que ainda não confirmou sua transferência do Sesi-SP para o rival estadual, mas o acerto já foi acordado - Fabíola irá para o vôlei russo. A segunda jogadora de sete pontos do Osasco é a central Thaisa.

Entre as demais jogadoras de nível máximo, a central Fabiana renovou com o Sesi. Tandara, que defendia o extinto Campinas, já foi apresentada ao Praia Clube. A ponteira Natália se aproxima de um retorno ao Rio de Janeiro.

Também ponteira, Jaqueline busca um time depois de passar uma temporada parada para dar à luz Arthur. Fernada Garay completa a lista de jogadoras de nível máximo e ainda não confirmou se irá continuar no Fenerbahçe.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/05/sheilla-da-um-ate-breve-ao-osasco-e-vai-jogar-no-voleibol-da-turquia.html

Larissa articula volta ao vôlei de praia e quer parceria com Talita para 2016

Após aposentadoria, medalhista olímpica se reúne com CBV para demonstrar desejo de voltar ao circuito e deixa entidade no dilema: como incluí-la sem ferir meritocracia?


Por Rio de Janeiro


Afastada das quadras desde dezembro de 2012, Larissa está articulando seu retorno ao vôlei de praia ainda para esta temporada. Sem ter conseguido realizar o sonho de ser mãe dentro de um período que não limitasse suas possibilidades de voltar competitiva para os Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, a capixaba se reuniu com dirigentes da nova administração da Confederação Brasileira de Vôlei para tentar viabilizar seu retorno. Em seu projeto, a medalhista de bronze em Londres 2012 tem em vista uma parceria com Talita, que hoje joga ao lado de Taiana, para buscar o inédito ouro olímpico.

larissa torce lili volei de praia (Foto: Tulio Moreira)
Larissa quer voltar a jogar ainda nesta 
temporada e se reúne com a CBV para 
articular retorno (Foto: Tulio Moreira)

Larissa fez sua última partida oficial no dia 9 de dezembro de 2012, quando conquistou, ao lado de Juliana, o terceiro lugar do Open do Rio de Janeiro. À época, a capixaba revelou o desejo de ser mãe como principal motivo para as “férias” do esporte. Após casar-se com a também jogadora Lili, a heptacampeã do Circuito Mundial realizou um tratamento de fertilização, mas não conseguiu levar uma gestação até o fim.

Diante da proximidade dos Jogos e da maior concorrência entre as duplas femininas desde que o sistema de seleções foi implementado, Larissa optou por adiar o sonho pessoal para depois dos Jogos do Rio. Próxima da antiga administração da CBV, a capixaba se reuniu com alguns membros da nova diretoria e demonstrou clara vontade de voltar ao vôlei de praia. Na oportunidade, contou ainda que sua intenção seria formar dupla com Talita – única atleta em atividade atualmente com duas Olimpíadas no currículo (quarta em Pequim e nona em Londres), eleita melhor jogadora do Circuito Brasileiro 2013/14 e do Circuito Mundial 2013.

A movimentação de Larissa causou enorme rebuliço nos bastidores da modalidade. Na CBV, há grande interesse no retorno da campeã mundial, mas também um dilema: como tirar uma jogadora convocada por méritos pela seleção para dar lugar a outra que está há mais de um ano sem atividade? 

Com as atuais duplas da seleção “fechadas”, seria injusto deixar Taiana, atual campeã do Circuito Mundial com Talita, na berlinda. Uma possibilidade ventilada nos bastidores seria integrar Lili, esposa de Larissa e medalha de bronze no Mundial de 2013, ao grupo, que passaria a contar com cinco duplas - como acontece no masculino.

 Os títulos de Larissa

- heptacampeã do Circuito Mundial
- dois ouros e um bronze em Jogos Pan-Americanos
- um ouro, duas pratas e um bronze em Mundiais
- hexacampeã do Circuito Brasileiro
Segundo o GloboEsporte.com apurou, Talita recebeu a sondagem de Larissa enquanto disputava o Open de Puerto Vallarta, na última semana. Lá mesmo a sul-mato-grossense teria comunicado esta sondagem à sua comissão técnica - sem definir qualquer posicionamento a respeito. A reportagem não conseguiu contato direto com Talita, mas a assessoria de imprensa da atleta informou que ela treina normalmente com Taiana nesta quinta-feira. 
Larissa também foi procurada e disse apenas que “assim que tomasse essa decisão, comunicaria a todos. Por enquanto, é só especulação”. Atual superintendente de vôlei de praia da CBV, Radamés Lattari confirmou que recebeu um contato da capixaba e mostrou-se entusiasmado com um possível retorno.

- Eu cheguei de viagem terça-feira. Tinha uma mensagem da Larissa dizendo que queria conversar comigo. Eu respondi que conversaria nos próximos dias. De oficial, não sei nada, porque estava há 25 dias fora. Duas etapas, na China e México. Ela tinha feito uma opção de vida com a gravidez. Em Salvador (Super Praia, em abril), quando encontrou comigo, disse que se não conseguisse engravidar gostaria de voltar para o voleibol. Não sei, mas é sempre bem-vinda, uma das grandes jogadoras. Se for esse o motivo, seria muito bom – disse Radamés, após evento no Rio de Janeiro.

Talita Rainha da praia troféu vôlei de praia (Foto: Mauricio Kaye)
Talita é opção de Larissa: sul-mato-
grossense vive grande fase na 
carreira (Foto: Mauricio Kaye)

Apesar do currículo supercampeão, quase todo construído ao lado de Juliana, Larissa terá que enfrentar outro desafio além da burocracia para integrar-se à seleção. Acima do peso devido ao tempo que ficou parada e aos hormônios do tratamento de fertilização, ela precisará entregar-se à preparação física e treinos com bola da forma intensa para se equiparar ao ritmo das demais atletas que treinam com a comissão técnica brasileira no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema. Atualmente, além de Talita e Taiana, a seleção conta com as atletas olímpicas Juliana e Maria Elisa, as atuais bicampeãs brasileiras Ágatha e Bárbara Seixas e as irmãs Maria Clara e Carol. Vale lembrar que o sistema de classificação olímpica permite que no máximo duas duplas por país se classifiquem.


* Colaboraram: Lydia Gismondi e Thierry Gozzer


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei-de-praia/noticia/2014/05/larissa-articula-volta-ao-volei-de-praia-e-quer-parceria-com-talita-para-2016.html

Auditoria revela contratos suspeitos, e CBV promete lutar para reparar danos

Nova gestão mostra resultado de investigação feita na entidade para apurar possíveis ilegalidades com dinheiro gasto nos últimos anos; Renan diz: "Vamos atrás"


Por Rio de Janeiro

renan - diretor de marketing da cbv vôlei (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Renan apresenta resultado de auditoria realizada na CBV (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

A nova gestão da Confederação Brasileira de Vôlei, comandada por Walter Pitombo Laranjeiras, confirmou nesta quarta-feira a existência de contratos suspeitos feitos pela antiga direção com empresas comandadas por pessoas ligadas à entidade. O atual gerente de marketing da CBV, Renan Dal Zotto, divulgou nesta manhã, em uma cerimônia realizada no Rio de Janeiro, o resultado da auditoria feita para apurar as denúncias apresentadas nos últimos meses. O próximo passo agora será confirmar a provável ilegalidade desses contratos e tentar recuperar os recursos perdidos.

- Saíram recursos de dentro da confederação que poderiam ser reinvestidos no voleibol. Mas, antes de tudo, precisamos ter a certeza de que houve realmente ilegalidade nesses contratos. Se aconteceram erros, nós vamos atrás dos nossos direitos. Isso é um compromisso nosso com toda a comunidade do voleibol. Vamos atrás para saber legalmente o que aconteceu. Se tiveram falhas, elas vão ter que ser reparadas. E terão que ter responsáveis por isso. Nós vamos fazer o possível judicialmente para resolver todas as questões que foram denunciadas e todas as outras que percebemos nesses quatro meses. Buscar responsabilizar quem estava à frente e, quem sabe, até buscar recursos que foram pagos indevidamente – avisou Renan.

A auditoria pedida pela CBV para revisão de todos os contratos de parcerias firmadas pela entidade com terceirizados começou há quase dois meses. A providência foi tomada depois de denúncias de pagamentos de comissões milionárias a empresas ligadas a dirigentes da confederação. Neste período, mais de 30 contratos feitos pela entidade foram investigados. O relatório com o resultado do levantamento foi entregue à nova gestão da CBV há dois dias.

Se tiveram falhas, elas vão ter que ser reparadas. E terão que ter responsáveis por isso"
Renan

- A gente fica bastante chateado, porque a gente cuida do voleibol como se fosse um filho. Não queremos que nada de mal aconteça com ele. Quando surgiram as denúncias, começamos a perceber que atletas, treinadores, ex-atletas e ex-treinadores estavam se sentindo traídos. Existe uma indignação, sim. É o sentimento de todos que vivem e construíram de alguma forma a história do voleibol. Então, nada mais justo do que fazer uma busca incessante e profunda dos fatos - reforçou Renan, que assumiu o cargo de diretor de marketing da CBV em janeiro deste ano.

Em uma reunião fechada da CBV na noite da última terça-feira, dirigentes da entidade apresentaram cada detalhe do relatório para os técnicos das seleções masculina e feminina, Bernardinho e José Roberto Guimarães. A nova gestão aproveitou para garantir que cada centavo que entrar na confederação a partir de agora será investido exclusivamente no vôlei.

A crise começou quando o canal ESPN veiculou uma série de reportagens revelando que a SMP, empresa do superintendente geral da CBV, Marcos Pina, tinha um contrato para gerir toda a verba de patrocínio que a entidade recebe do Banco do Brasil. Até o fim do contrato, a companhia receberia R$ 10 milhões. Após a acusação, Pina renunciou ao cargo. A auditoria confirmou a existência desse acordo.


saiba mais

-  Foram pagos para a SMP R$ 2,6 milhões até outubro. Em outubro, o sócio majoritário veio para ser o superintendente geral desta entidade. Foram suspensos os pagamentos e, após todas essas denúncias, entendeu-se que o melhor para o vôlei seria afastar o superintendente - explicou Renan.

Pouco depois, outra reportagem apontou que a empresa de Fábio André Azevedo, que foi dirigente da CBV e hoje atua na Federação Internacional de Vôlei (FIVB), também teria recebido comissão de R$ 10 milhões para intermediar as negociações do contrato com o Banco do Brasil. Ary Graça negou que a CBV tivesse pagado por qualquer intermediação.


- Algumas denúncias foram bastante direcionadas à “S4G". Essa empresa prestou serviços à confederação em vários eventos e foi feito um contrato, conforme denúncias, de R$ 10 milhões em cinco anos. A nossa auditoria verificou que esse contato realmente existe. A empresa recebeu R$ 2,9 milhões desses R$10, mas foi rescindido esse contrato dia 30 de julho de 2013.
O sócio da empresa, como todos sabem, trabalha na Federação Internacional de Vôlei. Agora esse e todos contratos estão nas mãos dos nossos advogados para ver a legalidade e imoralidade deles. Vamos avaliar tudo para não ter a mínima possibilidade de cometermos injustiças - reforçou o dirigente.

Uma nova denúncia surgiu nesta quarta-feira. Segundo matéria do site da ESPN, a CBV contratou o Escritório de Advocacia Valmar Paes, do pai do prefeito do Rio, Eduardo Paes, para a realização de "assessoria jurídica". Os gastos teriam subido 635% depois de 2011, passando de R$ 562 mil para R$ 4.130 milhões em 2012. O relatório feito pela auditoria, no entanto, revelou um outro valor, já quitado pela entidade.

- Ele é advogado da confederação desde 2001 e presta serviços normalmente para a CBV. Ele é o principal responsável por fazer e validar todos os contratos de patrocínio da confederação. Foi feito um contrato com ele em 2011 de R$ 2 milhões. A CBV não deve mais nada a ele. Hoje saiu essa notícia, com valores que fogem do meu conhecimento. Vou averiguar, mas o valor que tivemos conhecimento pela auditoria é de R$ 1.887 milhão - reforçou o diretor de marketing.

Além desses três contratos suspeitos, outros possíveis erros na administração e gestão do ex-presidente Ary Graça foram notificados pela auditoria. Renan garantiu que tudo será investigado detalhadamente.
- Internamente, os próprios auditores perceberam uma série de outros equívocos dentro da confederação. De inconformidade de datas, prazos... E não são poucos. São vários. Várias observações foram colocadas aqui (no relatório). Vamos averiguar todas elas, caso a caso. 

ary graça se defende
Em nota enviada, a assessoria de imprensa do ex-presidente da CBV e atual presidente da FIVB, Ary Graça, informou que o dirigente "tomou conhecimento do resultado da auditoria realizada pela CBV e reitera a legalidade dos contratos firmados durante sua gestão. O dirigente também acredita que as questões ainda pendentes serão esclarecidas no âmbito administrativo da CBV".

Há exatamente um mês, o superintendente-geral da Confederação Brasileira de Vôlei, Neuri Barbieri, apresentou uma carta-renúncia em que o presidente licenciado da CBV e atual presidente da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), Ary Graça, deixava o comando da entidade nacional. Walter Pitombo Laranjeiras, mais conhecido como Toroca, que já vinha respondendo como presidente interino, assumiu o cargo em definitivo. Toroca foi presidente da Federação Alagoana de Vôlei por mais de 30 anos e já ocupou também a função de vice-presidente da CBV.

De acordo com Neuri Barbieri, no entanto, a renúncia de Ary Graça do cargo que ocupava desde 1997 já estava decidida desde dezembro do ano passado e não teria nenhuma ligação com as denúncias que surgiram contra a CBV. 

CBV assina contrato com FGV para melhorar gestão

Ricardo Simonsen – Diretor Técnico FGV e Neuri Barbieri – Superintendente Geral da CBV (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Ricardo Simonsen, diretor da FGV, e Neuri barbieri,superintendente da CBV (Foto:AlexandreArruda/CBV)

Nesta quarta-feira, a CBV e a Fundação Getúlio Vargas assinaram um contrato, por um período de um ano, que tem como objetivo principal adotar melhores práticas de governança e de gestão para dar transparência à aplicação dos recursos públicos e privados que utiliza. Dentre as medidas, está a revisão na estrutura organizacional da CBV.

Outra meta do projeto é melhorar a interação da CBV com as federações de todos os estados. A FGV terá como missão criar de forma participativa mecanismos de melhoria de gestão e de comunicação entre os órgãos estaduais e a entidade nacional.

- Nós não queremos mais dar notícia ruim. Queremos olhar para frente. A FGV vai nos ajudar a traçar esse futuro – disse Marco Túlio Teixeira, diretor técnico da CBV.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/05/auditoria-revela-contratos-suspeitos-e-cbv-promete-lutar-para-reparar-danos.html

Em duelo disputado de 2h40, Nadal bate Murray de virada e vai à semifinal

Número um do mundo sua a camisa, mas bate o britânico e se garante na próxima fase contra o búlgaro Grigor Dimitrov no Masters 1.000 de Roma


Por Roma



Depois de fazer um duelo de 3h18 contra o francês Gilles Simon (30º) e outro de 2h44 diante do russo Mikhail Youzhny (16º), o espanhol Rafael Nadal voltou à quadra nesta sexta-feira pelo Masters 1.000 de Roma, na Itália. Desta vez, o adversário era o britânico Andy Murray, atual número oito do ranking. Em mais uma longa e disputada batalha, de 2h40, ele demonstrou por que é o melhor do mundo, jogando muito, apesar da resistência do rival, e fazendo 2 a 1, com parciais de 1/6, 6/3 e 7/5. Somando o tempo de todos os três jogos, o Miúra chegou a 8h40 em quadra no torneio italiano.

Com a vitória de virada, Nadal encara Grigor Dimitrov, que eliminou o alemão Tommy Haas. O jogo acontece neste sábado, às 15h (de Brasília). Na outra chave estão Novak Djokovic, da Sérvia, e Milos Raonic, do Canadá.

Rafael Nadal tênis comemoração (Foto: AFP)
Rafael Nadal vibra na apertada vitória 
sobre Andy Murray (Foto: AFP)


O jogo

O primeiro ponto da partida foi um ace de Andy Murray. O britânico marcou mais um no 40/0. Nadal descontou, mas o número oito do ranking levou o game. Em seguida, conseguiu a quebra, deixando o Miúra visivelmente irritado.  No terceiro, Murray pontuou em um rali com 22 trocas de bolas após um erro do rival. Nadal chegou a abrir vantagem. O britânico virou e fez 3 a 0.  Em seguida, ele levou mais um game depois de um rali longo e um erro do Miúra com uma bola na rede.

No quinto game, o número oito do mundo quebrou a raquete em uma jogada com um salto. Depois disso, o espanhol pontuou duas vezes e deixou o placar 40/40.  Em uma paralela bonita depois de Nadal pressionar usando um pouco de seu vasto repertório, Murray ficou em vantagem e, com um ace na sequência, abriu 5 a 0. A resposta do adversário veio no sexto game: foi o primeiro conquistado pelo número um no jogo, em uma bola fora do britânico. Mas o set ficou mesmo com o tenista do Reino Unido.


Tênis Nadal Masters 1000 de Roma (Foto: Agência Reuters)
Nadal se esforça demais e vence Andy
Murray (Foto: Agência Reuters)

Se o primeiro set foi praticamente dominado por Murray, Nadal começou o segundo com o pé direito. Depois de muitas trocas de vantagem, o espanhol levou o primeiro game com um ace bonito e vibrou demais para delírio da família que o acompanhava nas arquibancadas. Na sequência, contou com um erro do britânico, que devolveu uma bola na rede, para ficar com a vantagem. O Touro Miúra abriu 2 a 0, quebrando o serviço do rival.

Bem mais agressivo, ele continuou sua caminhada rumo à vitória vencendo mais um game, mas viu Murray conquistar seu primeiro. O britânico estava cometendo erros bobos no segundo set, como uma bola na rede no sexto game em que demonstrou frustração, contudo, acabou confirmando seu serviço e diminuindo a desvantagem. No fim das contas, o Miúra levou o set por 6 a 3.

No terceiro set, o Miúra entrou ainda mais agressivo e abriu 1 a 0. Muito disputado, o segundo game teve um lindo ponto de Murray depois de um longo rali, forçando uma pancada no fundo da quadra após o espanhol dar uma deixadinha quase de costas. Depois, o britânico viu a bola passar por ele, mas deu um tapinha sem olhar e marcou, sendo muito aplaudido. Um lance que chamou atenção foi um lobby espetacular de Murray com 40 a 30 para Nadal no placar. Logo em seguida, o número oito então devolveu a quebra e, em seguida, virou ao confirmar seu serviço.

Tênis Andy Murray Masters 1000 de Roma (Foto: Agência Reuters)
Britânico faz bom jogo, mas não o 
suficiente para derrotar o Miúra 
(Foto: Agência Reuters)

Sacando forte, Nadal levou o game seguinte, e Murray respondeu. Mais tarde, o espanhol salvou dois break points seguidos, mas não evitou o terceiro em bola forte do britânico, que fez 4 a 2. Miúra mostrou por que é o número um do mundo ao conseguir uma quebra e, no game seguinte, ser aplaudido em uma jogada linda pelo meio, matando o rival com um voleio e confirmando seu serviço.

No nono game, Nadal foi ovacionado ao acertar uma bola na linha e chegar à possibilidade de quebra. Murray salvou o break point com um smash, e o espanhol jogou na rede. Em seguida, o britânico conquistou o game, mas o Miúra logo igualou. Com uma longa bola cruzada, o número um do mundo abriu 30/0. Ele aproveitou duas duplas faltas de Murray para fazer 6 a 5 e sacar para o set. Em uma jogada de muita categoria, matou o rival e chegou ao duplo match point e, em seguida, fechou a batalha.



FOINTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2014/05/em-duelo-disputado-de-2h40-nadal-bate-murray-e-vai-semi-em-roma.html

Médico brasuca no Atlético conta vida na Espanha e expectativa para "final"

Mineiro Gustavo Lucas atua há seis anos no clube e está confiante para ver time fechar com chave de ouro temporada histórica no Espanhol e na Liga dos Campeões


Por Juiz de Fora, MG


Gustavo Lucas Médico Juiz de Fora Atlético de Madrid (Foto: Gustavo Lucas/Arquivo Pessoal)Médico atua no time dos brasileiros Filipe Luis e Diego Costa (Foto: Gustavo Lucas/Arquivo Pessoal)

O Atlético de Madrid vive um momento histórico. Na mesma semana, o time tem a chance de conquistar dois títulos: o Campeonato Espanhol e a Liga dos Campeões. E no clube que alcançou resultados expressivos mesmo com o orçamento quatro vezes menor que os gigantes espanhóis Real Madrid e Barcelona, há um brasileiro que tem motivos de sobra para torcer pelos "colchoneros" e que não vai estar em campo: o médico mineiro Gustavo Lucas Passos de Souza, de 34 anos, responsável pelo Atlético B e demais equipes da base do clube. O GloboEsporte.com conversou com o profissional, natural de Juiz de Fora, que falou sobre a carreira, as experiências vividas na Espanha e a expectativa no Atlético para as decisões que se aproximam. Para ele, a temporada 2013/2014 é um marco na história do time, e o sentimento para o jogo decisivo deste sábado, às 13h, contra o Barcelona, fora de casa, é de confiança.

– Esse ano vai ficar marcado como aquele em que o time competiu de igual para igual com Barcelona e Real Madrid, mesmo com um orçamento para o futebol quatro vezes menor. É realmente um grande feito: semifinal da Copa do Rei, final da Liga dos Campeões e a um empate contra o Barça para ser campeão da Liga espanhola na última rodada. O ambiente no clube é de total confiança em poder ganhar os dois títulos, apesar da desconfiança da torcida com os últimos tropeços – contou.

Formado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Gustavo se dedica ao Atlético de Madrid há seis anos. Ele trabalha com jogadores com idades entre 10 e 23 anos, divididos em 11 times que, juntos, somam quase 300 atletas. A vocação para a medicina vem de berço. Neto e filho de médicos, o juiz-forano não teve dúvidas ao escolher a carreira. Antes de concluir a graduação, em 2005, fez um estágio de intercâmbio com um mês de duração em um hospital de Madri. No local, soube da existência da residência em Medicina do Esporte, e se preparou para a oportunidade. 

Gustavo Lucas Médico Juiz de Fora Atlético de Madrid (Foto: Gustavo Lucas/Arquivo Pessoal)Gustavo Lucas presta atendimento aos jogadores(Foto: Gustavo Lucas/Arquivo Pessoal)

– Sempre gostei de esportes e pratiquei vários deles, como natação, judô, futebol, tênis, mountain bike, corridas de rua e, agora, triatlo. Durante minha formação acadêmica, a cirurgia parecia ser minha área a seguir. Em 2004, quando estava em Madri para o estágio, começou o projeto Medicina Esportiva na Espanha. Me embasei e me preparei para vir para cá em 2007 depois de quase dois anos de formado e trabalhando com Medicina do Trabalho em Juiz de fora – lembrou Gustavo.

Menos de um ano após chegar a Madri, Gustavo foi aprovado na residência da Universidad Complutense de Madrid. Ainda no primeiro ano, veio o convite para trabalhar nas categorias de base do Atlético de Madrid. Atualmente, é responsável por todo o cuidado com a saúde dos atletas, da nutrição à prevenção de lesões, além de realizar exames os médicos na pré-temporada e em possíveis reforços. 


saiba mais

– O médico esportivo tem a função de coordenar uma equipe multidisciplinar composta de fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, massagista, podólogo, psicólogo, entre outros. Sempre contamos com a colaboração de médicos especialistas, como ortopedistas, cardiologistas, endocrinologistas etc. O atleta deve estar em perfeitas condições de saúde para poder render ao máximo dentro de campo. É nossa função fazer tudo que estiver ao nosso alcance para que isso aconteça, sempre preservando a saúde do atleta – explicou.

Para Gustavo Lucas, poder carregar o nome do Brasil com o trabalho é uma grande satisfação, principalmente levando em conta o respeito que a medicina esportiva brasileira tem no exterior.

- Todos os professores que tive na minha formação na Espanha falavam muito bem da escola brasileira, inclusive alguns deles fizeram parte da formação na escola do professor Eduardo De Rose, do Rio Grande do Sul, que é médico do esporte, membro do comitê médico do Comitê Olímpico Internacional (COI) e uma das maiores autoridades mundiais de doping. Agora que a formação em medicina esportiva está regularizada no formato de residência médica, acredito que não perderemos em nada para a formação europeia, continuaremos formando profissionais de altíssimo nível - opinou.

Gustavo Lucas Atlético de Madrid Juiz de Fora (Foto: Gustavo Lucas/Arquivo Pessoal)
Gustavo Lucas atua no Atlético de 
Madrid há seis anos (Foto: Gustavo 
Lucas/Arquivo Pessoal)

Embora carregue a bandeira longe de casa, o médico garante que não tem dificuldades para matar a saudade do Brasil. Segundo Gustavo, a convivência com os atletas brasileiros é a melhor possível, e isso ajuda a driblar a distância da terra natal.

- É verdade que os brasileiros se juntam quando estão fora do país, em um time de futebol não é diferente. Sempre rola um almoço, um churrasco, uma música brasileira - disse.

brasil x espanha

Gustavo Lucas Médico Juiz de Fora Atlético de Madrid (Foto: Gustavo Lucas/Arquivo Pessoal)Gustavo e o zagueiro brasileiro Miranda(Foto: Gustavo Lucas/Arquivo Pessoal)

Privilegiado por acompanhar de perto outra cultura, Gustavo também vê diferenças no futebol da terra natal com o do atual lar. Mesmo sem ter trabalhado com o esporte no Brasil, ele disse que é fácil notar as características divergentes.

- Na Espanha, e na Europa em geral, o jogo é muito mais tático e de equipe, com velocidade no toque de bola e muita força física. No Brasil, ainda valorizam mais o talento individual do jogador e o jogo é bem mais lento - destacou.

Apesar das observações, quando questionado sobre a Copa do Mundo, o mineiro não esconde o coração brasileiro e garante: a torcida vai para o Brasil.

- A Espanha chega como favorita para a Copa, ao lado das outras grandes seleções, até porque é a atual campeã mundial e bicampeã europeia. Mas não se pode negar que os principais jogadores desse time não fizeram um bom final de temporada, que estiveram abaixo da média. Não sabemos se estavam medindo esforços para chegar bem na Copa ou se realmente não renderam o esperado, o que tem gerado dúvidas na cabeça do torcedor espanhol. Sem nenhuma dúvida, sou Brasil na Copa! Sou brasileiro e com muito orgulho! 
Mas, se o Brasil for eliminado antes da final e a Espanha chegar lá, torcerei por eles, é claro. Afinal, a quinta parte da minha vida foi vivida aqui. Tenho muito respeito, carinho e gratidão por essa terra - finalizou.


FONTE;

Willian no Corinthians e Luiz Gustavo no Bayern: gafes da Fifa em pré-lista

Meia-atacante do Chelsea e volante do Wolfsburg aparecem em antigos clubes no documento que traz os 30 jogadores da seleção brasileira


Por São Paulo


Para a Fifa, o Willian que vai jogar a Copa do Mundo pela seleção brasileira é do... Corinthians. Jogador do Chelsea, o meia-atacante aparece na lista divulgada pela entidade com as pré-listas de todas as 32 seleções ainda como atleta do clube em que ele foi formado.



saiba mais

Fruto das categorias de base do Timão, Willian deixou o clube paulista em 2007 para jogar no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Antes de ir para o inglês Chelsea, o ex-corintiano também teve passagem pelo russo Anzhi Makhachkala.

A equipe de Willian não é a única gafe na lista dos 30 jogadores brasileiros divulgada pela Fifa. Luiz Gustavo, agora no Wolfsburg, ainda aparece no Bayern de Munique, também da Alemanha.

A lista, porém, não está tão desatualizada assim: já mostra Alan Kardec como jogador do São Paulo, e não mais do Palmeiras, apesar de o atacante ainda nem ter estreado pelo Tricolor. Ele é um dos sete suplentes para a lista dos 23 de Felipão.


Clique aqui para ver o documento no site da Fifa.


Documento CBF escalação time errado (Foto: Reprodução)


FONTE:

Lugano é dispensado e fica sem clube às vésperas da Copa do Mundo

West Bromwich anuncia que zagueiro uruguaio terá seu contrato rescindido


Por West Bromwich, Inglaterra


Lugano, West Bromwich (2013) (Foto: Getty Images)Lugano deixa o West Bromwich após atuar 11 jogos com a camisa da equipe (Foto: Getty Images)

O zagueiro uruguaio Diego Lugano, pré-convocado para a Copa do Mundo, foi dispensado nesta sexta-feira do West Bromwich. O jogador de 33 anos, capitão da Celeste e nome quase certo entre os 23 que o treinador Óscar Tabárez levará ao Brasil, chegaria assim ao Mundial sem clube.

Além do zagueiro da seleção uruguaia, o West Bromwich se desfez de outros quatro jogadores: Zoltan Gera, Steven Reid (que não tiveram o contrato renovado), Liam Ridgewell e Scott Allan. No caso de Lugano, ele teve o vínculo rescindido.

- Eu gostaria de agradecer ao Lugano e aos demais jogadores pelos esforços demonstrados ao longo dos últimos 12 meses – disse o diretor de futebol da equipe inglesa, Richard Garlick.

Apesar do prestígio dentro do São Paulo, Lugano não está nos planos do clube paulista. O zagueiro chegou ao clube no início da temporada, após trocar o PSG pela equipe inglesa sem custos. No West Bromwich, foi a campo 11 vezes, sendo duas delas como reserva, e marcou um gol no empate em 1 a 1 com o Everton, em janeiro. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/05/lugano-e-dispensado-e-fica-sem-clube-vesperas-da-copa-do-mundo.html

Em clima de Copa, Cruzeiro lança terceiro uniforme inspirado na Seleção

Camisa amarela apresenta estrelas soltas, gola polo e detalhes em azul; uniforme custa R$199,90 e vai estrear nos gramados neste sábado, contra o Coritiba


Por Belo Horizonte


Nova camisa do Cruzeiro (Foto: Washington Alves / Light Press)Nova camisa do Cruzeiro foi lançada nesta sexta-feira (Foto: Washington Alves / Light Press)

O Cruzeiro lançou na manhã desta sexta-feira, na Toca da Raposa II, o terceiro uniforme de jogo do clube, inspirado nas cores da seleção brasileira. A linha comemorativa entra no clima da Copa do Mundo e segue a tendência de clubes como Corinthians, Bahia, Internacional, Santos e Cortiba. O uniforme amarelo apresenta as tradicionais estrelas soltas e uma gola polo, com detalhes em azul. A Raposa estreia a roupa nova já neste sábado, contra o Coritba, no Mineirão, às 18h30 (de Brasília), em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. 

O diretor de marketing do Cruzeiro, Marcone Barbosa, explicou que a camisa, que apresenta um visual retrô, é uma homenagem ao ex-goleiro Raul Plassmann, que utilizava a cor amarela nas partidas na década de 1960 e 1970, além é claro de ser uma homenagem à Seleção em ano de Copa do Mundo. 


saiba mais

- O Cruzeiro já tem uma tradição com a camisa amarela. O Raul Plassmann defendeu o time assim por vários anos, e agora os jogadores de linha também vão ter essa oportunidade. Obviamente é uma ação voltada para a Copa do Mundo para motivar nosso torcedor a torcer pela seleção brasileira com a camisa do Cruzeiro - explicou. 

Novidade
Um detalhe importante é a cor do patrocinador master, que costuma ser laranja, e na camisa especial terá seu logo em azul, assim como o restante dos detalhes da camisa. O terceiro uniforme de goleiro apresenta o mesmo design, porém com as cores invertidas, com predominância do azul e a gola amarela. 

Uniforme amarelo do Cruzeiro (Foto: Reprodução / Site oficial do Cruzeiro)
Detalhes da camisa do Cruzeiro: 
predominância do amarelo e 
estrelas soltas (Foto: 
Reprodução / Site oficial do 
Cruzeiro)

Nos detalhes, a camisa apresenta um patch no canto inferior esquerdo representando a conquista do Campeonato Brasileiro de 2013. Na parte interna da gola, as três estrelas referentes às conquistas nacionais de 1966, 2003 e 2013. A Tríplice Coroa, já tradicional nos uniformes do clube estrelado, está presente de maneira discreta no dorso da camisa, na nuca. 
O preço da camisa nas lojas oficiais do Cruzeiro é R$199,90. No entanto, o valor é referente ao uniforme sem o selo da conquista nacional. Para incluir o patch do Campeonato Brasileiro, o cruzeirense tem de pagar a quantia de R$29,90. A camisa já está à venda nas lojas.


*Por Maurício Paulucci, sob supervisão de Gabriel Duarte


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2014/05/em-clima-de-copa-cruzeiro-lanca-terceiro-uniforme-inspirado-na-selecao.html