domingo, 6 de novembro de 2016

Levir Culpi não resiste à pressão e é demitido do Fluminense após goleada



FLUMINENSE



Depois de seis jogos sem vencer, técnico cai no Mineirão após levar 4 a 2 do Cruzeiro




Por
Belo Horizonte



Levir, Fluminense (Foto: Dudu Macedo / Agência Estado)Levir deixa Fluminense com 51,9% de aproveitamento e um título (Foto: Dudu Macedo / Agência Estado)

Levir Culpi não é mais o técnico do Fluminense. O comandante não resistiu à pressão da má fase, já são seis jogos sem vitória, e caiu logo após a goleada sofrida pelo Cruzeiro por 4 a 2 na tarde deste domingo, no Mineirão (veja os lances no vídeo clicando no LINK da FONTE no final da matéria  abaixo).

Ele foi demitido ainda no vestiário do estádio e sequer deu coletiva de imprensa. Em seu lugar, o presidente Peter Siemsen, responsável por fazer o desligamento, foi quem apareceu diante dos jornalistas e comunicou a decisão.

– Antes de mais nada, quero pedir desculpas ao torcedor do Fluminense. A sequência, inclusive com o jogo de hoje, não está à nossa altura. É um momento difícil, a todos nós. É um momento duro, sofrido. Realmente, estou muito chateado. Não tem um torcedor que não esteja. Segundo, apesar de tudo, os resultados têm nos favorecido. Apesar de difícil, não está perdido. Há chance de classificação de Libertadores. Temos jogos importantes pela frente. Tem que mudar atitude, mudar de repente a performance de jogar. Chegou a hora de fazer uma mudança. Quero anunciar a saída do Levir, da comissão técnica e anunciar que, depois de amanhã, o Marcão assume o time junto com o Matheus (Costa) como auxiliar técnico – analisou o mandatário, que prosseguiu criticando a parte tática do time.

– Vamos trabalhar esses quase 10 dias, preparar, trabalhar o psicológico, melhorar o físico, estudar bastante a forma de jogo. Está nítido que o Fluminense precisa de um bloqueio melhor, um bloqueio na intermediária mais forte. O Fluminense tem bons jogadores de velocidade, a gente tem encaixado contra-ataques nos últimos jogos com qualidade, mas tem perdido o controle do jogo quando abrimos mão dos três volantes ou dos atacantes que marcam a saída de jogo.

Técnico desde março, Levir comandou o Fluminense em 52 jogos: foram 22 vitórias, 15 empates e 15 derrotas. O técnico, que levou o Tricolor ao título inédito da Primeira Liga, deixa o clube com 51,9% de aproveitamento. Em seu lugar, o auxiliar Marcão vai comandar o time nas últimas quatro rodadas do Campeonato Brasileiro, tendo como auxiliar Matheus Costa, que vinha sendo olheiro da comissão técnica. A delegação retorna ao Rio de Janeiro na noite deste domingo.

– É algo que vem se repetindo (viradas), não adianta apontar ninguém (culpado). Nessa sequência saímos na frente e não soubemos manter o resultado. Claro que do outro lado tem grandes equipes, mas não pode dar vacilo sabendo que pontos nesse momento são importantes – comentou Magno Alves na saída de campo, pouco antes da demissão do treinador.

A vida de Levir nunca foi tranquila nas Laranjeiras, mesmo com o título da Primeira Liga. Em abril, o treinador e o atacante Fred se desentenderam, e o então capitão do time disse que não jogava mais com o técnico. Depois de um tempo, eles fizeram as pazes, e ambos afirmaram que a saída do ídolo para o Galo, em junho, nada teve a ver com o relacionamento deles.

levir culpi fred laranjeiras fluminense (Foto: Nelson Perez / FluminenseFC)
Levir se desentendeu com Fred pouco tempo 
antes de o ídolo tricolor deixar o clube 
(Foto: Nelson Perez/FluminenseFC)


A permanência de Levir no Flu era incerta para 2017. O contrato terminava no fim de 2016 e, no dia 26 de novembro, há eleição no clube. São quatro candidatos, e o treinador não era o sonho de nenhum deles. O próprio Levir já havia declarado, em entrevistas, que não havia sido procurado por nenhuma chapa.

Levir Culpi deixa o Fluminense em nono lugar, com 48 pontos, a três do Atlético-PR, que encabeça o G-6. O próximo jogo do Tricolor é justamente contra o Furacão. Os times se enfrentam no dia 15 de novembro, às 17h, no Maracanã.



Confira outros trechos da entrevista de Peter:
Levir pediu para sair?
Foi um pedido do presidente. Foi com muita dor. É uma pessoa que criei amizade, que aprendi a admirar. Futebol é duro. Não adianta chegar ao Rio e trabalhar na mesma linha, com enorme pressão. Temos de dar chance a uma mudança caseira, a um ídolo. É um sujeito apaixonado pelo clube, forte de vestiário. Vai trazer uma pessoa de auxiliar que estuda os adversários e a nossa forma de jogar. Vamos fazer de tudo para chegar na última rodada com chances e classificar para a Libertadores. 

Faltou liga?
O time foi irregular durante a temporada, mas houve bons momentos. A gente esperava alguma estabilidade. O momento ruim se perpetuou. Sempre da mesma forma: perda do poder de marcação e de proteção da defesa. O time ficou muito pressionado na sua área. Houve um período em que sofremos poucos gols no campeonato, acho que essa é a ideia. Há ainda a chance de termos o G-7. 

Forma de o time jogar
Trocar ideias sempre cabe. Cada um da sua maneira. Não sou formado como treinador. Mas troco ideias, de forma colaborativa. A estatística é muito forte: o time obteve bons resultados, não só no jogo inteiro como em momentos em que atuamos com forte bloqueio no meio. 

O que leva a crer...
Temos muitos dias a trabalhar e avaliar o que aconteceu. Temos de fortalecer a parte mental. O torcedor tem de dar essa chance ao Marcão, nosso ídolo. Então, foi legal ter trabalhado com o Levir. Ganhamos um título. Mas tem um momento... quando a coisa não encaixa, fica a expectativa de que não vai encaixar mais. A mudança cria a esperança. Peço um voto de confiança. Todos somos Fluminense. É a hora da virada. Há chance de classificação. O elenco estava revoltado com a situação. Podemos transformar isso em algo positivo.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2016/11/levir-culpi-nao-resiste-pressao-e-e-demitido-do-fluminense-apos-goleada.html

Nenhum comentário: