sábado, 16 de janeiro de 2016

Rio de Janeiro leva a melhor e derruba invencibilidade caseira do Rio do Sul


Atuais tricampeãs vão até o tie-break para conseguir triunfo sobre time catarinense. Último ponto do jogo gera revolta do time da casa, que vinha de vitória sobre Osasco



Por
Rio do Sul, SC



(OBS. DO BLOG:
PARA ASSISTIR O VÍDEO CLIC 
NO LINK DA FONTE NO FIM
DA MATÉRIA ABAIXIO)



Duas invencibilidades foram colocadas à prova em Santa Catarina, na quarta rodada do returno,  nesta sexta-feira. O Rio do Sul não queria perder diante de seus torcedores pela primeira vez nesta edição da Superliga feminina. O Rio de Janeiro não conhecia o sabor da derrota há 11 partidas. Com bastante intensidade de ambas as equipes, quem se deu melhor no ginásio Artenir Werner foi a equipe visitante. O Rio de Janeiro precisou suar demais para derrubar a invencibilidade caseira do time catarinense e conquistou a 12ª vitória seguida no torneio, por 3 sets a 2, parciais de 22/25, 25/11, 23/25, 25/20 e 17/15.

Rio do Sul x Rio de Janeiro, Superliga feminina (Foto: Clóvis Eduardo Cuco/Rio do Sul)
Rio de Janeiro pôs fim à invencibilidade do 
Rio de Sul em casa (Foto: Clóvis Eduardo 
Cuco/Rio do Sul)


O Rio do Sul vinha de vitória sobre o Osasco em Lages (SC) e esteve muito perto de derrotar outro gigante do vôlei nacional. O último ponto gerou reclamação do lado catarinense. Natália e Giovana dividiram na rede e a bola caiu fora da quadra do Rio do Sul. As jogadoras do time da casa reclamaram que a bola havia tocado por último na ponteira adversária, mas a arbitragem confirmou a vitória carioca.

Esse foi apenas o segundo compromisso do Rio de Janeiro em 2016, após a parada da Superliga para as festas de fim de ano. O segundo duelo contra o Bauru, válido pela segunda rodada do returno, foi adiado para o dia 26 de janeiro e por isso a equipe comandada pelo técnico Bernardinho só voltou a jogar na última segunda-feira, na vitória arrasadora sobre o São Bernardo.

Antes de encarar o Bauru, as atuais tricampeãs recebem o São Caetano na próxima terça-feira, às 19h30 (de Brasília), no ginásio do Tijuca. O Rio do Sul visita o Bauru no dia seguinte, no mesmo horário, no Panela de Pressão.


O JOGO

Após um começo de partida equilibrado, disputado ponto a ponto, o Rio do Sul foi para a primeira parada técnica com apenas dois pontos de vantagem. A parada foi benéfica para a equipe carioca, que emplacou cinco pontos em sequência (11/8) crescendo o bloqueio. No fim do set, o time de Bernardinho perdeu agressividade na virada de bola, e um erro de Natália deixou tudo igual no marcador (19/19). De novo as equipes se alternaram na frente do placar até que Juciely tocou na rede e cedeu um duplo set point para o Rio do Sul (24/22). Jú Nogueira então soltou o braço pela ponta para finalizar com sucesso a reação do time da casa.

O Rio de Janeiro retornou ao jogo com o bloqueio afiado. Enquanto o paredão carioca diminuía o ímpeto das adversárias, as jogadoras do Rio do Sul perdiam intensidade de saque e de ataque. O time carioca abriu larga vantagem e chegou ao primeiro set points depois de Carol, sozinha no meio da rede, parar o ataque de Fran (24/11). Fernanda falhou feio na recepção, e o Rio de Janeiro empatou a partida na primeira oportunidade de selar a parcial.

Rio do Sul x Rio de Janeiro, Superliga feminina (Foto: Clóvis Eduardo Cuco/Rio do Sul)
Rio do Sul e Rio de Janeiro fizeram um jogo 
de alto nível em Santa Catarina (Foto: 
Clóvis Eduardo Cuco/Rio do Sul)


Após o passeio do Rio de Janeiro, o terceiro set foi bem mais equilibrado. A tensão foi do início ao fim com o time da casa retomando o ritmo forte de jogo. Depois de o bloqueio triplo catarinense abafar o ataque de Gabi, a ponteira mandou a bola para fora no ponto seguinte, e o Rio do Sul chegou ao duplo set point (24/22). Monique deu uma sobrevida à equipe carioca, mas Jú Nogueira explorou o bloqueio adversário para recolocar as anfitriãs novamente à frente da partida.

Ainda agitados por conta do terceiro set, os técnicos Bernardinho e Spencer Lee foram advertidos com o cartão amarelo antes do reinício do jogo. Com os ânimos à flor da pele, as jogadoras do Rio do Sul foram superando a ansiedade e chegaram à segunda parada técnica com uma margem de quatro pontos (16/12). Porém, entre saques eficientes e contra-ataques possibilitados pela entrada de Roberta no lugar da americana Court, as cariocas viraram com sete pontos consecutivos (19/16). O Rio do Sul até encostou, mas o Rio de Janeiro encontrou bons saques com Drussyla. Com quatro set points na mão (24/20), o time carioca aproveitou de primeira, num bloqueio de Roberta.

Impulsionados pelos torcedores, as meninas de Rio do Sul saíram na frente no tie-break. O time da casa teve quatro pontos de frente (10/6), mas um golpe de vista errado e um erro de recepção irritaram Spencer Lee. As falhas, que fizeram o placar encurtar para 10/9, quase prejudicaram a equipe a curto prazo, mas o técnico soube recolocar as jogadoras no rumo, sobretudo quando de novo a vantagem voltou a ser mínima (13/12). Daí para frente a frieza do elenco do Rio de Janeiro prevaleceu. Foram quatro match points (dois de cada time) até o jogo ser decidido num ponto polêmico: numa bola viva na rede, Natália levou a melhor sobre Giovana, a bola quicou fora, mas o último toque havia sido da levantadora do Rio do Sul. As comandadas de Spencer Lee reclamaram demais com a arbitragem, mas de nada adiantou.


RESULTADOS DA RODADA

Sexta-feira, dia 15
São Bernardo 0 x 3 Bauru - 19/25, 21/25 e 16/25
Pinheiros 3 x 2 Minas - 14/25, 25/22, 20/25, 25/14 e 24/22
Praia Clube 3 x 0 Valinhos - 25/12, 25/13 e 25/17
Sesi-SP 0 x 3 Brasília - 20/25, 22/25 e 20/25
Rio do Sul 2 x 3 Rio de Janeiro - 25/22, 11/25, 25/23, 20/25 e 15/17

Sábado, dia 16
14h45 - São Caetano x Osasco


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2016/01/rio-de-janeiro-leva-melhor-e-derruba-invencibilidade-caseira-do-rio-do-sul.html

Nenhum comentário: