quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

FIA confirma exclusão da Coreia e divulga calendário final com 20 etapas

Mesmo sem país asiático, temporada 2015 iguala recorde do campeonato de 2012 em número de etapas. Corrida de abertura será no dia 15 de março, na Austrália


Por
Londres

 
Como já vinha sendo especulado pela imprensa internacional desde o fim de dezembro, a Coreia do Sul não fará parte do calendário definitivo da temporada 2015 da Fórmula 1. A exclusão da etapa no país asiático, que estava prevista para acontecer no dia 3 de maio, foi confirmada oficialmente nesta terça-feira pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Mesmo assim, o principal campeonato do automobilismo mundial terá recorde de etapas, 20, algo que só havia ocorrido em 2012. No ano passado, a competição teve 19 corridas.

Um porta-voz da entidade afirmou que a Coreia do Sul havia sido adicionada ao calendário provisório a pedido de Bernie Ecclestone, detentor dos direitos comerciais da categoria, mas sua permanência não se mostrou comercialmente viável. Prevista para ser a quinta etapa do ano, a prova seria realizada no circuito internacional de Yeongam, que foi palco do GP da Coreia entre 2010 e 2013. O país asiático tem interesse em voltar a sediar a Fórmula 1, mas os planos serão adiados para 2016. 


Largada do GP do Brasil de 2014 (Foto: Getty Images)
GP do Brasil será mais uma vez o penúltimo da 
temporada e ocorre no dia 15 de novembro, em 
Interlagos (Getty Images)


Nos bastidores, especula-se que o acréscimo do país tenha sido uma manobra para que as equipes pudessem usar mais motores ao longo da temporada. De acordo com o regulamento técnico de 2015, os pilotos estão limitados a quatro unidades ao longo do ano, mas o número subiria para cinco caso a quantidade de etapas fosse superior a 20. No entanto, a pressão das escuderias pela utilização de um motor a mais diminuiu após a FIA ter reconhecido uma brecha nas regras, que permitirá que as fabricantes continuem desenvolvendo suas unidades de potência durante toda a temporada.

Em relação ao ano passado, a principal diferença do calendário é a inclusão do GP do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez, que retorna à categoria após uma ausência de 23 anos. A abertura será em Melbourne, na Austrália, no dia 15 de março, e o encerramento está marcado para o dia 29 de novembro, em Yas Marina, Abu Dhabi. A prova mais tradicional, o GP de Mônaco, ocorre no dia 24 de maio. Assim como em 2014, o GP do Brasil é o penúltimo do ano e será disputado no dia 15 de novembro, em Interlagos. 


Confira o calendário definitivo da temporada 2015 da Fórmula 1:

1ª etapa) 15 de março - Austrália (Melbourne)
2ª etapa) 29 de março - Malásia (Sepang)
3ª etapa) 12 de abril - China (Xangai)
4ª etapa) 19 de abril - Bahrein (Sakhir)
5ª etapa) 10 de maio - Espanha (Barcelona)
6ª etapa) 24 de maio - Mônaco (Monte Carlo)
7ª etapa) 7 de junho - Canadá (Montreal)
8ª etapa) 21 de junho - Áustria (Spielberg)
9ª etapa) 5 de julho - Inglaterra (Silverstone)
10ª etapa) 19 de julho - Alemanha (Nurburgring)
11ª etapa) 26 de julho - Hungria (Budapeste)
12ª etapa) 23 de agosto - Bélgica (Spa-Francorchamps)
13ª etapa) 6 de setembro - Itália (Monza)
14ª etapa) 20 de setembro - Cingapura (Cingapura)
15ª etapa) 27 de setembro - Japão (Suzuka)
16ª etapa) 11 de outubro - Rússia (Sochi)
17ª etapa) 25 de outubro - Estados Unidos (Austin)
18ª etapa) 1º de novembro - México (Hermanos Rodríguez)
19ª etapa) 15 de novembro - Brasil (Interlagos)
20ª etapa) 29 de novembro - Abu Dhabi (Yas Mari



FONTE:
http://glo.bo/1ABTsdJ



Nenhum comentário: