quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

McLaren mostra prévia do novo carro e confirma lançamento para dia 30

Modelo da retomada da aliança com a Honda continua cercado de mistérios. MP4/30 pode ter cor laranja ou até mesmo o vermelho e branco dos tempos de Ayrton Senna


Por Woking, 
Inglaterra


A retomada da aliança entre McLaren e Honda passa por muitos percalços neste início de 2015. Nos bastidores, a equipe britânica e a fornecedora japonesa tentam argumentar com a FIA contra o veto à liberação do desenvolvimento de motores. Mas nem mesmo a polêmica que promete marcar o começo da nova temporada impede que o time de Fernando Alonso e Jenson Button demonstre empolgação com o primeiro carro da histórica parceria após 23 anos. O lançamento do modelo, batizado de MP4/30, foi confirmado para o próximo dia 30, dois dias antes da abertura dos testes de pré-temporada, em Jerez de La Frontera, Espanha. 

- Primeira imagem do MP4/30. Muito ansiosos? #McLarenHonda - escreveu a equipe em seu perfil no Twitter.

McLaren mostrou pequeno detalhe do novo MP4-30 e confirmou lançamento do modelo para dia 30 de janeiro (Foto: Divulgação)
McLaren mostrou detalhe do novo MP4/30 e 
confirmou lançamento do modelo para dia 
30 de janeiro (Divulgação)


O novo carro da McLaren, que utilizou motores da Mercedes nos últimos 19 anos, continua cercado de mistérios. A Honda já teria solicitado à equipe de Woking que abandonasse a cor prata dos modelos anteriores, para evitar associações com a concorrente alemã. Na internet, há especulações de que a McLaren possa resgatar o tradicional e icônico laranja, que foi usado pelo fundador Bruce McLaren nos primeiros anos da escuderia e continuou até 1973, quando a parceria com a fabricante de cigarros Marlboro trouxe a pintura vermelha e branca que predominou até 1996. O clássico tom de laranja voltou a ser usado nos carros de rua da marca, como o MP4-12C e o P1, e em alguns modelos de testes da F-1.

Kimi Raikkonen pilota McLaren laranja em 2006. Equipe adotou a cor provisoriamente durante testes da pré-temporada (Foto: Getty Images)
Raikkonen pilota McLaren laranja em 2006. 
Equipe adotou a cor provisoriamente 
durante testes da pré-temporada (Getty)


No entanto, o espanhol "El Mundo Desportivo" garante que o MP4-30 terá a combinação de vermelho e branco, para lembrar o clássico MP4/4 pilotado por Ayrton Senna e Alain Prost na temporada de 1988, quando a McLaren venceu 15 de 16 etapas. A parceria com a Honda durou de 1988 a 1992 e obteve enorme sucesso, com os três títulos de Senna (1998, 1990 e 1991) e a taça de Prost em 1989. A retomada da aliança é a grande aposta para tirar a escuderia da crise dos últimos anos - a última vitória foi conquistada por Button, na já distante temporada de 2012. 

No auge da rivalidade, Senna e Prost se chocam no GP de Suzuka de 1989 (Foto: Getty Images)
Na época de Senna e Prost, a McLaren-Honda 
foi marcada pela clássica combinação de 
vermelho e branco (Foto: Getty)


FONTE:

Nenhum comentário: