quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

FIA altera exigências para admissão de pilotos e aumenta idade para 18 anos

Entidade que rege o automobilismo mundial anuncia mudança nas regras para obtenção da Super Licença. Elas serão válidas a partir de 2016


Por
Rio de Janeiro, RJ


Entidade que rege o automobilismo mundial, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), revelou nesta terça-feira as regras para a obtenção da Super Licença, deixando mais complicado para pilotos se tornarem elegíveis para a Fórmula 1 a partir de 2016. Eles precisarão ter, ao menos, 18 anos para competir. Assim, o holandês Max Verstappen, que estreia pela Toro Rosso em 2015, será o último com idade menor que a estipulada a entrar na categoria. Ele tem 17 anos.

Além disso, eles precisarão ter passado ao menos dois anos em categorias menores, possuir uma carteira de habilitação válida e passar em um teste de regulações esportivas da Fórmula 1. O requerimento atual de completar 300km em um carro da F-1 persiste após o anúncio da FIA.


Max Verstappen no GP de Abu Dhabi (Foto: Getty)
Max Verstappen estreia com 17 anos na Fórmula 
1 em 2015 (Foto: Getty)


Uma das mudanças mais controversas é o sistema de pontos. A FIA definiu que os pilotos devem acumular ao menos 40 em um período de três anos. O futuro campeão da FIA F2 ganha 60 pontos, da GP2, 50, da FIA F3, FIA WEC e IndyCar leva 40 pontos. Já o ganhador da Formula Renault 3.5 conquista 30, enquanto os campeões nacionais da F3 contabilizam 10, e da Renault (EuroCup, ALPS e NEC), cinco.


FONTE:
http://glo.bo/14hOVR7

Nenhum comentário: